O Grupo PopHaus recebe profissionais que apostam em jogos interativos como o Arcade Haus para fortalecer times e transformar cultura organizacional das companhias

Final de ano é sempre um período de confraternizações das empresas e momento de interação entre equipes. Criar experiências que realmente transformem o meio corporativo tem sido a estratégia mais assertiva dos líderes e gestores de recursos humanos, com o objetivo de “desarmar” as barreiras hierárquicas e favorecer a prática de habilidades de liderança e colaboração em um ambiente de alto impacto que possa engajar os profissionais.
Em São Paulo, o Grupo PopHaus, por meio do Arcade Haus, se uniu à empresa Ludo, especialista em comportamento organizacional, para criar uma dinâmica única e inédita no Brasil, especialmente voltada ao desenvolvimento de competências de liderança e o fortalecimento do trabalho em equipe. A iniciativa transforma o espaço do Arcade Haus – o primeiro fliperama imersivo da América Latina – em um laboratório de insights com entretenimento. A dinâmica foi batizada de Synapse, uma vivência que alia tecnologia de games a estratégia de RH.
A novidade atende a uma demanda urgente de mercado, conforme apontado pelo Panorama do Treinamento e Desenvolvimento (T&D) no Brasil, principal levantamento do setor. O T&D refere-se ao investimento contínuo das empresas em aprimorar as competências do seu capital humano. Os dados mostram que, enquanto o desenvolvimento de lideranças é a principal prioridade de investimento, a utilização de tecnologias imersivas e gamificadas é a tendência mais forte para garantir a eficácia nas equipes. Além disso, os formatos presenciais de treinamento representam 47% das ações de T&D, o que justifica o investimento em experiências off-site de alto, como o Synapse.
No Arcade Haus, os jogos de diferentes níveis de dificuldade contribuem para o entretenimento e, ao mesmo tempo, engajamento de equipes. “O Synapse é o oposto do treinamento tradicional. Ele faz o time inteiro pensar junto, de forma integrada e colaborativa, só que em um ambiente fora do habitual” explica Tu Evangelista, responsável pela Ludo. “Se o objetivo for análise de performance, durante as partidas, a Ludo utiliza a pontuação e os níveis de dificuldade como métricas para diagnosticar os problemas de comunicação e colaboração dos participantes. Essa observação é importante para o diagnóstico das equipes. É uma experiência mais sensorial e infinitamente mais efetiva na hora de fixar o aprendizado, combinando avaliação individual e coletiva em meio à diversão".
Para Raul Brandão, idealizador do Arcade Haus e CEO do Grupo PopHaus, essa é uma alternativa muito requisitada pelas empresas nesta época do ano. “O Arcade Haus nasceu para ser um ponto de encontro tecnológico para entretenimento de todas as idades. O sucesso é tão grande que passou a ser considerado pelas empresas que desejam unir seus times de forma autêntica e divertida. Não é só lazer, é investimento em cultura e conexão genuína”.
A base da metodologia, e o seu maior valor para o RH, está no debriefing. Usando a análise e o diagnóstico individualizados da Ludo, os consultores registram o que aconteceu durante os jogos e fazem a ponte direta com os desafios do dia a dia de trabalho. Com base nessas observações, entregam um treinamento que transforma o comportamento, muda a percepção que os colaboradores têm um do outro e instala pensamento de grupo em meio à leveza do entretenimento, da confraternização. “O resultado no Arcade Haus depende 100% da colaboração da equipe. Quando o time sente na pele essa necessidade e consegue se alinhar, a conexão se torna imediata. É o que chamamos de sinapse organizacional”, conclui Tu Evangelista.
PopHaus Santo Amaro:
Endereço: rua Dr. Rubens Gomes Bueno, 288 - Chácara Santo Antônio - São Paulo
PopHaus Tatuapé
Endereço: Rua Euclides Pacheco, 483, Tatuapé - São Paulo