Com nove unidades abertas em oito anos, franqueado comprova sucesso do empreendedorismo no setor de moda

A Mapa da Mina Acessórios, rede especializada em semijoias com produção própria, inaugura unidade no Shopping Nova Iguaçu, no terceiro piso. É a 9ª loja do franqueado Diego Lucas no Rio de Janeiro, que mantém parceria com a marca há oito anos. A inauguração contará com uma promoção especial conjunta de Black Friday e oferece descontos de até 70% em peças selecionadas.
A decisão de investir na nona unidade mostra os resultados positivos que Diego obteve com a marca. O empresário, que começou com uma única loja no Shopping Carioca, viu seu investimento inicial se multiplicar ao longo da trajetória até aqui. "Cada nova abertura demonstra a confiança que deposito neste negócio como um todo. A marca me ofereceu bases sólidas para crescer desde o começo e acredito que esse suporte foi um dos diferenciais para chegarmos nessa posição de liderança e prestigio hoje", compartilha o profissional.
O controle financeiro das operações mostra a viabilidade do negócio. As unidades faturam em média R$ 50 mil mensais, com retorno do investimento entre 18 e 36 meses. A previsibilidade desses números permite novos investimentos. "Quando se trabalha com uma franquia estabelecida, os riscos são menores. Temos métricas claras e sabemos o que esperar", complementa o franqueado.
A expansão para o Shopping Nova Iguaçu seguiu critérios técnicos já definidos em outras unidades. O empreendedor escolheu o espaço no shopping pelo fluxo de consumidores e pela localização na Baixada Fluminense. "Pontos com grande movimento e fácil acesso sempre foram prioridade em minha estratégia de expansão", afirma Diego.
De acordo com dados do Statista, o mercado de vestuário (Apparel) no Brasil deve movimentar US$ 34,33 bilhões em 2025, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 3,23% entre 2025 e 2029. Só em produtos destinados ao público feminino, o levantamento prevê a geração de US$ 17,10 bilhões em 2025, com crescimento anual de 3,26%, e um consumo per capita médio de 3,7 peças.
A trajetória do empresário com a Mapa da Mina Acessórios começou em 2017, quando ele e sua esposa assumiram uma unidade em dificuldades. O casal transformou o negócio em uma rede bem-sucedida por meio de gestão rigorosa e aplicação da metodologia da franquia. "Aprendi que o segredo está em seguir o modelo proposto e manter disciplina operacional", revela o profissional.
A rede Mapa da Mina Acessórios atua no segmento de semijoias com produção própria. Os produtos utilizam materiais antialérgicos e folheados com três camadas de Ouro 18k, Prata 925 ou Aço Inoxidável.
Serviço:
Mapa da Mina Acessórios – Unidade Shopping Nova Iguaçu
Local: Shopping Nova Iguaçu, 3º piso
Endereço: Av. Abílio Augusto Távora, 1111, Nova Iguaçu – RJ
Contato da loja: (21) 99658-3070
Sobre a Mapa da Mina Acessórios
Fundada em 1995 pelo casal Elisangela Machado e Jamil Machado, no município de Duque de Caxias (RJ), é hoje uma rede brasileira com destaque na fabricação e venda especializada de semijoias. Recebeu o selo de excelência pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) por dois anos consecutivos, em 2024 e 2025. No franchising desde 2012, possui dois modelos de negócio: loja e quiosque. Conta com mais de 50 operações e 500 revendedores, com faturamento médio mensal de R$ 50.000,00 e prazo de retorno de investimento entre 18 e 36 meses e capital de giro de R$ 20.000,00.