O que você come antes da menstruação pode transformar sua TPM?

 Especialistas da clínica Ginelife esclarecem as dúvidas!

"Nos dias pré-menstruais, há uma queda natural de progesterona e variações de serotonina, o que deixa o corpo mais vulnerável à ansiedade, ao cansaço e ao apetite por doces e carboidratos rápidos. Alimentos ultraprocessados, ricos em açúcar e muito sódio, podem intensificar esses efeitos, pois aumentam o pico e a queda da glicemia, e deixam o humor ainda mais instável. Por outro lado, uma alimentação mais equilibrada nas semanas que antecedem o ciclo pode reduzir significativamente os sintomas da famosa TPM. Opções como frutas, vegetais, proteínas magras, gorduras boas (como abacate, azeite, castanhas), além de carboidratos integrais, ajudam a manter níveis mais estáveis de energia e serotonina. Magnésio, cálcio, ômega-3 e triptofano também são aliados naturais nessa fase, contribuindo para um humor mais estável e menos tensão", explica a nutricionista da clínica Ginelife, Gaby Esteves.

Vale lembrar que TPM intensa não é normal! Se a sua tensão pré-menstrual está afetando sua rotina, seu humor ou seus relacionamentos, consulte seu ginecologista.

Alguma dúvida sobre o assunto? Estou à disposição para facilitar o contato com nossas especialistas em saúde da mulher.

Agendas de dezembro abertas para entrevistas.

Sobre as especialistas:

Dra. Ana Carolina Romanini

Graduada pela Faculdade de Medicina do ABC; Fez residência em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina do ABC; Possui título de especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO (Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia - TEGO: 0017/2015) e especialização em Videoendoscopia Ginecológica pela Faculdade de Medicina do ABC; Médica adjunta do Setor de Vídeo-endoscopia Ginecológica da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC; Além do título de especialista em Videoendoscopia Ginecológica pela FEBRASGO (Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia).

Gaby Esteves - Nutricionista

Graduada pelo Centro Universitário São Camilo em 2003; Pós-graduada em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo em 2006; Nutricionista do Setor de Vídeo-endoscopia Ginecológica da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC - Ambulatório de Dor Pélvica Crônica desde 2021; Tem especialização em Cirurgia Bariátrica, Doenças Intestinais Crônicas, Endometriose, Síndrome de Ovários Policísticos, Gestação, Fertilidade e Menopausa.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem