No Outubro Rosa recuperar o corpo é importante mas, restaurar a mente, é fundamental
Mais de 30% das pacientes com câncer de mama apresentam sintomas de ansiedade, e mais de 26% lidam com depressão, de acordo com estudo realizado pela Universidade Federal de São João del-Rei. Essas estatísticas revelam um quadro frequente, muitas vezes invisível, da jornada emocional pós-tratamento.
Mesmo após vencer o câncer, alguns traumas podem permanecer nas mulheres - e é preciso cuidar do mental a partir de então..
“O câncer de mama afeta a mulher de forma integral e pode gerar traumas, ansiedade e dificuldades com a nova relação da mulher com seu próprio corpo.É preciso ressignificar essa experiência, reconstruir a autoimagem de forma positiva”, afirma o hipnoterapeuta Renê Skaraboto.
Quando o tratamento termina, a mente ainda processa cicatrizes — físicas e invisíveis. A hipnoterapia, por meio de relaxamento profundo e foco concentrado, abre espaço para enfrentar medos persistentes, ansiedade da recidiva e as mudanças no corpo. “Podemos trabalhar para reduzir a ansiedade e fortalecer a mente para que a mulher consiga viver o presente com mais tranquilidade e confiança.”
Alterações na autoestima e na imagem corporal — efeitos colaterais da mastectomia, da radioterapia, mudanças hormonais —, muitas vezes permanecem assombrando. “A hipnoterapia é uma ferramenta poderosa para auxiliar a paciente a aceitar as mudanças em seu corpo e a reconstruir sua autoestima. É um trabalho de acolhimento e validação, onde ela se reconecta com sua força interior e beleza.”
Fatores que podem ser tratados
O estresse, a insônia e a falta de esperança impactam tanto o físico quanto o mental, por isso Rene é enfático: é preciso se cuidar em todos os aspectos:
É possível utilizar de hipnoterapia para melhorar a qualidade do sono, reduzir os níveis de estresse e devolver a paz e bem-estar, fundamentais para a recuperação.A hipnoterapia transforma a já traumática experiência do câncer em força e superação,Nada de esquecer o que aconteceu, mas para integrar essa jornada na história de vida de mulheres para fortalecer sua autoestima”.
Neste Outubro Rosa, a mensagem ressoa forte: recuperar o corpo é importante — mas restaurar a mente, resgatar a autoestima e afirmar a nova identidade também são partes vitais da recuperação. “É um processo de cura que devolve a elas a liberdade emocional e a confiança para seguir em frente”, conclui Renê Skaraboto.
Hipnose para todos
Renê Skaraboto - Hipnoterapeuta
(41) 99692-9774
@hipnose_para_todos
https://www.
Ed. Batel Executive Center - Travessa João Turin, nº37 Sala 601 - 6ª andar - Água Verde, Curitiba - PR.