Companhia Ensaio Aberto convida a deputada federal Benedita da Silva para falar de cultura no Armazém da Utopia

 Bate-papo acontece dia 15 de dezembro, segunda, às 19h, com entrada gratuita na Zona Portuária carioca

Divulgação 

 A Companhia Ensaio Aberto recebe a deputada federal Benedita da Silva (PT/RJ), no Armazém da Utopia, no próximo dia 15 de dezembro, segunda-feira, a partir das 19h, com entrada gratuita (sujeito à lotação). Um papo com Bené terá como pauta as perspectivas da cultura para o Rio de Janeiro e o Brasil.

Bené (como também é conhecida a deputada) tem em sua trajetória política contribuições importantes para o país, como o projeto de Lei 1.075/2020, de sua autoria quando esta ocupou a presidência da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. O projeto foi sancionado e deu origem à Lei 14.399/2022 e à Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, que preconiza a parceria da União, dos Estados e Municípios com a sociedade civil, promovendo o respeito à diversidade, à democratização e à universalização do acesso à cultura no Brasil.

Para o Rio de Janeiro, a deputada já falou de suas propostas para a cultura do Estado, como o incentivo à criação de editais, a valorização de práticas culturais e o apoio à rede de lonas culturais (teatros de arena cobertos onde ocorrem peças teatrais, shows, peças teatrais, oficinas, cursos etc.). Na pauta de trabalho de Bené ainda estão a garantia do uso prioritário dos recursos do Fundo Municipal de Cultura para programas que valorizem a diversidade cultural do Rio e o incentivo ao carnaval e sua cadeia produtiva.

— Superamos o momento em que o Ministério da Cultura foi devastado, no governo anterior, e agora precisamos avançar com políticas públicas estruturantes para o setor cultural. Bené, que foi presidente da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, é uma figura estratégica e, por isso, os trabalhadores do Armazém da Utopia convocam os produtores e profissionais da cultura para esse papo. — afirma, Tuca Moraes, atriz e produtora que, juntamente com o diretor artístico Luiz Fernando Lobo, são os gestores culturais dessearmazém no Cais do Porto, sede da Companhia Ensaio Aberto, fundada pelos dois artistas, há 33 anos.

A caricatura de Ziraldo (in memoriam) e a arte da convocatória foram, gentilmente, cedidas pelo Instituto Ziraldo.

 

Sobre a deputada Benedita da Silva

Além da defesa e da valorização da cultura, Benedita da Silva ainda participa ativamente de debates sobre segurança pública, destacando a importância da inteligência e do planejamento para lidar com a violência nas comunidades. Foi a primeira vereadora negra do Rio, em 1982; a primeira senadora negra do Brasil, em 1994; e a primeira governadora negra do Rio de Janeiro (2002-2003). Em sua agenda política, Bené acredita na busca por reparação histórica para as periferias através de políticas de urbanização, saúde, educação e trabalho.

 

Ziraldo

Um papo com Bené

Dia 15/12/2025 - segunda-feira -  a partir das 19h(A casa abrirá às 18h, juntamente com o Bar Bertolt Brecht)

Armazém da Utopia | Armazém 6 do Cais do Porto | RJ

Como chegar:www.ensaioaberto.com/informacoes

Entrada gratuita: Ingressos disponíveis no Sympla(sujeito à lotação)


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem