O Verão se aproxima I Cuidados para evitar danos aos olhos na estação mais quente do ano

 Médico oftalmologista dá dicas para quem terá contato com praia, piscina, areia, sol e protetor solar, que podem causar irritações e até complicações mais sérias

Freepik

O dia começa com céu limpo, calor intenso e a promessa de diversão na praia ou na piscina. Entre mergulhos, esportes ao ar livre e o uso de protetor solar, os olhos acabam expostos a situações que podem causar desconforto e até danos sérios. Segundo o oftalmologista Gustavo Lima, do Hospital Oftalmos, o Verão é uma das estações que mais exige cuidados com a saúde ocular, especialmente por conta da combinação entre sol forte, água salgada ou clorada e o uso frequente de cosméticos.


A exposição prolongada à água do mar ou da piscina pode provocar irritações, principalmente em quem tem o hábito de abrir os olhos debaixo d’água sem proteção. O médico explica que, embora a maioria dos casos não evolua para infecções, é importante observar os sintomas que costumam surgir, principalmente no entardecer. “O ideal é usar colírios lubrificantes, fazer compressas geladas sobre os olhos e, em 24 horas, isso deve melhorar. Se não houver melhora, é necessário procurar um oftalmologista para investigar o que pode estar acontecendo”, explica.


Outro fator recorrente é o contato do protetor solar com os olhos, especialmente em crianças. A ardência causada pelo produto pode ser desconfortável, mas geralmente não representa risco. “Se, eventualmente, a pessoa passou o protetor solar e acabou suando, ou ele escorreu para dentro dos olhos, pode causar um pouco de irritação. Como esses produtos, em sua formulação, já preveem algum contato com os olhos, normalmente basta lavar com água corrente e esperar um pouco, o que costuma ser suficiente para evitar problemas”, assegura o médico oftalmologista.


Embora alguns considerem o uso de óculos escuros apenas uma questão estética, o especialista do Hospital Oftalmos afirma que o uso de modelos com proteção UVA e UVB são fundamentais para evitar lesões agudas e crônicas. O doutor alerta que óculos sem procedência confiável podem agravar os efeitos da radiação solar, já que escurecem a visão e dilatam a pupila, permitindo maior entrada de raios nocivos. “Se não tiver proteção, isso vai, em vez de proteger, agravar os efeitos dos raios UVA e UVB”. A escolha por óculos de qualidade é uma medida preventiva que protege a córnea, o cristalino e até a retina. 


Esportes ao ar livre também exigem cuidado com os olhos 


Nessa época do ano, as pessoas costumam realizar mais atividades ao ar livre, principalmente na beira da praia. O médico explica que, em práticas como vôlei de praia e beach tennis, os olhos ficam mais vulneráveis ao vento e à areia. Em caso de acidentes, o ideal é lavar com água corrente e usar colírios lubrificantes. Se a sensação de corpo estranho persistir, é importante buscar atendimento especializado, pois grãos de areia podem se alojar sob as pálpebras e causar lesões. 


O doutor também faz um alerta sobre o uso de lentes de contato. “Evite mergulhar com os olhos abertos debaixo d’água, tanto na piscina quanto no mar. Se isso for inevitável, o ideal é utilizar lentes de contato de descarte diário, que oferecem menor risco de acúmulo de bactérias”, indica. Em caso de irritação ou dor, o uso deve ser suspenso imediatamente e, se os sintomas não melhorarem em 24 horas, é necessário consultar um oftalmologista. “Para quem depende de óculos e costuma usar lentes de contato com frequência, a cirurgia refrativa é uma excelente opção, pois reduz os riscos e garante mais qualidade de vida com independência dos óculos”.


O especialista do Hospital Oftalmos reforça que, diante de qualquer sinal incomum, como alterações na visão, pontos brilhantes, visão turva ou qualquer sintoma persistente, o paciente deve procurar atendimento com um oftalmologista credenciado. “A prevenção e o cuidado são as melhores formas de garantir um Verão tranquilo e sem sustos com a saúde dos olhos”, finaliza.

Sobre o Oftalmos 

Fundado há quase 20 anos, o Oftalmos Hospital de Olhos é referência em oftalmologia no Litoral Centro-Norte de Santa Catarina. Une tecnologia de ponta aos mais modernos equipamentos do mercado, com uma infraestrutura completa para acolher o paciente em todas as etapas do atendimento ocular. No mesmo local, são realizadas consultas, exames, cirurgias e adaptação de lentes. É reconhecido pelo atendimento humanizado e pela excelência no cuidado visual em cada detalhe.

O Oftalmos de Balneário Camboriú se tornou o único hospital do Litoral Centro-Norte catarinense a ser certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) no Nível 1. Essa conquista comprova a dedicação da marca em garantir a máxima segurança do paciente, a padronização dos processos e a qualidade clínica em todas as etapas do atendimento. O selo ONA reforça o compromisso da instituição em oferecer práticas assistenciais alinhadas aos mais altos padrões nacionais de saúde, proporcionando confiança e tranquilidade para quem busca excelência no cuidado com a visão. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem