Pular para o conteúdo principal

Atletas brasileiros de esgrima buscam vagas nas Paralimpíadas

Copa do Mundo na Hungria é etapa classificatória para os Jogos de Tóquio. Três atletas têm chance de classificação
Três atletas da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP) têm chance de seguir rumo a Tóquio, em agosto, para os Jogos Paralímpicos 2020 na modalidade esgrima. Jovane Guissone, Moacir Ribeiro e Carminha Oliveira embarcaram para a Hungria, integrando a Seleção Brasileira, onde disputarão a próxima etapa da Copa do Mundo, que acontece nos dias 13, 14 e 15 fevereiro. A competição é uma das classificatórias para os jogos no Japão.

Jovane Guissone, que compete na categoria B — integrada por atletas com paraplegia — é o atual segundo colocado no ranking mundial na espada e está em oitavo no florete. Com a soma dos resultados, é praticamente impossível Guissone ficar de fora dos Jogos de Tóquio. Moacir Ribeiro está em 25º no ranking de espada masculino, enquanto Carminha Oliveira é a 21º entre todas as competidoras na espada feminina. Ambos competem pela categoria A, composta por atletas com deficiências físicas mais leves, como amputação ou lesão medular baixa.

Para garantir as vagas, os três precisam terminar entre os 25 primeiros colocados no ranking mundial e à frente dos outros competidores da mesma região. O Brasil disputa pela região Américas/África. Hoje, as principais ameaças para Carminha são as atletas dos Estados Unidos (23º) e do Canadá (25º). Para Moacir, a missão é um pouco mais difícil: ele precisa pontuar para passar o canadense (17º) no ranking.

Após a Copa do Mundo na Hungria, os atletas terão, ainda, mais duas competições para somar pontos e tentar uma vaga para os Jogos Paralímpicos: a Copa do Mundo no Brasil, entre os dias 11 e 14 de março, e o Regional das Américas, entre os dias 15 e 18 de março. Ambos acontecem em São Paulo.

Trabalho a longo prazo

O desempenho dos atletas nas competições é resultado de um trabalho desenvolvido pela Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP) desde 1995. A ADFP atua, também, em outras modalidades como atletismo, basquete, bocha, natação e tênis de mesa como forma de recuperação física e emocional dos pacientes. Desde 1996, nos Jogos Paralímpicos de Atlanta, a ADFP manda, ao menos, um atleta para compor a seleção.

No último ano, a ADFP investiu forte na esgrima, com a ajuda do Programa de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte), instituído a partir da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte (17.742/2013), que permite a concessão de auxílio financeiro a projetos credenciados pela Secretaria de Estado do Esporte e Turismo do Paraná (SEET). Além disso, outros parceiros como a Companhia Paranaense de Energia (Copel), a Berneck, a Academia Mestre Kato e o Clube Duque de Caxias apoiam o projeto da ADFP.

Jovane Guissone é esperança de medalhas para o BrasilAle Cabral/CPB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Murilo Diniz conquista quarto lugar na Copa São Paulo Light de Kart neste sábado

Piloto de São Bernardo do Campo sobe ao pódio pela segunda vez na temporada A quarta etapa da Copa São Paulo Light de Kart, disputada neste sábado (4) no Kartódromo de Interlagos (SP) foi positiva para Murilo Diniz, da cidade de São Bernardo do Campo, ABC Paulista, já que terminou em quarto lugar na classificação geral, pela categoria F4 Graduados B. Apesar das dificuldades para alcançar o melhor acerto do seu kart nas duas corridas, Diniz manteve a regularidade e somou 13 pontos, mesma pontuação que o terceiro colocado, perdendo o Top 3 somente por conta dos critérios de desempate. Este foi seu segundo pódio na temporada. “O final de semana foi desafiador, já que o Qualifying foi no mesmo dia das corridas. Cometi pequenos deslizes, em especial, na primeira corrida, mas mesmo assim tive um bom resultado. Alcançar o pódio pela segunda vez nesta temporada é uma conquista incrível. Obrigado a todos pelo apoio contínuo!”, disse Diniz, que tem o apoio de Lockagora Locação de Materiais para ...

ATUALIZAÇÃO DE PREÇO: moto g42 chega ao Brasil com Snapdragon® 680 e desempenho 20% superior¹

  O novo moto g chega com especificações poderosas, como tela OLED FHD+, sistema de câmera tripla e bateria de 5000 mAh São Paulo, 23 de junho de 2022 –  A Motorola anuncia a chegada de mais um integrante da família moto g no Brasil: o  moto g42 . O aparelho desembarca com a plataforma móvel  Snapdragon® 680 , tela  OLED FHD+ de 6,4″ ,  alto-falantes estéreo com a tecnologia Dolby Atmos®² ,  sistema de câmera tripla de 50 MP, câmera selfie de 16 MP, NFC  e  superbateria de 5000 mAh .  Com o  moto g42 , os consumidores poderão ver filmes e séries ganhar vida na tela  OLED FHD+  que ilumina cada pixel individualmente, permitindo uma representação mais realista de pretos, pontos escuros profundos e cores mais intensas. Além disso, com mais contraste que as telas LCD, as fotos, videochamadas, filmes e séries podem ser vistas com ainda mais qualidade e brilho. O processador  Snapdragon® 680 octa-core de 2,4 GHz, 4 GB de RA...

Game fotográfico convida cariocas a retratarem mosaico da cidade no Instagram

Mureta da Urca - Tiago Petrik Museu do Amanhã - Tiago Petrik   Serão 20 temas sobre os quais os usuários poderão compartilhar no Instagram fotos que resultarão num livro colaborativo A Núcleo da Ideia e a RIOetc lançam no Instagram o projeto colaborativo “Urbegrafia – um mosaico visual do Rio”, para a construção de um mosaico visual da cidade a partir do olhar dos seus moradores. Uma espécie de game fotográfico, projeto que será finalizado com a edição de um livro.   Ao longo dos próximos cinco meses, a Urbegrafia vai celebrar a história, a natureza ímpar e o estilo de vida dos cariocas. E, numa construção coletiva – como afinal acontece com a própria cidade –, as imagens resultantes desta proposta vão traçar um panorama múltiplo e diverso. Duzentas imagens, de 20 temáticas, vão compor esse mosaico.   O Instagram será a praça onde essa interação vai acontecer. Os 20 temas serão apresentados no aplicativo, através de fotos. Qualquer pessoa conectada...