Escolas do Rio de Janeiro são destaques nacionais em premiação da Fundação Otacílio Coser voltada ao desenvolvimento das juventudes

 Duas instituições da rede pública municipal carioca conquistam o Top Nacional do Programa Escolaí em 2025

Divulgação
Escolaí_Rio de Janeiro

Escolas públicas do Rio de Janeiro foram destaque na premiação promovida pela Fundação Otacílio Coser, que reconheceu, em 2025, instituições de ensino referência em ações de fomento ao desenvolvimento das juventudes. O reconhecimento ocorre em um contexto de avanço da educação pública carioca, que registrou em 2025 o maior crescimento do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) entre as capitais brasileiras nos anos iniciais do Ensino Fundamental, reforçando o papel das escolas como espaços estratégicos para o desenvolvimento integral dos estudantes. 

A iniciativa integra o encerramento anual do Programa Escolaí, realizado pela Fundação Otacílio Coser em parceria com empresas e secretarias estaduais e municipais de Educação. O reconhecimento valoriza o desempenho de estudantes envolvidos em uma gincana interescolar cultural e colaborativa voltada ao estímulo de seus projetos de vida e de competências para o mundo do trabalho.

Pela primeira vez na história do programa, duas escolas conquistaram o primeiro lugar nacional de forma empatada. As unidades GET Belmiro Medeiros e GET Dunshee de Abranches, ambas na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, foram reconhecidas como Top Nacional do Escolaí 2025, consolidando o protagonismo da rede pública carioca no fortalecimento de trajetórias juvenis.

Segundo Luciane de Souza, da Gerência de Educação Integral da Secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro, a iniciativa promove habilidades nas juventudes essenciais para seu crescimento. “Em 2024, tínhamos pouco mais de 40 escolas, e em 2025, esse número cresce para mais de 50, o que nos traz imensa satisfação. O Escolaí é um sucesso, pois apoia o desenvolvimento integral dos estudantes, considerando as diferentes formas de aprendizado e cuidando tanto do aspecto físico quanto emocional. Um ponto especialmente importante é que o programa abraça toda a comunidade escolar. Esse é o maior diferencial do Escolaí: ele promove a integração entre professores e alunos, contribuindo para que os estudantes se comuniquem melhor, se organizem e aprendam a trabalhar em equipe — habilidades essenciais para seu crescimento”

Em 2025, o Programa Escolaí esteve presente em 93 escolas públicas de oito municípios nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, alcançando cerca de 51 mil estudantes. Além da conquista nacional, diversas escolas foram premiadas por suas iniciativas ao longo do ano, refletindo o engajamento de jovens em atividades colaborativas e criativas em sintonia com as demandas da comunidade educativa.

As escolas do município reconhecidas em 2025 foram: GET Belmiro Medeiros, GET Dunshee de Abranches, GET Professor Carneiro Felipe, GET Raja Gabaglia, GET Gurgel do Amaral, GET Pastor Miranda Pinto, GET Goiás, EM Tenente Antônio João, EM Amazonas, EM Embaixador Araújo Castro, EM Orlando Villas Boas, EM Levy Miranda, EM Jurema Peçanha Giraud e EM Charles Anderson Weaver.

Para a premiação, as atividades desenvolvidas ao longo do ano foram avaliadas por um comitê externo de profissionais voluntários, com base em critérios como mobilização dos estudantes, criatividade e inovação, visibilidade das ações e comunicação das missões realizadas. O número premiadas por estado foi proporcional à participação no programa.

De 2019 a 2025, o Escolaí alcançou mais de 218 mil estudantes, especialmente do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Nesse período, o programa consolidou sua metodologia em formato de gincana interescolar, estimulando o desenvolvimento do projeto de vida, o trabalho em grupo e habilidades alinhadas à Base Nacional Comum Curricular e às demandas do mundo do trabalho.

“Cerca de 80% dos estudantes brasileiros estão em escolas públicas, que são espaços fundamentais para despertar sonhos e ampliar horizontes. Nosso compromisso é apoiar escolas e educadores no fortalecimento de competências que ajudem os jovens a concluir a educação básica e a acessar melhores oportunidades no futuro”, afirma Cassiane Lanzoni, gerente de Programas da Fundação Otacílio Coser.

Há mais de 20 anos, o Programa Escolaí investe no potencial transformador das juventudes. A edição de 2026 terá início em Abril, após a realização de um evento presencial com estudantes de cerca de 60 escolas participantes do Rio de Janeiro.

Para saber mais sobre as duas décadas da iniciativa e suas histórias de transformação, acesse https://programaescolai.org.br/20anos





Sobre a Fundação Otacílio Coser 

A Fundação Otacílio Coser é uma instituição sem fins lucrativos que atua para gerar conexões e oportunidades para as juventudes em situação de vulnerabilidade social, desde a educação básica até o mundo do trabalho. Com origem no Espírito Santo e atuação em território nacional, há 26 anos a Fundação realiza programas que beneficiam diretamente as juventudes. Suas ações incluem iniciativas de formação inovadoras, parcerias com escolas públicas, empresas e organizações da sociedade civil para promover o desenvolvimento de jovens, a inclusão e a igualdade de oportunidades.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem