Pular para o conteúdo principal

Videogame e exercícios físicos podem andar juntos? Personal trainer Bruno Sapo cria treino para quem é gamer e mistura vários jogos


FIFA, PES, Just Dance e até o Pac Man ganham um desafio a mais nas mãos do profissional de educação física, que mostra que é possível fazer um bom treino em casa e na frente da TV.

                                                                                               
O videogame costuma ser desculpa e fuga dos exercícios físicos? Se depender do personal trainer carioca Bruno Sapo isso não vai acontecer mais. O profissional criou uma série de treinos, de segunda a sexta-feira, misturando diversos jogos e criando desafios que vão fazer qualquer gamer se animar e levantar do sofá. Clássicos como FIFA, PES, Just Dance e até o Pac Man fazem parte das dicas de jogos que ganham um desafio a mais e muita malhação.

“Games e exercícios físicos são mundos diferentes e que podem se encontrar. Para quem já curte treinar e se mexer, dá para separar bem e essa união é natural. Pra quem precisa de um estímulo pra treinar, juntar ambos pode ser o que faltava. O videogame pode até servir de ponte para a prática do esporte no mundo real. Não são raros os casos de pessoas que conheceram por exemplo, o Futebol Americano, através do Madden e começaram a praticar de tanto que gostaram. A gamificação da atividade física é uma saída e alternativa para quem acha os exercícios mais tradicionais chatos e precisa de uma faísca pra sair da inércia”, fala Bruno, que é também criador do 'Treino do Sapo', onde mistura diversas técnicas e exercícios em uma única série.

Apaixonado por videogame, Bruno utilizou da sua experiência e competitividade para criar a nova série que utiliza jogos: “Também gostou muito de jogar. Desde Enduro do Atari , Nintendo 64 ( Star Fox e International Superstar Soccer ) Play2,Play3 e Play4. Sou de fases e gosto de ter um jogo mais rápido e um mais de pensar. Mas sempre os jogos de tiros em primeira pessoa, como Call of Duty estão presentes. Assim como os de esportes, que vario qual comprar por ano entre NBA2K, Madden e PES (ou FIFA, depende do que vem melhor no ano). Gosto também dos de aventura em terceira pessoa, como Uncharted, Horizon, Spider Man, Batman e The Last of Us.”

Confira a série de videogame criada por Bruno Sapo:

Segunda-feira

“Vamos começar a semana com competitividade?”

Escolham um jogo em dupla em que ambos sejam relativamente bons (ou igualmente ruins)

Duração de 45 minutos – Quem perder cada partida/rodada/jogo deve fazer 10 burpees.

Terça-feira

“Se ontem foi um contra o outro, hoje vamos trabalhar juntxs?”

Escolha um jogo de dança. Just Dance, por exemplo, existe tanto em videogames como em aplicativos. Dancem em dupla por 60 minutos.

Não tem o Just Dance? Vá para as aulas de dança no Youtube e faça o mesmo treino.

Quarta-feira

“Hoje é dia de Jogos de Esporte”

Se você gosta de Futebol, como PES e FIFA, a cada gol levado, você paga 10 agachamentos.
Gosta de Futebol Americano? A cada TD que você levar no Madden, 10 agachamentos também
Se o seu negócio for basquete, a cada quarto, a diferença de pontos que você estiver perdendo, tem que pagar de agachamentos. Está ganhando? Então está fácil demais, 15 segundos de Prancha entre cada intervalo.

Quinta-feira

“Dia de exercitar a cabeça”

Você conhece o Brain Out ?
É um jogo de desafios básicos ( ou nem tão básicos ) que te fazem pensar e analisar.
Mas vamos tornar mais interessante: Cada resposta errada, 5 flexões

Sexta-feira

“Vamos voltar no tempo e nos exercícios?”
Pac-Man é um jogo atemporal e tem em todas as plataformas. Cada partida que você perder, faremos todos os exercícios que fizemos durante toda a semana, logo:
5 Flexões
10 Burpees
10 Agachamentos
15” de Prancha
20 Polichinelos (só pra simular a dança, mas se quiser dançar por 20 segundos também pode)

 

Conheça mais sobre Bruno Sapo:

Aos 35 anos, Bruno Sapo é especialista em Treinamento Desportivo, mestre em Gerenciamento Esportivo pela Lindenwood University, em Missouri nos EUA, instrutor de CrossFit, personal trainer e comentarista esportivo. O carioca é um dos pioneiros do treino funcional e de intensidade.

