Pular para o conteúdo principal

Fatores emocionais e a falta de vitaminas contribuem para a queda de cabelo

Mudança de rotina e preocupações da quarentena têm relação com as queixas de queda de cabelo excessiva






A população brasileira vive um momento de grande tensão, em virtude da situação vivida com a pandemia da Covid-19. As inúmeras preocupações causaram uma onda de estresse em todo o País, que pode impactar diretamente na saúde física e mental das pessoas. Um dos sinais físicos mais notórios, depois de um grande abalo emocional, é a perda excessiva de cabelo.

Os fios de cabelo passam por um ciclo de vida. A primeira fase, chamada de anágena, é quando eles começam a crescer. A fase catágena é a de transição entre o crescimento e a queda. Já a telógena, refere-se ao momento em que o fio cai. A dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Dra. Paula Voltarelli, explica que, diariamente, uma pessoa saudável perde cerca de 100 a 150 fios de cabelo, que corresponde a cerca de 5% a 10% do total. Entretanto, quando ocorre um evento de estresse, esse número pode aumentar para 200 a 300 fios por dia. Essa ocorrência é conhecida como eflúvio telógeno.

“De um modo geral, houve um aumento da queixa de queda de cabelo durante a quarentena. A modificação na rotina das pessoas e a falta de previsibilidade da situação atual contribuem para sintomas como ansiedade e estresse, relatados durante a consulta, que podem influenciar nesse aumento”, evidencia a dermatologista. Ela pontua que as situações de grande tensão podem ser um gatilho para a alteração do ciclo capilar.

Dra. Voltarelli explica que além do estresse, quadros relacionados às doenças metabólicas, cirurgias como as bariátricas, dietas restritivas, infecções, febre e pós-parto são algumas situações que podem intensificar a perda de cabelo. O uso excessivo de secador e chapinha, alisamentos, tinturas, entre outras químicas, comprometem a saúde capilar. No inverno, a dermatologista também alerta sobre a diminuição da lavagem dos cabelos e o uso desmoderado de calor.

O uso de nutracêuticos é uma forma comprovadamente eficaz de combater a queda capilar, pois, são capazes de repor os nutrientes no folículo piloso, que o corpo redirecionou para outras partes. Os aminoácidos, por exemplo, são substâncias essenciais para o bom funcionamento da saúde no geral, pois eles fazem parte de processos vitais, como a estruturação das proteínas no organismo.

Eles são divididos em dois tipos: essenciais e não essenciais. Os primeiros não podem ser produzidos pelo corpo e dependem exclusivamente de uma dieta saudável e proteica. Por isso, alimentos de origem animal como carnes em geral, ovos e leite, e vegetais como a quinoa, soja e amaranto são ótimas fontes dessas substâncias. Os não essenciais são fabricados pelo próprio organismo e, apesar do nome, são necessários para o bom funcionamento do corpo. Um exemplo desse tipo de enzima é a cisteína, um dos componentes da queratina, a proteína que constitui o cabelo.  Todavia, sua deficiência reflete diretamente na saúde dos fios. A reposição por meio de suplementos é uma forma saudável de combater a queda.

O Exímia Fortalize Kera D, de fabricação da FQM Melora, é um complexo vitamínico com um pool de aminoácidos capaz de manter a integridade dos fios, incluindo a cisteína. O comprimido contempla 100% do consumo diário recomendado dessas substâncias e outros nutrientes – como as vitaminas A, C, D, E, Ferro, Zinco e o Complexo B – para uma pessoa adulta. O produto possui sete estudos clínicos que comprovam sua eficácia na redução da queda e quebra dos fios, aumento do brilho e força capilar. A recomendação do fabricante é a ingestão de um comprimido ao dia. O fármaco está disponível nas principais drogarias do Brasil, por R$ 127,99.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Murilo Diniz conquista quarto lugar na Copa São Paulo Light de Kart neste sábado

Piloto de São Bernardo do Campo sobe ao pódio pela segunda vez na temporada A quarta etapa da Copa São Paulo Light de Kart, disputada neste sábado (4) no Kartódromo de Interlagos (SP) foi positiva para Murilo Diniz, da cidade de São Bernardo do Campo, ABC Paulista, já que terminou em quarto lugar na classificação geral, pela categoria F4 Graduados B. Apesar das dificuldades para alcançar o melhor acerto do seu kart nas duas corridas, Diniz manteve a regularidade e somou 13 pontos, mesma pontuação que o terceiro colocado, perdendo o Top 3 somente por conta dos critérios de desempate. Este foi seu segundo pódio na temporada. “O final de semana foi desafiador, já que o Qualifying foi no mesmo dia das corridas. Cometi pequenos deslizes, em especial, na primeira corrida, mas mesmo assim tive um bom resultado. Alcançar o pódio pela segunda vez nesta temporada é uma conquista incrível. Obrigado a todos pelo apoio contínuo!”, disse Diniz, que tem o apoio de Lockagora Locação de Materiais para

LK lança "Não Quero Mais", parceira com Morenna

  O cantor e produtor musical apresenta o lovesong no mês dos namorados. Divulgação Em paralelo a carreira do trio de rap 3030, o cantor e produtor musical LK vem desenvolvendo seu trabalho solo e autoral. Nesta quinta-feira (23), ele apresenta a faixa “Não Quero Mais”, que chega em parceria com a cantora Morenna. A canção que fala de amor, aposta em uma estética do R&B dos anos 2000. Na letra, o enredo se passa por um relacionamento conturbado, com um casal bagunçado em sua relação: “A gente brinca com as duas versões, uma feminina e outra masculina. E na produção, a gente traz esse throwback dos anos 2000 flertando com o Rap e o R&B”. Confira:  https://ada.lnk.to/ naoqueromais   Produtor com trabalhos consagrados, LK é responsável pelo lançamento de Morenna na carreira musical. O artista foi quem produziu os primeiros lançamentos da cantora na extinta gravadora Novo Egito. Sobre LK Lk é um cantor e produtor nascido na Bahia, mas criado no Rio de Janeiro. Com uma carreira de m

Game fotográfico convida cariocas a retratarem mosaico da cidade no Instagram

Mureta da Urca - Tiago Petrik Museu do Amanhã - Tiago Petrik   Serão 20 temas sobre os quais os usuários poderão compartilhar no Instagram fotos que resultarão num livro colaborativo A Núcleo da Ideia e a RIOetc lançam no Instagram o projeto colaborativo “Urbegrafia – um mosaico visual do Rio”, para a construção de um mosaico visual da cidade a partir do olhar dos seus moradores. Uma espécie de game fotográfico, projeto que será finalizado com a edição de um livro.   Ao longo dos próximos cinco meses, a Urbegrafia vai celebrar a história, a natureza ímpar e o estilo de vida dos cariocas. E, numa construção coletiva – como afinal acontece com a própria cidade –, as imagens resultantes desta proposta vão traçar um panorama múltiplo e diverso. Duzentas imagens, de 20 temáticas, vão compor esse mosaico.   O Instagram será a praça onde essa interação vai acontecer. Os 20 temas serão apresentados no aplicativo, através de fotos. Qualquer pessoa conectada à plataforma poderá participar, u