Shot matinal de limão viraliza nas redes sociais, mas pode impactar a saúde bucal

 Muitos conteúdos e desafios viralizam diariamente nas redes sociais. Algumas dessas atividades, no entanto, podem trazer efeitos negativos para a saúde bucal, como é o caso da trend do shot matinal de limão. 

Divulgação

O integrante da Câmara Técnica de Dentística do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Dr. Camilo Anauate, explica que o shot de limão pode prejudicar os dentes, visto que o pH do suco de limão é extremamente ácido.

“Muitos ácidos da alimentação podem causar biocorrosão, com ênfase nos sucos de limão e laranja. O somatório deste hábito com outros, como escovação com escovas de cerdas duras e cremes muito abrasivos, pode piorar o quadro”, esclarece o cirurgião-dentista.

O profissional alerta que muitas vezes pode-se ver a dentina (tecido que compõe a maior parte do dente) por meio da transparência causada pela dissolução do esmalte que o protege.

Impacto na gengiva 

O shot matinal de limão tem impacto mínimo, mas pode agravar alguns casos de lesões pré-existentes, como as aftas. 

Dr. Camilo Anauate afirma que, do ponto de vista odontológico, não é recomendado de forma alguma o shot de limão. De qualquer forma, o cirurgião-dentista alerta que, caso a pessoa adote essa prática, ela deve ser feita com a menor frequência possível. O profissional recomenda também que seja feito um bochecho com água imediatamente após o consumo do shot.

No entanto, não é indicado escovar os dentes logo após ingerir a bebida, visto que o ato promove o atrito do ácido contra o esmalte. A combinação dos dois agentes, químico e mecânico, aumenta as chances de corrosão dos dentes.

O integrante da Câmara Técnica de Dentística do CROSP sugere que uma alternativa seria tomar o shot com canudo, minimizando a quantidade de suco ácido em contato direto com os dentes.

“Fujam de orientações de influenciadores e de pessoas que não são cirurgiões-dentistas quando o assunto for a cavidade bucal. O cirurgião-dentista é o oráculo mais indicado. Cuidado com as fake news das redes sociais, profissionais que se intitulam dentistas-biológicos (especialidade não existente na Odontologia), que criam factoides para auferir fama e subtrair dinheiro de pacientes incautos”, finaliza o Dr. Camilo.

Sobre o CROSP

Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) é uma autarquia federal dotada de personalidade jurídica e de direito público com a finalidade de fiscalizar e supervisionar a ética profissional em todo o Estado de São Paulo, cabendo-lhe zelar pelo perfeito desempenho ético da Odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente.

Hoje, o CROSP conta com mais de 175 mil profissionais inscritos. Além dos cirurgiões-dentistas, o CROSP detém competência também para fiscalizar o exercício profissional e a conduta ética dos Técnicos em Prótese Dentária, Técnicos em Saúde Bucal, Auxiliares em Saúde Bucal e Auxiliares em Prótese Dentária.

Mais informações:

www.crosp.org.br

imprensacrosp@apexagencia.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem