O que o hóspede precisa fazer para utilizar a FNRH Digital?
A Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH), prevista na Lei Geral do Turismo e obrigatória para todos os meios de hospedagem no Brasil, foi o tema central do webinar realizado em 5 de fevereiro de 2026 pelo Portal do Hoteleiro, plataforma de capacitação e atualização profissional da ABIH-SP, com apoio da ABIH Nacional.
Na abertura, após as boas-vindas de Juarez Moreira, assessor especial da Secretaria Nacional de Políticas Públicas do MTur e membro do Conselho Nacional de Turismo, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo e anfitrião do evento, Marcos Vilas Boas, leu a mensagem que recebeu de Sergio Pereira Gaspar, recém-eleito presidente da ABIH Nacional.
Confira a íntegra do webinar: https://youtu.be/0TlXor-AEtI?
No site https://portaldohoteleiro.com.
Na apresentação técnica do Ministério do Turismo, conduzida por Angela Cascão, Coordenadora de Apoio à Formalização dos Prestadores de Serviços Turísticos; Mario Rudá P. de Andrade, Coordenador-Geral de Tecnologia da Informação e Flavio de Melo Martins Pinheiro, Analista de Negócio da empresa Serpro, o setor recebeu orientações objetivas sobre como implantar a FNRH Digital – solução acessada via gov.br e desenvolvida em parceria com o Serpro, que visa simplificar rotinas e elevar o padrão de segurança e qualidade dos dados.
Durante o encontro, o Ministério do Turismo destacou os objetivos da FNRH Digital: facilitar o check-in, gerar estatísticas qualificadas para políticas públicas, melhorar a experiência de turistas e empresários e garantir segurança e proteção de dados (LGPD). Na prática, o novo modelo prevê a substituição da ficha em papel, uma plataforma única nacional, integração com PMS (Property Management System), autenticação pelo gov.br e uso de QR Code para pré-check-in, encurtando filas e reduzindo burocracia.
A apresentação também detalhou os benefícios esperados para turistas e empreendimentos: para o hóspede, check-in mais ágil, pré-preenchimento com dados do gov.br e inclusão de turistas estrangeiros; para o empresário, economia de tempo e custos, automação e integração digital, relatórios em tempo real e maior segurança jurídica. Em termos de impacto sistêmico, a FNRH Digital contribui com dados estratégicos em tempo real para planejamento turístico e políticas públicas, com aderência à LGPD e uma plataforma integrada, auditável e rastreável.
Ao final, o Ministério reforçou que a adesão exige preparação do meio de hospedagem de qualquer porte — com ou sem PMS — e estimulou a experimentação do pré-check-in via QR Code em ambiente de teste. As principais dúvidas dos hoteleiros e gestores públicos inscritos no webinar foram respondidas pontualmente.
O Portal do Hoteleiro mantém disponível, por tempo indeterminado, livre acesso ao formulário de perguntas sobre o tema do webinar e antecipa que vai concentrar as respectivas respostas aos assinantes do