Novo projeto em parceria com Educpay aposta em educação inclusiva e prática como caminho para acelerar o desenvolvimento profissional
O Movimento Tech 2030 dá mais um passo estratégico na missão de democratizar o acesso à tecnologia e à formação transformadora com o lançamento da Academia Movtech, iniciativa desenvolvida em parceria com a Educpay. A plataforma visa ampliar o alcance de aprendizado de qualidade, com trilhas alinhadas a desafios reais das organizações e territórios apoiados pelo Movimento. Para celebrar essa estreia, serão doadas 10 bolsas de estudo gratuitas — e todas as empresas associadas ao Movtech terão acesso gratuito à plataforma.
A Academia Movtech oferece mais de 100 conteúdos totalizando cerca de 100 horas de formação distribuídas em trilhas de upskilling e reskilling nos temas: liderança, tecnologia, criatividade, ESG, soft skills, bem-estar, comunicação e empreendedorismo. A proposta é articular conhecimento, tecnologia e propósito para abrir portas ao futuro do trabalho.
Para Jéssica Monteiro, head de Projetos e Growth do Movtech, a Academia é um passo concreto para fortalecer a ponte entre demanda e oferta de competências. “Queremos provocar uma mudança de paradigma: educação que dialoga com os desafios reais do mundo corporativo e social, e não cursos isolados. A Academia Movtech nasceu para formar pessoas que já entram prontas para atuar em contexto real”, afirma.
A urgência dessa iniciativa é evidenciada pelos números do mercado. O Brasil caminha para enfrentar um déficit de 530 mil profissionais de TI até 2025, segundo projeções da iniciativa Google for Startups, e entre 30 mil e 147 mil empregos formais podem ser gerados no setor de TIC no país até o fim do próximo ano, segundo relatório da Brasscom. Além disso, enquanto 67% das organizações relatam dificuldade para encontrar profissionais qualificados, 45% mantêm vagas abertas por falta de candidatos compatíveis, aponta estudo da FGV. Em paralelo, pesquisas globais apontam que 44% das habilidades profissionais serão alteradas nos próximos cinco anos, segundo o relatório Futuro do Trabalho 2023 do Fórum Econômico Mundial.
O modelo da Academia Movtech se inspira em práticas contemporâneas de upskilling e reskilling, reconhecidas como recursos essenciais para o mercado moderno. Especialistas afirmam que tais estratégias são fundamentais para suprir a lacuna entre formação e demanda, mantendo os profissionais relevantes frente à rápida evolução tecnológica.
Além disso, o setor vivencia uma expansão acelerada: o mercado de TI no Brasil projeta crescimento de 13% em 2025, segundo estimativa do IDC divulgada pela Carta Capital. Também, o Brasil lidera posições globais em investimento em tecnologia, com projeção de crescimento de 9,5% para o setor de TI em 2025, segundo a ABES — superando a média global de 8,9%.
Mariana Lopes, gerente executiva do Movimento, ressalta o caráter inclusivo da plataforma. “As 10 bolsas gratuitas simbolizam nosso compromisso de que quem mais precisa também tenha acesso à formação. E disponibilizar acesso grátis para empresas associadas ajuda a articular ecossistemas locais para gerar impacto real.”
Movtech inaugura uma plataforma de formação desenhada para conectar pessoas a oportunidades reais, fortalecer ecossistemas de inovação e contribuir para reduzir o gap entre o que o mercado exige e o que o sistema educacional entrega. Com uma combinação de conteúdo, mentoria e aplicação prática, o projeto aposta que boas trilhas podem se tornar agentes de transformação social.
Serviço: Lançamento da Academia Movtech — plataforma de educação tecnológica
Bolsas gratuitas: 10 (processo seletivo)
Acesso para empresas associadas Movtech: gratuito
Plataforma inclui: mais de 100 conteúdos e 100 horas de formação em trilhas de upskilling e reskilling
Prazo para inscrições: até 26/10 - https://www.movtech.org/
Sobre o Movimento Tech 2030
O Movimento Tech é uma coalizão brasileira, formada por mais de 70 instituições, dedicada a reduzir as lacunas educacionais e preparar jovens e adultos para o futuro do trabalho em um mundo cada vez mais digital. Promove acesso à conectividade e infraestrutura, capacitação profissional (upskilling e reskilling) e empoderamento econômico, conectando talentos a oportunidades de trabalho e geração de renda. O Movimento é mantido por iFood, Mercado Livre e Instituto Coca-Cola e conta com o apoio de organizações como IBM, Boticário, Oracle, AWS, Instituto Localiza, CI&T e Google. Mais informações: https://www.movtech.org/
