Menos suor, mais equilíbrio: como os exercícios de baixa intensidade promovem o bem-estar completo

 Profissional de educação física da TotalPass explica como as práticas beneficiam o corpo e a mente, evitando o exagero em modalidades intensas

Nas diversas rotinas aceleradas dos dias de hoje, muitos praticantes de esportes mergulham em modalidades de alta intensidade e se cobram por resultados rápidos. A máxima do “no pain, no gain” se tornou senso comum, criando a impressão de que apenas essas atividades são eficazes para promover saúde física e emocional. No entanto, práticas de menor intensidade também são extremamente saudáveis e trazem mais benefícios do que muitas pessoas podem imaginar.

“O esforço extremo nem sempre está relacionado com o bem-estar, inclusive surgindo, muitas vezes, como uma tentativa desequilibrada de lidar com o estresse ou a insegurança”, diz Henrique Santos, profissional de Educação Física da TotalPass, uma das principais soluções de bem-estar e saúde integrada do Brasil no âmbito corporativo. 

O especialista reforça que modalidades menos intensas, quando bem orientadas, são muito eficientes, especialmente para quem enfrenta barreiras físicas ou falta de motivação. “O ‘menos suor’ pode ser uma ótima pedida. Seja assumindo o papel principal na rotina ou funcionando de forma complementar a treinos mais intensos, essas práticas definitivamente não se resumem a atividades esporádicas ou pouco funcionais”, pontua.

Exemplos de modalidades
Existem diversas práticas de baixa intensidade que oferecem benefícios físicos e psicológicos. Dentre as mais conhecidas, estão:

  • Yoga: unindo posturas, respiração e concentração, ajuda a reduzir o nível de cortisol e ansiedade, contribuindo, principalmente, para um maior equilíbrio emocional.

  • Meditação: técnica de foco e presença que promove relaxamento profundo, melhora do humor, aumento da concentração e maior clareza mental no dia a dia;

  • Pilates: trabalha força, postura e consciência corporal, além de aumentar a flexibilidade, a resistência e até a qualidade do sono;

  • Tai Chi Chuan: com movimentos suaves, contínuos e integrados à respiração, a modalidade favorece a coordenação e ajuda a reduzir tensões acumuladas.

Santos ainda ressalta que essas modalidades estimulam a liberação de serotonina e dopamina, conhecidas como neurotransmissores do bem-estar. “Também no sentido fisiológico, as práticas menos intensas são vias para aumentar a disposição, melhorar o humor, elevar a capacidade de foco e até fortalecer conexões sociais”, explica.

Desafios para adesão
Além da percepção de muitas pessoas que só o esforço físico intenso é válido, as práticas de baixa intensidade também enfrentam alguns outros desafios para aumentar o número de adeptos. De acordo com o especialista da TotalPass, as principais são a negligência ao aspecto mental e emocional da atividade física e a baixa flexibilidade para mudanças.

“Muitos pensam que as vantagens das modalidades menos intensas, na verdade, são desvantagens”, reforça Santos. “Yoga, meditação, pilates e tai chi chuan são práticas que trabalham tanto o corpo quanto a mente, visando uma saúde integral. Além disso, podem ser adaptadas a diferentes horários e locais, estimulando ainda mais a constância em se exercitar. Ou seja, está mais do que na hora de desmistificar a ideia de que práticas holísticas não representam um caminho sólido para quem busca qualidade de vida”, conclui.

Sobre a TotalPass
A TotalPass é uma das principais soluções de saúde e bem-estar integrada do Brasil. Oferecida como benefício corporativo pelas empresas, a marca tem o objetivo de equilibrar o bem-estar físico e mental dos colaboradores, se destacando como um diferencial competitivo de seus parceiros. O aplicativo, que faz parte do grupo Bio Ritmo/Smart Fit, está presente no Brasil e no México e oferece mais de 250 modalidades distribuídas em mais de 35 mil academias e estúdios, sendo 28 mil no Brasil e 7 mil no México. Além disso, a plataforma conta com recursos focados em saúde mental, com centenas de áudios de meditação e milhares de psicólogos disponíveis para consultas online, além de consultas individualizadas com nutricionistas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem