Pular para o conteúdo principal

Museu do Futebol tem programação especial para a Semana Nacional dos Museus

 Em celebração à data, instituição vai promover diferentes atividades e eventos para o público entre os dias 16 e 22 de maio


Divulgação

De 16 a 22 de maio deste ano, será celebrada a 20ª Semana Nacional dos Museus, que tem como tema O Poder dos Museus. E para comemorar a data, o Museu do Futebol, instituição do Governo do Estado de São Paulo, preparou uma programação especial durante a semana.  

No dia 17, será lançado o livro “Diálogos em Campo: experiências educativas em museus durante a pandemia”, feito pelo Núcleo Educativo do Museu do Futebol. Organizado por Fernando Almeida, Ialê Cardoso e Marcelo Continelli, a coletânea de textos conta com diversos autores que trazem diferentes olhares a respeito do papel da educação em museus e estará disponível online e gratuitamente nos sites do Museu do Futebol e da Língua Portuguesa.   

A produção da obra foi motivada pelas adaptações impostas pela pandemia e convida o leitor a pensar em quebras de paradigmas na educação, nos museus, na sociedade e em nossos comportamentos, refletindo sobre os impactos desta crise nas práticas museológicas, culturais e educativas.    

Já no dia 19, às 16h, com transmissão no YouTube, a equipe do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) realizará uma live com o tema "Reinventando caminhos para a pesquisa em museus: projetos do CRFB em tempos de distanciamento social", na qual irá compartilhar duas experiências desenvolvidas também durante a pandemia de Covid-19: o projeto Diversidade em Campo: Futebol LGBT+, que levantou dados e mapeou referências sobre práticas relacionadas ao futebol LGBT+, e o lançamento da primeira edição do Edital de Seleção de Jovens Pesquisadores/as, que selecionou duas jovens do Sul e Nordeste e que atualmente desenvolvem pesquisas a partir dos acervos do Museu.   

E no final de semana, nos dias 21 e 22, o Núcleo Educativo do Museu do Futebol irá oferecer jogos lúdicos, desenvolvidos igualmente durante a pandemia, para os visitantes do museu. Serão três atividades, das 11h às 12h30 e das 15h às 16h: Jogo das Emoções, que estimula os participantes a acessarem emoções por meio da memória afetiva com lugares, comidas e outros assuntos; Rio de Memórias, no qual o público irá fazer um mapa de lembranças afetivas, relacionando suas vidas ao trajeto de uma rio; e o quiz Que Rango é Esse?, em que as pessoas terão que adivinhar qual é a comida típica de estádios de futebol por meio de cartas de baralho com dicas e curiosidades sobre esses pratos típicos do Brasil e do mundo.    

Por fim, vale também visitar a exposição principal do Museu do Futebol, que fica aberto das 9h às 18h, com entrada permitida até às 17h. Há a possibilidade de fazer visitas mediadas pelo time de educadores, com grupos de até dez pessoas, formados por ordem de chegada na entrada aos sábados e domingos, às 10h e às 14h.

 

SERVIÇO    

Lançamento do livro “Diálogos em Campo” 
Data: 17 de maio - Terça-feira 
Valor: Gratuito 
Informações: Livro digital, disponível nos sites do Museu do Futebol e da Língua Portuguesa 


Live - 
"Reinventando caminhos para a pesquisa em museus: projetos do CRFB em tempos de distanciamento social"   
Data: 19 de maio - Quinta-feira 
Horário: Das 16h às 17h30  
LocalYouTube  

Atividades e jogos 
Datas: 21 e 22 de maio - Sábado e Domingo
Horário: Das 11h às 12h30 e das 15h às 16h 
Local: Entrada do Museu do Futebol 
Valor: Não haverá custo adicional para quem adquirir o ingresso 

  

Museu do Futebol    

Praça Charles Miller, s/n - Pacaembu - São Paulo   
De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 17h)   
Toda primeira terça-feira do mês, até as 21h (entrada até 20h)   
R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)   
Crianças até 7 anos não pagam   
Grátis às terças-feiras   
Garanta o ingresso pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/67330 
Estacionamento com Zona Azul Especial – R$ 5,75 por três horas      

 

SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL 

Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país. Sua exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura. É um museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte. 

