Livro discute o silêncio em torno do luto perinatal e reúne perspectivas de profissionais da área


Organizado por três psicólogas, De mãos vazias conta com participação de profissionais ligados a iniciativas nacionais de apoio ao luto perinatal; lançamento ocorre durante evento científico no Rio

O luto perinatal, ainda marcado por silêncio social e acolhimento desigual, é tema de um novo livro que será lançado neste sábado (22), durante a I Jornada Científica de Psicologia Perinatal, realizada na Universidade Estácio de Sá, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. De mãos vazias – compreendendo e acolhendo a perda e o luto perinatal, organizado pelas psicólogas Rafaela Schiavo, Natália Aguilar e Elenice Bertanha, conta com a participação de profissionais, pesquisadores e lideranças que atuam no cuidado a famílias que enfrentam perdas durante a gestação ou logo após o nascimento.

Segundo a Prof.ª Dra. Rafaela Schiavo, psicóloga perinatal e fundadora do Instituto MaterOnline, a obra reúne diferentes perspectivas de quem trabalha diretamente com o tema em contextos clínicos, sociais e acadêmicos. “São participações que refletem a experiência de profissionais que acompanham famílias enlutadas no cotidiano e que ajudam a ampliar o debate”, afirma.

O livro chega após a entrada em vigor da Lei nº 15.139/2025, que institui diretrizes para a humanização do luto materno e parental. A norma prevê atendimento psicológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS), acolhimento nas maternidades, direito ao nome do bebê natimorto e exames para apurar as causas da perda.

A I Jornada Científica que abriga o lançamento reúne profissionais da psicologia perinatal de diferentes estados e inclui mesas sobre saúde mental materna, práticas clínicas e experiências de perda gestacional. O encontro também apresentará pesquisas submetidas por estudantes e profissionais, com estudos de caso e análises sobre temas como infertilidade masculina, depressão puerperal, impacto emocional da endometriose, parentalidade, assistência a homens trans gestantes e grupos de escuta na atenção primária.

Para Rafaela, qualificar a discussão pública é parte essencial do processo. “Validar essa experiência, reconhecer a existência desse bebê e oferecer acolhimento sem minimizar a dor são passos fundamentais”, diz.

Serviço


I Jornada Científica de Psicologia Perinatal

Data: 21 a 23 de novembro de 2025
Local: Universidade Estácio de Sá – Barra da Tijuca, Tom Jobim | Av. das Américas, 4.200, Bloco 1 (Centro Empresarial Barra Shopping), Rio de Janeiro (RJ)
Lançamento do livro De mãos vazias: 22 de novembro, às 17h30
Mais informações em: https://encurtador.com.br/dgEu 


Sobre Rafaela Schiavo

Profª-Dra. Rafaela de Almeida Schiavo é psicóloga perinatal e fundadora do Instituto MaterOnline. Desde sua formação inicial, dedica-se à saúde mental materna, sendo autora de centenas de trabalhos científicos com o objetivo de reduzir as elevadas taxas de alterações emocionais maternas no Brasil.


Possui graduação em Licenciatura Plena em Psicologia e em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Além disso, concluiu seu mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e doutorado em Saúde Coletiva pela mesma instituição. Realizou seu pós-doutorado na UNESP/Bauru, integrando o Programa de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento pré-natal e na primeira infância; Psicologia Perinatal e da Parentalidade. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem