Itaú Unibanco anuncia apoio à expedição de Tamara Klink e reforça compromisso com a transição climática

 


Travessia pelo Ártico inspira ação de conscientização sobre os impactos da mudança do clima e o papel das finanças na construção de uma economia mais sustentável

São Paulo, setembro de 2025 – Em um movimento que reforça seu compromisso com a transição climática, o Itaú Unibanco anuncia o apoio à nova expedição da navegadora e escritora brasileira Tamara Klink, que realiza uma travessia solo da Passagem Noroeste, entre a Groenlândia e o Alasca. A jornada, de aproximadamente 4 mil milhas náuticas, é considerada uma das mais desafiadoras da navegação moderna e se tornou possível devido ao avanço do degelo no Hemisfério Norte, um reflexo direto do aquecimento global.

A travessia acontece em um momento simbólico para o tema: 2025 foi declarado pela ONU como o Ano Internacional da Preservação das Geleiras, chamando atenção global para o avanço do degelo nas regiões polares. A rota escolhida por Tamara, hoje viável pelo derretimento acelerado do Ártico, revela de forma concreta como o clima está redesenhando a geografia do planeta. 

“O apoio à expedição liderada por Tamara Klink dialoga diretamente com o papel que assumimos como banco da transição climática. Estamos ao lado dos nossos clientes e parceiros para impulsionar soluções que contribuam para uma economia mais verde, inclusiva e resiliente”, afirma Luciana Nicola, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Itaú Unibanco. “Trazer a perspectiva de uma jovem brasileira em um desafio dessa magnitude é também uma forma de inspirar novas narrativas e atitudes que contribuam com as mudanças em benefício do nosso presente e futuro.”  

A parceria integra o planejamento de comunicação do Itaú voltado à COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que acontecerá pela primeira vez no Brasil, e se conecta à estratégia do banco para apoiar seus clientes em suas jornadas de descarbonização, apresentando cases e soluções que atendam às necessidades climáticas e geram oportunidades. O Itaú atua há décadas na agenda de sustentabilidade e em 2024, anunciou o objetivo de mobilizar R$ 1 trilhão em finanças sustentáveis até 2030, com foco em descarbonização, agricultura regenerativa, energia limpa e empreendedorismo inclusivo. 

Entre os compromissos assumidos está o objetivo de zerar suas emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050, considerando tanto as operações diretas e indiretas, quanto os setores financiados. Para isso, o banco tem atuado na criação de soluções financeiras inovadoras e na mobilização de recursos em larga escala. 

A trajetória de Tamara, arquiteta naval e autora de quatro livros, representa também uma visão ampliada sobre o papel das pessoas — especialmente mulheres jovens — na transformação do presente. Ela foi a primeira brasileira a chegar sozinha ao Círculo Polar Ártico, e a mais jovem da América Latina a cruzar o Atlântico em uma travessia solo. Agora, ao se tornar a primeira pessoa da América Latina e a segunda mulher no mundo a completar a travessia da Passagem Noroeste, Tamara leva ao mundo uma mensagem concreta sobre coragem, ciência e consciência ambiental.

Campanha multiplataforma

Ainda como parte da parceria com a Tamara Klink, o Itaú lança nova campanha institucional dedicada à agenda climática, protagonizada pela navegadora brasileira e cocriada com a agência Africa. A série de quatro episódios, intitulada “Todos a Bordo”, marca o início de uma nova série de conteúdo proprietário do banco, que reforça a estratégia da marca com a cocriação de narrativas proprietárias que inspiram transformações reais.

A campanha estreia hoje, segunda-feira (22), com o teaser exibido no intervalo do Jornal Nacional, na TV Globo e Globoplay. Todos os episódios já estão disponíveis na plataforma de streaming, nas redes sociais do Itaú e de Tamara, e em outras plataformas digitais do banco.

“Esta é uma nova franquia de conteúdo do Itaú, cocriada com a Tamara, que foi escolhida para. Acreditamos no poder de histórias verdadeiras para inspirar mudanças reais, e essa série dá continuidade ao nosso movimento de conteúdos autorais em 2025, como já fizemos com a série 'Tá Feito com Fernanda Torres’. Seguimos comprometidos com formatos que conectem propósito, território e relevância cultural”, afirma Juliana Cury, Chief Marketing Officer (CMO) do Itaú Unibanco.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem