Com a presença do medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima, a maior corrida de rua no interior paulista promoveu também ativações de marcas e interações com o público, além da transmissão ao vivo na EPTV e ge.com
O segundo dia da 40ª Corrida Integração reuniu mais de 9 mil participantes - Crédito: Rogério Capela
#ÉTempoDeVoar! A 40ª edição da Corrida Integração, a maior corrida de rua do interior paulista, encerrou-se neste domingo (28/09), em Campinas (SP), com recorde histórico de mais de 15 mil inscritos. O segundo dia de evento reuniu atletas amadores e profissionais, marcas patrocinadoras e diversas ativações de mídia multiplataforma, com transmissão ao vivo pela EPTV e pelo ge.com. Além da novidade da meia-maratona (21km), a prova manteve o percurso de 10 km no seu segundo dia e também contou com o Desafio das Majors do Interior e o Desafio das Andorinhas. No pódio, os principais nomes nos pódios masculinos de 10km e 21km foram Walace Evangelista Caldas e Wilson Mutua Maina, respectivamente. No feminino foram Anny Karoline e Jessica Ladeira Soares. O medalhista olímpico e ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima é o embaixador oficial. As inscrições para a Corrida Integração de 2026 já estão abertas e podem ser feitas aqui.
O pódio masculino de 10 km foi liderado por Walace Evangelista Caldas - Crédito: Rogério Capela
Pódio de 21 Km
Na estreia da categoria de 21 km na Corrida Integração, o título masculino ficou com Wilson Mutua Maina, queniano que venceu com 1h04m32s. O experiente Giovani dos Santos garantiu a segunda colocação com 1h06m12s, seguido por Ederson Vilela Pereira, que marcou 1h07m30s. Na sequência vieram José Armando Celestino dos Santos, com 1h08m06s, e Damião Ancelmo de Souza, com 1h08m13s.
Já no feminino dos 21 km, a campeã foi Jéssica Ladeira Soares, com o tempo de 1h18m45s. Na segunda posição ficou Franciele Monalisa dos Santos, com 1h19m57s, seguida de perto por Carmem Patrícia Martinez Aguilera, que concluiu em 1h20m06s. Raisa Marcelino, com 1h21m20s, e Raquel Aparecida Pereira, com 1h22m48s, completaram o pódio.
Pódio de 10 km
Walace Evangelista Caldas confirmou o favoritismo e se consagrou bicampeão consecutivo da Corrida Integração. Defendendo a conquista de 2024, ele liderou de ponta a ponta os 10 km e cruzou a linha de chegada neste domingo com o tempo de 29m47s, três segundos abaixo da marca registrada no ano passado, garantindo o título da edição histórica de número 40 da maior prova do interior. No pódio masculino dos 10 km, Walace foi seguido por Libânio Marcos de Araújo, com 30m54s, Vinicius de Carvalho Alves, com 31m05s, Lucas Bissoli, com 31m08s, e Thiago Rosário André, que completou a prova em 31m21s.
Com o tempo de 38m21s, Anny Karoline ficou em primeiro lugar no pódio de 10 km feminino - Crédito: Rogério Capela
Entre as mulheres nos 10 km, a campeã foi Anny Karoline, que completou o percurso em 38m21s. Edna Maria de Almeida ficou com a segunda posição, em 39m23s, e Marina Malachias conquistou o terceiro lugar com 39m39s. Najara Cristian Louzada, com 40m34s, e Letícia Soares, com 41m27s, completaram o pódio feminino.
Pódio Masculino de 21 km: queniano Wilson Mutua Maina conquistou o primeiro lugar da categoria com o tempo de 01h04m32s - Crédito: Rogério Capela
Pódio Feminino na Corrida Integração 21 km: segundo dia de prova reuniu mais de 9 mil participantes - Rogério Capela
No dia anterior, no pódio de 5 km, Eder Uilian conquistou o primeiro lugar da categoria masculina com o tempo de 15m01s. No pódio masculino de 5 km, além de Eder Ulian, Jheniffer Raissa ficou em segundo lugar, com o tempo de 15m08s. Na sequência, Andre Alberi conquistou o terceiro lugar com o tempo de 15m22s, seguido por Renato Vinhas de Oliveira Filho, com o tempo de 15m52s. Julio Cesar Nadalete Nogueira subiu ao pódio em quinto lugar, com o tempo de 15m32s. Carolina Furriela venceu na categoria feminina 5 km com o tempo de 18m25s. Marina Malachias ficou em segundo lugar, com o tempo de 18m31s. Pamela Jorge Paiva conquistou o terceiro lugar, com 19m06s. Com 19m17s, Julia Rodene Santos ficou em quarto lugar. E Evanilda Ruas Novais Ferreira subiu ao pódio em quinto lugar, com o tempo de 19m36s.
Desafios
O evento também contou com a parceria da Meia Maratona de Campinas com o Desafio das Majors do Interior, em que atletas que completarem as duas meias recebem um reconhecimento extra. Outra atração foi o Desafio das Andorinhas, no qual os participantes que completarem os 5 km no sábado e 10 km ou 21 km no domingo ganham um reconhecimento especial. A Praça Arautos da Paz, em Campinas (SP), funcionou como ponto de partida e chegada, além de abrigar a área de exposições para marcas.
Para Caio Maciel, gerente de Marketing de Produto do Grupo EP, a 40ª edição da Corrida Integração ficará marcada como um momento histórico para a prova e para o público. “Celebramos 40 anos de história com recorde de inscrições, novidades que ampliaram a experiência do público e uma entrega de valor muito forte para o mercado e para as marcas parceiras. Conseguimos unir tradição e inovação, reafirmando o propósito da prova de ser mais do que uma corrida: um grande encontro que movimenta a cidade, emociona os atletas e gera impacto positivo para toda a região.”
Para celebrar as quatro décadas da prova, a edição comemorativa trouxe novidades como a meia maratona (21 km), a criação de um centro de exposições para marcas, o podcast IntegraCast, dois dias de provas e a Corrida Kids, além de manter os tradicionais percursos de 5 km e 10 km, todos com largada e chegada na Praça Arautos da Paz.
Medalhas do domingo
As medalhas da 40ª edição da prova foram criadas para destacar a importância histórica da corrida e valorizar cada modalidade. Inspirado nas grandes competições esportivas mundiais, como os Jogos Olímpicos, o design combina sofisticação e simplicidade, com camadas detalhadas em um visual clean. O logo comemorativo aparece em destaque na parte frontal, junto ao mote "É Tempo de Voar", incluindo as provas de 10K e 21K no domingo. O dourado reforça o caráter especial da edição. No verso, quatro contornos representam as quatro décadas da prova, acompanhados de andorinhas, em referência a Campinas, cidade onde a corrida nasceu, além de uma inscrição em braille que promove acessibilidade.
Corrida Integração define design de medalha para Desafio das Andorinhas com assinatura de Vanderlei Cordeiro de Lima, embaixador da 40a edição da prova- Crédito: Divulgação
Quem concluir o Desafio das Andorinhas, com a combinação de 5K e 10K ou 5K e 21K, recebe uma medalha exclusiva que incorpora o símbolo da Integração e traz um detalhe marcante: a silhueta e a assinatura de Vanderlei Cordeiro de Lima, tricampeão da prova e embaixador da edição.
Corrida adaptada para crianças, a IntegraKids, foi uma das novidades da edição de 40 anos da Corrida Integração - Crédito: Rogério Capela
IntegraKids
A 40ª Corrida Integração também reservou um momento especial para os pequenos atletas com a Corrida Kids, mais uma novidade desta edição especial. Realizada em um percurso adaptado, a prova reuniu crianças em um clima de descontração, incentivo ao esporte e celebração em família. Além de estimular hábitos saudáveis desde cedo, a corrida infantil trouxe muita energia e alegria para o evento, reforçando o caráter inclusivo e festivo da maior prova de rua do interior.
ExpoIntegração
A prova também contou com a novidade da ExpoIntegração, feira aberta ao público que marca um novo capítulo na história da Corrida Integração. Pela primeira vez, a retirada dos kits aconteceu em um espaço totalmente planejado para oferecer mais experiências aos atletas e visitantes. Mais de 15 marcas participaram com estandes de ativações, vendas de produtos e lançamentos, além de um espaço especial dedicado à Corrida Integração e à EPTV, garantindo ainda mais interação e entretenimento para o público.
Entre os destaques, a Olympikus apresentou uma loja especial para o lançamento oficial do Corre 4 Vanderlei Cordeiro de Lima, tênis desenvolvido em homenagem ao maratonista e em sintonia com o espírito da prova. O lançamento reforçou a posição da marca como esportiva oficial do evento e levou a performance prática para dentro da Expo.
Mercado publicitário na Corrida Integração
Sucesso entre o público, a Corrida Integração também se consolidou como sucesso no mercado publicitário. Nesta edição, o evento bateu recorde de patrocinadores, reunindo 34 marcas. Os parceiros marcaram presença com ativações no dia da prova, oferecendo espaços de experiência e lançando novidades que já se tornaram uma das atrações mais aguardadas pelo público.
A Corrida Integração, organizada pela afiliada da Globo, é uma iniciativa da EPTV em parceria com as plataformas g1, ge, ACidade ON, Tudo EP, EP FM e CBN, e conta com a realização da Oceano Azul, empresa de eventos do Grupo EP, em parceria renovada com a Noblu Sports Business. Além da Olympikus como marca esportiva oficial e patrocínio do Covabra Supermercados, Unimed Campinas, CAIXA, Oficina do Estudante, NeoFórmula, Mr.Mix Sorvetes, Iguatemi Campinas, echope, X-UP ENERGY, Grupo Germânica, Escape 60', Mania de Castanha, Wewi, EmbaLixo, Grupo Ecobrisa, Hello Truck e PegPerego. Miami Store e Tortuguita como ativações especiais, Fotop como foto oficial, e os hotéis oficiais Transamérica Fit Campinas, Radisson RED e Ramada Hotel.
Corrida Integração
A Corrida Integração nasceu em 1984, em Campinas, com o objetivo de promover saúde, bem-estar, espírito esportivo e celebrar o aniversário da EPTV, no dia 01 de outubro. Realizada pelo Grupo EP, ela rapidamente se tornou uma das provas mais tradicionais do interior paulista. Ao longo das décadas, cresceu em estrutura e participação, reunindo milhares de corredores de diferentes perfis. Além do caráter competitivo, a prova sempre valorizou histórias de superação, inclusão e pertencimento. Com percursos de 5 km, 10 km e 21 km, ela se adapta a diferentes desafios e motivações. Em 2025, celebra seus 40 anos como um verdadeiro símbolo de integração entre pessoas, histórias e gerações.
Sobre o Grupo EP
O Grupo EP é formado por um conglomerado de empresas de comunicação fundado pela família Coutinho Nogueira em Campinas (SP) há 46 anos, com atuação nas regiões de Campinas, Ribeirão Preto, Central e Sul de Minas Gerais.
As empresas de mídia do Grupo EP incluem a EPTV, afiliada da Rede Globo, sites Globo (g1 e ge), acidade on, Tudo EP, rádios CBN, EP FM e Jovem Pan, OA Eventos, EP Painéis (Mídia OOH) e participação societária na Rede Bahia.
O conglomerado de mídia alcança mais de 12 milhões de telespectadores e representa 7,07% do consumo de todo o país (Fonte: Cobertura EPTV 2020 / IPC Maps 2020).