Mais de 100 atletas vão participar da 3ª edição dos Jogos Brasileiros para Transplantados; atletas fluminenses se preparam para a competição

 Evento acontece em Curitiba de 18 a 21 de setembro e reúne transplantados, doadores e equipes de saúde para celebrar a vida e incentivar a doação de órgãos

Arquivo pessoal

Mais de 100 atletas confirmaram presença na 3ª edição dos Jogos Brasileiros para Transplantados, que acontecem de 18 a 21 de setembro, em Curitiba. O evento, que contará ainda com a participação de sete atletas do estado do Rio de Janeiro, é realizado em nível nacional e tem como objetivo principal celebrar a superação e promover a conscientização sobre a doação de órgãos. Segundo a Associação Brasileira de Transplantados (ABTx), 45% das famílias brasileiras ainda recusam autorizar a doação. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 78 mil pessoas aguardam na fila por um órgão.

Entre os participantes fluminenses, está o carioca Rodrigo da Costa Evangelho, transplantado de medula óssea e estreante nos Jogos. Diagnosticado com mieloma múltiplo no fim de maio de 2024, Rodrigo passou pelo transplante autólogo em novembro do mesmo ano. “Receber a notícia de um câncer foi um choque, mas a perspectiva de um tratamento eficaz e de uma remissão completa me manteve firme. O transplante é um processo duro e cheio de incertezas, mas quando percebi que estava reagindo bem e recuperei minhas forças, renasci para a vida”, afirma.

Atleta de triatlo desde 2014, com participações em provas de curta e longa distância e títulos estaduais no ciclismo, Rodrigo disputará a natação e o ciclismo de 20 km. Para ele, o mais importante é confraternizar com outros transplantados e dar visibilidade à causa. “Espero participar, trocar experiências e mostrar que é possível voltar a ter saúde e performance depois de enfrentar uma doença séria. Essa interação é fundamental para inspirar novas doações e salvar vidas”, destaca.

Além do ciclismo e da natação, outras modalidades compõem a programação, como atletismo, beach tênis, corrida de rua, caminhada, tênis de campo, tênis de mesa e triatlo virtual. Nesta edição, também podem competir equipes de saúde que atuam na área de transplantes e doadores de órgãos.

Modalidades e categorias
As provas serão divididas por faixa etária e gênero (somente para adultos), com as categorias: infantil (até 13 anos), júnior (14 a 17 anos) e adulto (a partir de 18 anos). Cada atleta pode participar de até cinco modalidades.

Entre as provas disponíveis estão:

  • Atletismo: 100m, 200m, 400m, 800m, salto em distância, arremesso de peso e pentatlo infantil (circuito)
  • Beach tênis: disputado em duplas
  • Corrida e caminhada: corrida de rua (5 e 10 km) e caminhada (5 km)
  • Ciclismo: 20 km
  • Natação: provas livres (25m a 400m), peito e costas (50m e 100m)
  • Tênis de campo: simples e duplas
  • Tênis de mesa: categoria simples
  • Triatlo virtual: corrida, ciclismo e natação combinados

As provas serão realizadas em diversos pontos de Curitiba, como a Praça Oswaldo Cruz, o Clube 3 Marias e o Velódromo de Curitiba. Os três primeiros colocados em cada categoria receberão medalhas. Na categoria infantil, todos os participantes ganharão medalhas de participação. Em eventos com classificação prévia, como tênis de campo, as medalhas de bronze serão duplicadas para ambos os semifinalistas.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem