INTO amplia atendimento no SUS com centro voltado a tratamentos ortopédicos inovadores

 Iniciativa reúne pesquisa e assistência em terapias minimamente invasivas

Walterson Rosa/MS

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) inaugurou, nesta quinta-feira (22), o Centro de Atenção em Ortobiológicos, iniciativa pioneira no Sistema Único de Saúde (SUS), voltada ao desenvolvimento de terapias inovadoras e minimamente invasivas para doenças ortopédicas. A proposta é ampliar o acesso a tratamentos que podem reduzir a necessidade de cirurgias de grande porte e acelerar a recuperação dos pacientes.
 
O novo centro reúne ações de pesquisa, assistência e inovação, com foco em terapias ortobiológicas aplicadas a pacientes com doenças articulares, como a osteoartrite. A iniciativa busca oferecer alternativas terapêuticas capazes de reduzir a dor, melhorar a mobilidade e, em muitos casos, adiar ou até evitar cirurgias de prótese.
 
“É uma abordagem inovadora, com potencial para transformar a política de saúde pública em ortopedia no país. Os tratamentos ortobiológicos permitem ampliar o acesso dos pacientes, com menor custo e bons resultados clínicos, contribuindo para evitar o agravamento da osteoartrite e reduzir a necessidade de cirurgias mais complexas, como a prótese total do joelho”, afirma o diretor do INTO, José Paulo Gabbi.
 
Presente na cerimônia de inauguração, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou o papel estratégico da pesquisa no fortalecimento do cuidado aos pacientes. “São procedimentos inovadores que vão consolidar novos tipos de tratamento, tornando o INTO uma referência para a população brasileira e também para o mundo no uso dessa nova tecnologia”, afirmou.
 
Com o avanço dos estudos, a expectativa é que a proloterapia possa, futuramente, ser incorporada como alternativa terapêutica na rede pública de saúde, ampliando as opções de tratamento para pacientes com osteoartrite do joelho e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
 
Reforço estrutural amplia capacidade cirúrgica e reduz tempo de espera no SUS
 
Além da inauguração do novo Centro de Atenção em Ortobiológicos, o INTO reforçou sua estrutura assistencial com a chegada de mais de 200 novos profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, contratados por meio de processo seletivo.
 
Com o reforço da equipe, o Instituto passa a operar em capacidade máxima. “Pela primeira vez, em 2026, o INTO vai utilizar 100% da sua capacidade, com todas as salas cirúrgicas e leitos de enfermaria em funcionamento. A expectativa é que o Instituto passe de cerca de 7 mil cirurgias, registradas no ano passado, para 12 mil cirurgias até o final de 2026, ampliando o acesso a procedimentos ortopédicos de alta complexidade e contribuindo diretamente para a redução do tempo de espera no SUS, aqui no Rio de Janeiro”, concluiu o ministro da Saúde.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem