Após apresentações em teatros e escolas de Curitiba, obra sobre lenda paranaense terá exibição on-line com audiodescrição
Baseado na lenda da gralha-azul, o espetáculo “Maria em busca de Hovy”, que une dança contemporânea, teatro de bonecos, música e ilustrações entra agora em sua etapa digital para ampliar o acesso do público com duas exibições gratuitas no canal do YouTube da Bönisch Produções Culturais, responsável pela produção do espetáculo. A partir de imagens gravadas e editadas por Eduardo Ramos, as sessões on-line acontecem nos dias 18 e 23 de dezembro, ambas às 16h, sendo a segunda apresentada com audiodescrição sob os serviços e consultoria da Sinthoma Lab de Criação.
Idealizado, dirigido e coreografado por Eunice Oliveira, com trilha sonora original de Andréa Oliveira, “Maria em busca de Hovy” constrói uma narrativa voltada ao público infantil que valoriza a cultura paranaense, o imaginário das crianças e a relação de pertencimento. A obra acompanha a trajetória de Maria, uma menina curiosa e determinada que, ao se deparar com a gralha-azul Hovy, inicia uma jornada marcada pela descoberta.
Por meio da travessia da protagonista, o espetáculo conduz o público por diferentes paisagens do Paraná, do litoral às Cataratas do Iguaçu, passando por Curitiba, Vila Velha e o Cânion do Guartelá. O universo cênico é povoado por bonecos de animais característicos da fauna local, como a capivara, o guará e o mico-leão-de-cara-preta, além de projeções construídas a partir das ilustrações de Márcio Arcoverde, criando uma atmosfera poética que conecta infância, natureza e identidade regional.
Compromisso com a democratização
Antes de chegar ao ambiente digital, “Maria em busca de Hovy estreou no Guairinha, em outubro e voltou aos palcos curitibanos, em novembro com apresentações gratuitas no Teatro José Maria Santos. No início de dezembro, o projeto ampliou seu alcance com quatro apresentações adaptadas em escolas da rede municipal de Curitiba, contemplando 564 alunos e professores.
A etapa digital preserva um compromisso com a acessibilidade que atravessou a execução do projeto. Nas apresentações presenciais nos Teatros - todos com estrutura física adequada à circulação e permanência de pessoas com baixa mobilidade e cadeirantes, o espetáculo contou com tradução em Libras, audiodescrição e disponibilização de abafadores de ruídos.
Para Simone Bönisch, coordenadora do projeto, essa escolha reflete uma compreensão ampliada do papel da arte na formação cultural. “É essencial produzir trabalhos que levem poesia e diversão para crianças de forma ampla. A proposta do projeto é formar uma plateia de pequenos cidadãos e transformar o teatro em um espaço de acolhimento, pertencimento e descoberta”, afirma.
Essa abordagem artística se relaciona diretamente com a trajetória de Eunice Oliveira, idealizadora do espetáculo, profissional da dança desde a década de 1980, com passagem pelo Balé Teatro Guaíra e por companhias na Alemanha, além de formação como mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. A combinação entre prática cênica e pesquisa sobre infância orienta a criação de obras voltadas ao público infantil, nas quais movimento, imaginação e território aparecem como elementos centrais da experiência cultural.
“Maria em busca de Hovy” é viabilizado por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da OKE do Brasil, Roto Fermax e Galvão Locações, e realização da Bönisch Produções Culturais, Ministério da Cultura e Governo do Brasil - Do lado do povo brasileiro.
Serviço
18 e 23 de dezembro
16h
Exibições no YouTube: https://www.youtube.com/@
Gratuito
Classificação indicativa: Livre
A sessão do dia 23 de dezembro conta com audiodescrição
Sobre a Bönisch Produções Culturais: Fundada em 2017, a empresa atua na elaboração, execução e gestão de projetos culturais e artísticos socioeducacionais. Realizou produções de destaque como Brasil X Israel, Vilosidade, VARIO, Autorretrato, Corpos Instáveis, Viva Musical e Mostra Arte.On, promovendo intercâmbios internacionais, ações sociais e fomento à arte contemporânea no Brasil e no exterior.