PATROCÍNIOS E PARCERIAS 

A Temporada 2022 do Museu do Futebol tem patrocínio máster da Goodyear. Os patrocinadores são: EMS Farmacêutica, Movida Aluguel de Carros e Grupo Eurofarma. Tem como apoiadores: Evonik Brasil, Syngenta, Yamaha e Lojas Torra; e como empresas parceiras: Banco Safra, Eaton, Perfetti Van Melle Brasil e Grupo Zanchetta. A Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva e Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.  

  

Museu do Futebol – Comunicação  

Renata Beltrão | renata.beltrao@idbr.org.br | 11 99267 5447  
Fernanda Zalcman | fernanda.zalcman@idbr.org.br | 11 98602 6636 

Assessoria de imprensa – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo  
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162     
(11) 98849-5303 (plantão)     
imprensaculturasp@sp.gov.br 

Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube  



Ciete Silvério
Fachada do Museu do Futebol


Ianca Loureiro
Entrada do Museu do Futebol


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Murilo Diniz conquista quarto lugar na Copa São Paulo Light de Kart neste sábado

Piloto de São Bernardo do Campo sobe ao pódio pela segunda vez na temporada A quarta etapa da Copa São Paulo Light de Kart, disputada neste sábado (4) no Kartódromo de Interlagos (SP) foi positiva para Murilo Diniz, da cidade de São Bernardo do Campo, ABC Paulista, já que terminou em quarto lugar na classificação geral, pela categoria F4 Graduados B. Apesar das dificuldades para alcançar o melhor acerto do seu kart nas duas corridas, Diniz manteve a regularidade e somou 13 pontos, mesma pontuação que o terceiro colocado, perdendo o Top 3 somente por conta dos critérios de desempate. Este foi seu segundo pódio na temporada. “O final de semana foi desafiador, já que o Qualifying foi no mesmo dia das corridas. Cometi pequenos deslizes, em especial, na primeira corrida, mas mesmo assim tive um bom resultado. Alcançar o pódio pela segunda vez nesta temporada é uma conquista incrível. Obrigado a todos pelo apoio contínuo!”, disse Diniz, que tem o apoio de Lockagora Locação de Materiais para

LK lança "Não Quero Mais", parceira com Morenna

  O cantor e produtor musical apresenta o lovesong no mês dos namorados. Divulgação Em paralelo a carreira do trio de rap 3030, o cantor e produtor musical LK vem desenvolvendo seu trabalho solo e autoral. Nesta quinta-feira (23), ele apresenta a faixa “Não Quero Mais”, que chega em parceria com a cantora Morenna. A canção que fala de amor, aposta em uma estética do R&B dos anos 2000. Na letra, o enredo se passa por um relacionamento conturbado, com um casal bagunçado em sua relação: “A gente brinca com as duas versões, uma feminina e outra masculina. E na produção, a gente traz esse throwback dos anos 2000 flertando com o Rap e o R&B”. Confira:  https://ada.lnk.to/ naoqueromais   Produtor com trabalhos consagrados, LK é responsável pelo lançamento de Morenna na carreira musical. O artista foi quem produziu os primeiros lançamentos da cantora na extinta gravadora Novo Egito. Sobre LK Lk é um cantor e produtor nascido na Bahia, mas criado no Rio de Janeiro. Com uma carreira de m

Game fotográfico convida cariocas a retratarem mosaico da cidade no Instagram

Mureta da Urca - Tiago Petrik Museu do Amanhã - Tiago Petrik   Serão 20 temas sobre os quais os usuários poderão compartilhar no Instagram fotos que resultarão num livro colaborativo A Núcleo da Ideia e a RIOetc lançam no Instagram o projeto colaborativo “Urbegrafia – um mosaico visual do Rio”, para a construção de um mosaico visual da cidade a partir do olhar dos seus moradores. Uma espécie de game fotográfico, projeto que será finalizado com a edição de um livro.   Ao longo dos próximos cinco meses, a Urbegrafia vai celebrar a história, a natureza ímpar e o estilo de vida dos cariocas. E, numa construção coletiva – como afinal acontece com a própria cidade –, as imagens resultantes desta proposta vão traçar um panorama múltiplo e diverso. Duzentas imagens, de 20 temáticas, vão compor esse mosaico.   O Instagram será a praça onde essa interação vai acontecer. Os 20 temas serão apresentados no aplicativo, através de fotos. Qualquer pessoa conectada à plataforma poderá participar, u