Dicas para incentivar a leitura nas férias: 8 livros para diferentes idades

 Confira títulos selecionados pela pedagoga e diretora da Escola Pedro Apóstolo que fortalecem o vocabulário, a imaginação e o vínculo com os livros durante as férias

Divulgação
A leitura contribui para a sensação de bem-estar, estimula a empatia e desenvolve a criatividade.

Com a chegada das férias escolares, muitos pais buscam maneiras de manter as crianças envolvidas em atividades que estimulem o aprendizado de forma leve e prazerosa. Umas das práticas que não deve ser deixada de lado no recesso é a leitura, um hábito que contribui para a sensação de bem-estar, estimula a empatia e desenvolve a criatividade. 
 

Segundo a pedagoga e diretora da Escola Pedro Apóstolo, Carolina Paschoal, as férias oferecem uma oportunidade especial para fortalecer esse vínculo com os livros. “Quando a leitura deixa de ser uma obrigação e passa a acontecer em momentos de descanso, ela ganha um novo significado para a criança. É nesse período que muitos descobrem o prazer de ler sem pressa, por curiosidade e escolha própria”, destaca. 
 

A leitura não apenas fortalece o vínculo entre adultos e crianças, como também contribui com diversas competências, desenvolvendo aspectos cognitivos, emocionais, linguísticos e sociais. Pesquisas científicas reforçam esses efeitos: um estudo divulgado pela American National Library of Medicine aponta que a leitura e contação de histórias desde os primeiros anos de vida ativa áreas do cérebro ligadas à linguagem, memória e atenção.  
 

Já o levantamento Primeiríssima Infância, realizado pela Fundação Maria Cecília do Souto Vidigal, mostra que crianças que têm um contato diário com a leitura mostram um melhor desenvolvimento na linguagem oral e na capacidade de se concentrar. O estudo também destaca que o hábito de ler na infância está diretamente associado à formação de leitores ao longo da vida. 
 

Portanto, é importante que os livros façam parte do cotidiano, e não estejam associados somente ao período escolar. Durante as férias, Carolina dá algumas dicas para incentivar esse hábito: “Criar rituais de leitura, visitar livrarias e bibliotecas são ações simples que criam memória afetiva e são fundamentais para despertar a paixão pelos livros”, afirma. 
 

Para apoiar as famílias no recesso, a diretora da Escola Pedro Apóstolo selecionou 8 livros recomendados para diferentes faixas etárias, que estimulam imaginação, vocabulário, empatia e interpretação: 

 

Para crianças de 3 a 5 anos 
 

A Lagarta Comilona – Eric Carle 

Uma história encantadora que apresenta cores, números e o processo de transformação de forma leve e visualmente atraente para as crianças pequenas. 

O Monstro das Cores – Anna Llenas 

Ótima leitura para ensinar sobre emoções, ajudando os pequenos a nomear e compreender os próprios sentimentos. 

 

Para crianças de 6 a 8 anos 
 

O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry (edição adaptada) 

Uma versão acessível do clássico da literatura universal que introduz valores essenciais como amizade, cuidado e imaginação. “É uma obra que estimula a imaginação e criatividade e incentiva a reflexão sobre o que é realmente importante na vida”, lembra a diretora. 
 

Diário de um Banana – Jeff Kinney (edição inicial ou ilustrada) 

Leve e divertido, é um livro que gera uma identificação com as situações vividas pelo protagonista, ideal para crianças que estão começando a ler histórias mais longas. 

 

Para crianças de 9 a 11 anos 
 

Como Treinar Seu Dragão – Cressida Cowell 

Uma narrativa envolvente que combina humor, aventura e construção de mundos que explora temas importantes, como amadurecimento, empatia e identidade. 
 

Quando a primavera chegar - Marina Colasanti 

A obra entrega uma antologia de 17 contos inéditos que trazem o maravilhoso como marca. Os contos que trazem metáforas sobre regeneração, alegrias e sobre aquilo que nos faz humanos. 

 

Para crianças a partir de 12 anos 
 

O Hobbit – J.R.R. Tolkien 

O livro é uma porta de entrada fantástica para a literatura de fantasia, que desperta criatividade, senso de aventura e imaginação. 
 

Extraordinário – R. J. Palacio 

Uma leitura sensível e necessária sobre empatia, convivência e acolhimento das diferenças, que mostra a importância de ver além das aparências. 

 

Sobre a Escola Pedro Apóstolo 

Fundada há mais de 25 anos, a Escola Pedro Apóstolo tem como base valores como respeito, igualdade, humildade e liberdade de expressão. Localizada no bairro Capão Raso, em Curitiba, atende alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II, com opções de turno integral bilíngue e meio período. 

Com foco na formação integral, a escola alia o desenvolvimento intelectual ao emocional, estimulando a curiosidade, a empatia e o protagonismo dos alunos. Os espaços são pensados para promover o sentimento de pertencimento e a aprendizagem ativa, sempre com investimento constante em novas tecnologias e formação docente. 

Escola Pedro Apóstolo    

Rua Dr Manoel Linhares de Lacerda, 69 – Capão Raso    
Telefone: 41-3347-5834    
Whatsapp: 41-99684-7218    
secretaria@pedroapostolo.com.br    
www.pedroapostolo.com.br    
Facebook: escolapedroapostolo 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem