O Fórum Tutano acontece no dia 29 de setembro, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, com painéis sobre gestão, tecnologia, expansão de negócios e tendências de consumo
![]() | |||||||
Calathea Produtora Fórum Tutano Num momento em que o setor de bares e restaurantes reafirma sua importância econômica e enfrenta desafios de operação e gestão, o Fórum Tutano se apresenta como um espaço de debates pragmáticos e conexão entre empresários. Integrado ao Festival Tutano, o Fórum ocorrerá no dia 29 de setembro, no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, e tem expectativa de reunir cerca de 400 profissionais, entre proprietários, gestores, consultores, fornecedores e investidores, para discutir temas diretamente aplicáveis à operação e à expansão de negócios no segmento. O recorte adotado pelos organizadores privilegia debates com viés prático: painéis sobre gestão de pessoas, arquitetura e experiência do cliente, tecnologia aplicada à operação e inteligência artificial para gestão de vendas e atendimento; além de mesas que tratam das dores reais de quem cresce, desde capital de giro até logística, compliance e cultura organizacional. Além disso, o evento traz ao palco nomes com reconhecimento técnico e de mercado, alinhados ao público nacional, como Pedro Hemmel (Tuju) e Facundo Guerra (Grupo Vegas). “O Fórum Tutano não é um evento de ideias soltas, é um ambiente pensado para que empresários saiam com ações concretas. Queremos que os participantes levem embora não só inspiração, mas contatos, planos e ferramentas que sejam aplicáveis na rotina do negócio”, diz Beto Madalosso, idealizador do Festival Tutano.
Por que o Fórum importa para empresários? Estudo conjunto da Abrasel e da FGV aponta que bares e restaurantes movimentaram R$ 416 bilhões em 2023, representando 3,6% do PIB e empregando milhões de brasileiros. Este cenário evidencia tanto o tamanho do mercado quanto a necessidade de profissionalização e políticas setoriais. Para operadores e fornecedores, participar de fóruns como o Tutano significa acessar tendências, potenciais parcerias e soluções para aumentar eficiência, reduzir custos e melhorar margens. Além dos painéis, o Fórum inclui mentorias de negócios em parceria com o SEBRAE-PR, espaços de networking estruturado e contatos com fornecedores. “No último ano, fui às palestras de forma bem despretensiosa e, em cada uma delas, levei um ‘chacoalhão’. Foi a virada de chave que eu precisava. Entendi que precisava ser uma líder diferente para ter uma equipe diferente. Fiz mudanças profundas e hoje acredito que estamos no melhor momento da marca, com uma equipe mais engajada e que realmente faz tudo acontecer”, conta a chef confeiteira Roberta Schwanke. ![]()
Confira a programação completa: 08h30 – Credenciamento e Café de boas-vindas público Tutano 09h00 – Abertura do Evento com Beto Madalosso [Tutano | Carlo | Madá | Sambiquira | Magrela | Uma Ova] - “A importância dos eventos gastronômicos para o desenvolvimento do setor” 09h30 – Palestra de Abertura com Rê Cruz [Foodness] – “Tendências de consumo e estratégias para encantar o cliente” 10h30 – Painel “A Dor do Crescimento – Os desafios e recompensas de expandir um negócio de alimentos e bebidas”. Mediador: Estela Cotes [Mamoca] Convidados:
11h30 – Palestra com Luiz Carlos Kuns Passos [Compagás] – “Eficiência à mesa: como o gás natural canalizado pode impulsionar o seu negócio” 12h00 – Painel “Cadê o garçom que estava aqui? Está no Uber – Como cuidar de quem cuida dos clientes”. Mediador: Rubens Catarina Convidados:
14h00 – Palestra com Facundo Guerra [Grupo Vegas] – “A arte de tirar ideias do papel (e fazer dar certo)” 14h30 – Painel “Não é Só Decoração – Arquitetura como estratégia de negócios". Mediador: Thabata Martin [Verso] Convidados:
15h30 – Palestra com Elaine Moura [Popcorn Gourmet] – “Protagonismo feminino na gastronomia” 16h30 – Painel “Da comanda ao algoritmo – Como a tecnologia está mudando a gastronomia". Mediador: Patrícia Albanez [Sebrae] Convidados:
17h30 – Palestra com Rubens Catarina [Antiácido] – “Ostra feliz não faz pérola” 18h00 – Painel “Entre o Like e a Conta – Estratégias de comunicação para transformar engajamento em vendas”. Mediador: Carolina Garofani [Caramelodrama]
Conexão que continua além do evento Criado em 2018, o Fórum Tutano se consolidou como uma rede ativa de relacionamento a todos que buscam atualização e conexão com as últimas tendências e inovações do setor. Além das palestras, a comunidade no WhatsApp mantém palestrantes, participantes e parceiros em contato, trocando experiências e oportunidades durante todo o ano. Em 2025, essa troca será reforçada por um momento especial ao final do evento: uma confraternização descontraída, logo após o último painel, para brindar, ouvir música e celebrar as novas ideias e conexões formadas
O Fórum Tutano 2025 acontece no dia 29 de setembro, das 8h30 às 19h, no Salão de Eventos do Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba (PR). Os ingressos estão disponíveis no site: http://www.tutanogastronomia. |