Preto, Profissional de Educação Física, anti-racista, anti-machista, treinador, ex-atleta, nerd e crossfiteiro. É desta maneira que Bruno se apresenta tanto em sua vida pessoal quanto profissional. Através de seus posts no Instagram, o carioca se posiciona abertamente sobre temas que muitos não teriam coragem de falar e se evidencia ainda mais por isso:

“Um preto de Dread falando sobre artigos científicos já se destaca. Nunca sofri nenhum tipo de ofensa racial, mas certamente tive tratamentos diferentes por conta disso. Percebi que meu trabalho ficou muito mais eficiente e verdadeiro, a partir do momento que passei a me posicionar, estudar e ter opinião formada. O preconceito com o profissional de Educação Física já existe há tempos, pois pensam que a faculdade é só jogar bola e a pessoa ficar na academia passando 3x10.”

                                                          
Personal trainer Bruno Sapo
Arquivo Pessoal



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LK lança "Não Quero Mais", parceira com Morenna

  O cantor e produtor musical apresenta o lovesong no mês dos namorados. Divulgação Em paralelo a carreira do trio de rap 3030, o cantor e produtor musical LK vem desenvolvendo seu trabalho solo e autoral. Nesta quinta-feira (23), ele apresenta a faixa “Não Quero Mais”, que chega em parceria com a cantora Morenna. A canção que fala de amor, aposta em uma estética do R&B dos anos 2000. Na letra, o enredo se passa por um relacionamento conturbado, com um casal bagunçado em sua relação: “A gente brinca com as duas versões, uma feminina e outra masculina. E na produção, a gente traz esse throwback dos anos 2000 flertando com o Rap e o R&B”. Confira:  https://ada.lnk.to/ naoqueromais   Produtor com trabalhos consagrados, LK é responsável pelo lançamento de Morenna na carreira musical. O artista foi quem produziu os primeiros lançamentos da cantora na extinta gravadora Novo Egito. Sobre LK Lk é um cantor e produtor nascido na Bahia, mas criado no Rio de Janeiro. Com uma carreira de m

Murilo Diniz conquista quarto lugar na Copa São Paulo Light de Kart neste sábado

Piloto de São Bernardo do Campo sobe ao pódio pela segunda vez na temporada A quarta etapa da Copa São Paulo Light de Kart, disputada neste sábado (4) no Kartódromo de Interlagos (SP) foi positiva para Murilo Diniz, da cidade de São Bernardo do Campo, ABC Paulista, já que terminou em quarto lugar na classificação geral, pela categoria F4 Graduados B. Apesar das dificuldades para alcançar o melhor acerto do seu kart nas duas corridas, Diniz manteve a regularidade e somou 13 pontos, mesma pontuação que o terceiro colocado, perdendo o Top 3 somente por conta dos critérios de desempate. Este foi seu segundo pódio na temporada. “O final de semana foi desafiador, já que o Qualifying foi no mesmo dia das corridas. Cometi pequenos deslizes, em especial, na primeira corrida, mas mesmo assim tive um bom resultado. Alcançar o pódio pela segunda vez nesta temporada é uma conquista incrível. Obrigado a todos pelo apoio contínuo!”, disse Diniz, que tem o apoio de Lockagora Locação de Materiais para

Game fotográfico convida cariocas a retratarem mosaico da cidade no Instagram

Mureta da Urca - Tiago Petrik Museu do Amanhã - Tiago Petrik   Serão 20 temas sobre os quais os usuários poderão compartilhar no Instagram fotos que resultarão num livro colaborativo A Núcleo da Ideia e a RIOetc lançam no Instagram o projeto colaborativo “Urbegrafia – um mosaico visual do Rio”, para a construção de um mosaico visual da cidade a partir do olhar dos seus moradores. Uma espécie de game fotográfico, projeto que será finalizado com a edição de um livro.   Ao longo dos próximos cinco meses, a Urbegrafia vai celebrar a história, a natureza ímpar e o estilo de vida dos cariocas. E, numa construção coletiva – como afinal acontece com a própria cidade –, as imagens resultantes desta proposta vão traçar um panorama múltiplo e diverso. Duzentas imagens, de 20 temáticas, vão compor esse mosaico.   O Instagram será a praça onde essa interação vai acontecer. Os 20 temas serão apresentados no aplicativo, através de fotos. Qualquer pessoa conectada à plataforma poderá participar, u