Número representa o maior volume da história da companhia no país; balanço da organizadora ratifica momento positivo de feiras e conferências
A organizadora de eventos RX, que em novembro entregou o retorno do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, fez um balanço de suas realizações e resultados nas feiras promovidas no ciclo 2024 – 2025. Entre as principais conquistas, está a geração de mais de 2 milhões de leads, maior volume da história da companhia no Brasil e destaque no cenário global da empresa.
No mesmo período, mais de 8 mil marcas tiveram contato direto com 1,8 milhão de visitantes, um crescimento de quase 40% no público total, em comparação com o ciclo 2023 – 2024. Além disso, foi alcançada a marca de mais de 1 milhão de m² em área de exposição, número que equivale a cerca de 100 quarteirões urbanos ou 140 estádios de futebol dedicados a negócios, conexões e experiências.
“Além do desempenho positivo para a empresa, os resultados mostram que o cenário de eventos está fortalecido e voltado para gerar cada vez mais valor. Para nós, isso reflete que os diferentes mercados atendidos pelos nossos eventos estão cada vez mais conectados, usufruindo de oportunidades comerciais, gerando networking qualificado e estratégias voltadas para capacitação e visão de futuro”, afirma Claudio Della Nina, diretor-geral LATAM da RX.
Outro destaque do ciclo 2024 – 2025 foi a criação dos espaços de conteúdo RX Conferences, que levaram aos pavilhões discussões em mais de 380 horas de conteúdo sobre assuntos relevantes, com líderes e especialistas renomados, somando mais de 300 painelistas e 5.500 participantes em 5 conferências inéditas.
Tecnologia potencializa o presencial
O balanço de 2025 da RX também mostra que recursos tecnológicos ajudaram a expandir os eventos como ciclos fora dos pavilhões. Tecnologias exclusivas desenvolvidas pela RX e oferecidas pelos eventos da empresa no mundo todo visam conectar com assertividade expositores e visitantes, dando a cada um informações, contatos qualificados e visibilidade.
As comunidades digitais dos eventos (sites, blogs, newsletters e redes sociais), reforçam a relevância dos eventos mesmo fora dos seus respectivos períodos de realização. Foram registrados mais de 6 milhões de usuários nos sites, 20 milhões de visualizações nas páginas e 100 milhões de contas alcançadas nas redes sociais. Os conteúdos produzidos, como palestras, por exemplo, foram acessados mais de 250 milhões de vezes. “Isso mostra que os encontros são o ápice, mas que é possível manter o público informado e conectado às marcas durante todo o ano, por meio dos canais digitais. Além de ressaltarem um maior engajamento, os dados também demonstram que ganhamos em relevância e percepção de valor e confiança”, completa Della Nina.
Principais destaques do último ciclo
Compreendendo o ciclo 2024 – 2025, uma vez que alguns eventos do portfólio são bienais, os eventos tiveram seus escopos ampliados, seja em novas áreas ou atrações. “Muitos dos nossos eventos superaram seus próprios recordes históricos nos últimos tempos, refletindo também na satisfação dos nossos visitantes e expositores”, reforça o executivo.
No início de 2025, a FEICON registrou um aumento no volume de visitantes recomendadores e decisores de compras. Além disso, promoveu a 1ª Feiconference – Conferência Internacional de Construção e Arquitetura. Já a Automec celebrou o lançamento da Universidade Automec e propôs ao público um novo formato de credenciamento, garantindo a antecipação para a entrada gratuita no pavilhão.
Na segunda metade do ano, a Fenasucro & Agrocana estreou a Fenabio, espaço de conferência e exposição. O período também foi marcado por novos pavilhões de tratamento de águas e aquecimento na FEBRAVA.
A ISC Brasil inaugurou um palco 360º e realizou a segunda edição do Prêmio NPS. A FIEE também abriu um novo formato de congresso, e a Equipotel gerou mais de 75 mil leads em 2025, um crescimento de 27% em comparação com a edição de 2024.
Fechando o ano, a 31ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo marcou o retorno do tradicional evento automobilístico após sete anos. Realizado no Anhembi, o SDA recebeu mais de 500 mil visitantes e contou com mais de 300 carros expostos, além da maior pista indoor de test drive do mundo, com área superior a 14 mil m². Os dados consolidaram a volta do encontro, que já tem a edição de 2027 confirmada ao calendário de eventos oficiais de São Paulo.
Também se destacaram no ciclo 2024/2025 a 27ª Bienal do Livro de São Paulo, que recebeu mais de 720 mil visitantes e foi considerada a maior edição dos últimos dez anos, a Fenatran, que realizou uma edição histórica e passou a integrar o calendário de eventos B2B da cidade de São Paulo, e a Expolux, que contou com mais de 20 mil visitantes e cerca de 400 marcas exp
ositoras.
“Os mercados mudam, assim como os profissionais e as empresas. Nossos eventos são planejados com base em estratégias sólidas, tecnologias avançadas e, principalmente, nos feedbacks de visitantes, expositores e associações, que são os verdadeiros termômetros dos setores. Contamos com uma equipe dedicada a identificar tendências e transformá-las em soluções. Todos esses fatores, juntos, fazem com que nenhuma edição seja igual a anterior”, finaliza Della Nina.