Pular para o conteúdo principal

É difícil emagrecer no inverno? Coach de inteligência emocional, Elaine Rodrigues dá dicas para eliminar os 'sabotadores' da estação



Elaine Rodrigues, coach de emagrecimento
Arquivo Pessoal / Elaine Rodrigues




'O problema do inverno está no estado emocional que essa estação nos proporciona e não nas comidas mais calóricas da época', destaca a profissional, que já foi atleta fitness e teve compulsão alimentar.

Basta as temperaturas começarem a baixar que já costumamos ouvir a famosa desculpa “Eu não consigo emagrecer e fazer dieta no inverno”. O friozinho, a preguiça, e a variedade de comidas e bebidas que nos ajudam a aquecer o coração são alguns dos fatores apresentados por quem argumenta que é impossível fazer dieta entre junho e setembro, especialmente em julho, o mês das férias. Porém, a coach de inteligência emocional e emagrecimento Elaine Rodrigues listou uma série de dicas que nos ajudam a eliminar qualquer sabotador para a vida saudável.

“Dizer ‘eu não consigo’ já é uma crença sabotadora em qualquer aspecto. Se você acreditar que consegue, isso se torna viável em qualquer época do ano”, explica a profissional, que completa: “O maior problema do inverno em relação ao ganho de peso não está nas comidas mais calóricas dessa época, mas sim no estado emocional que estação nos proporciona e a maioria de nós sequer percebe. O primeiro passo para lutar contra os sabotadores do inverno é entender o motivo deles acontecerem. Sabendo disso você tem armas para o combate. Uma vez que você entendeu o que sua mente te fala, agora faça o dialogo oposto e mostra pra ela que quem manda é você!”.

Elaine explica que o primeiro termo que devemos eliminar de nossa mente é o ‘comidas de inverno’. Para a coach, isso é uma crença que foi colocada na mente das pessoas, e pode dificultar o cuidado com a saúde: “Esses alimentos sempre existiram em qualquer estação do ano, por tanto as calorias não aumentam. Eles são mais desejados por conta do aquecimento, da sensação de bem-estar, de preenchimento. Geralmente são alimentos ricos em carboidrato e açúcar o que facilita demais o ganho de peso, especialmente porque são ingeridos com mais frequência nessa época do ano uma vez que ficamos mais em casa.”

Sopas e chás podem ser uma boa solução, mas cuidado!

Se a ideia é aquecer, Elaine Rodrigues aponta as sopas e chás como excelentes opções saudáveis para o inverno. Os chás, inclusive, especialmente os termogênicos e diuréticos, podem ser os melhores amigos para o combate ao aumento de peso.

Porém, quanto às sopas e caldinhos, a coach dá um aviso: “Eles podem ser uma faca de dois gumes. Te ajudam sim, mas a maioria é rica em carboidrato então cuidado com a quantidade. Por não ser um alimento sólido, é possível que se coma uma quantidade maior do que a necessária simplesmente pelo prazer e facilidade de ingestão, e muitas vezes não dá uma sensação de saciedade rápida e pode atrapalhar. Coma sempre uma proteína antes ou junto.”

Quanto aos outros alimentos tentadores e que trazem conforto no ‘friozinho’, Elaine aconselha: “mantenha sua alimentação normal dentro de casa. Não compre os ‘itens de inverno’, não compre as exceções. Deixe para se fartar com as exceções quando sair com seu amor, seus amigos, quando for às festas de inverno e casa de familiares. Mas mantenha na sua casa e na sua rotina a alimentação normal.”

Como fugir da vilã do inverno: a preguiça

Elaine Rodrigues reconhece que a ‘preguiça’ pode ser uma grandesabotadora no inverno. A coach aconselha que todos mantenham sua rotina de horários, isso pode ajudar, especialmente para quem tem tendência a procrastinar situações.

“Se você está costumado a fazer sua atividade física de manhã, então levante, coloque sua roupa de treino e o tênis. Sua vestimenta é um gatilho para que seu cérebro entenda que é hora de se exercitar. Se for a tarde ou a noite troque de roupa uma hora antes de ir treinar para que tenha o mesmo estímulo. Se você é acostumado a tomar termogênico, pré treino, ou faz alguma refeição específica para seu pré treino, então mantenha, isso vai te ajudar a dizer para seu sabotador: ó já fiz agora vou ter que ir”, explica a coach.


Férias com as crianças também pode ser um sabotador

Para as mamães e papais, que estão com filhos em casa no mês de julho, Elaine Rodrigues já avisa: “será uma luta dobrada manter o foco”.

Porém, a coach dá a dica: “Seus filhos seguem os exemplos dos pais, se tiver uma alimentação e hábitos saudáveis a tendência de eles seguirem os exemplos é muito forte. As crianças não prestam atenção no que os pais falam mas sim no que eles fazem. Por tanto não coloque a responsabilidade do aumento de peso nos seus filhos, a responsabilidade é sua e o exemplo tem que ser seu.”



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LK lança "Não Quero Mais", parceira com Morenna

  O cantor e produtor musical apresenta o lovesong no mês dos namorados. Divulgação Em paralelo a carreira do trio de rap 3030, o cantor e produtor musical LK vem desenvolvendo seu trabalho solo e autoral. Nesta quinta-feira (23), ele apresenta a faixa “Não Quero Mais”, que chega em parceria com a cantora Morenna. A canção que fala de amor, aposta em uma estética do R&B dos anos 2000. Na letra, o enredo se passa por um relacionamento conturbado, com um casal bagunçado em sua relação: “A gente brinca com as duas versões, uma feminina e outra masculina. E na produção, a gente traz esse throwback dos anos 2000 flertando com o Rap e o R&B”. Confira:  https://ada.lnk.to/ naoqueromais   Produtor com trabalhos consagrados, LK é responsável pelo lançamento de Morenna na carreira musical. O artista foi quem produziu os primeiros lançamentos da cantora na extinta gravadora Novo Egito. Sobre LK Lk é um cantor e produtor nascido na Bahia, mas criado no Rio de Janeiro. Com uma carreira de m

Murilo Diniz conquista quarto lugar na Copa São Paulo Light de Kart neste sábado

Piloto de São Bernardo do Campo sobe ao pódio pela segunda vez na temporada A quarta etapa da Copa São Paulo Light de Kart, disputada neste sábado (4) no Kartódromo de Interlagos (SP) foi positiva para Murilo Diniz, da cidade de São Bernardo do Campo, ABC Paulista, já que terminou em quarto lugar na classificação geral, pela categoria F4 Graduados B. Apesar das dificuldades para alcançar o melhor acerto do seu kart nas duas corridas, Diniz manteve a regularidade e somou 13 pontos, mesma pontuação que o terceiro colocado, perdendo o Top 3 somente por conta dos critérios de desempate. Este foi seu segundo pódio na temporada. “O final de semana foi desafiador, já que o Qualifying foi no mesmo dia das corridas. Cometi pequenos deslizes, em especial, na primeira corrida, mas mesmo assim tive um bom resultado. Alcançar o pódio pela segunda vez nesta temporada é uma conquista incrível. Obrigado a todos pelo apoio contínuo!”, disse Diniz, que tem o apoio de Lockagora Locação de Materiais para

Game fotográfico convida cariocas a retratarem mosaico da cidade no Instagram

Mureta da Urca - Tiago Petrik Museu do Amanhã - Tiago Petrik   Serão 20 temas sobre os quais os usuários poderão compartilhar no Instagram fotos que resultarão num livro colaborativo A Núcleo da Ideia e a RIOetc lançam no Instagram o projeto colaborativo “Urbegrafia – um mosaico visual do Rio”, para a construção de um mosaico visual da cidade a partir do olhar dos seus moradores. Uma espécie de game fotográfico, projeto que será finalizado com a edição de um livro.   Ao longo dos próximos cinco meses, a Urbegrafia vai celebrar a história, a natureza ímpar e o estilo de vida dos cariocas. E, numa construção coletiva – como afinal acontece com a própria cidade –, as imagens resultantes desta proposta vão traçar um panorama múltiplo e diverso. Duzentas imagens, de 20 temáticas, vão compor esse mosaico.   O Instagram será a praça onde essa interação vai acontecer. Os 20 temas serão apresentados no aplicativo, através de fotos. Qualquer pessoa conectada à plataforma poderá participar, u