Acordo com a ESPM abre caminhos para mais educação, autonomia e igualdade no mercado de trabalho
ESPM Centro
A Secretaria de Estado da Mulher do Rio de Janeiro realiza nesta sexta-feira, 12 de dezembro, às 11h, no Campus Centro da ESPM, a cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com a ESPM, que vai oferecer 200 bolsas de estudo integrais para mulheres de baixa renda em quatro cursos tecnólogos de graduação. A iniciativa reforça a prioridade do Governo do Estado em ampliar o acesso à educação, fortalecer a autonomia econômica feminina e reduzir desigualdades de gênero no mercado de trabalho.
“Cada bolsa representa uma porta que se abre. Estamos falando de transformação real na vida de centenas de mulheres, que poderão se qualificar e conquistar novas possibilidades de futuro. Esta parceria integra o esforço da Secretaria para promover autonomia, inclusão produtiva e reduzir desigualdades de gênero no mercado de trabalho”, diz Heloisa Aguiar, secretária de Estado da Mulher.
O anúncio acontece em um cenário no qual as mulheres avançam no ensino superior, mas ainda enfrentam barreiras para transformar formação em oportunidades reais de carreira. Dados do IBGE (Censo 2022) e do Ministério da Educação mostram que 20,7% das mulheres com mais de 25 anos têm graduação completa, contra 15,8% dos homens, e que elas representaram 59% das matrículas no ensino superior em 2023. No Rio de Janeiro — onde as mulheres são 52,8% da população — elas também foram maioria no SISU, com 62% das inscrições, mas permanecem sub-representadas em áreas técnicas e posições de liderança.
Para Jane Mündel, diretora de Programas Educacionais – Tecnólogos da ESPM, a educação é um motor de transformação social. “Estamos formando não apenas novas profissionais, mas novas protagonistas. Ao oferecer acesso à educação de qualidade e cursos em áreas estratégicas, contribuímos para que mulheres fluminenses tenham mais autonomia, empregabilidade e condições reais de ascender no mercado. Esta parceria com a Secretaria da Mulher reforça o compromisso da ESPM com inclusão, diversidade e desenvolvimento social."
Com a parceria, mulheres com renda per capita familiar de até 1,5 salário mínimo poderão concorrer a bolsas de 100%, e mulheres com renda de até 3 salários mínimos de 50% nos cursos Gestão Recursos Humanos, Gestão Comercial, Gestão de Qualidade e Logística - áreas estratégicas e de alta demanda no mercado de trabalho. As candidatas poderão ingressar pelo vestibular próprio da ESPM ou pela nota do Enem.
A inscrição pode ser realizada de forma on-line a partir do dia 12/12 por meio do site da ESPM no link
SERVIÇO
Cerimônia de Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica: SEM-RJ + ESPM
12 de dezembro (sexta-feira)
11h
Campus Centro ESPM – Rua do Rosário, 90