Número de divórcios aumenta 4,9% no Brasil e parte disso se deve a falta de dinheiro

 Segundo dados atuais do IBGE de 2025, além do aumento de 4,9% dos divórcios, o número de casamentos recuou 3% e problemas econômicos é a causa principal


Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atual mostrou que o número de casamentos registrados recuou em 3% em relação a 2022. As Estatísticas do Registro Civil também contabilizaram 440,8 mil divórcios, número 4,9% maior em 2025 do que em 2022. A maior redução de casamentos se concentrou na Região Sudeste (-5,0%). Já em relação aos divórcios, as regiões Centro-Oeste e Norte apresentaram as maiores variações, de 16,8% e 13,1%, respectivamente.

De acordo com o especialista em comportamento afetivo e relacionamentos do MeuPatrocínio, Caio Bittencourt, a imaturidade dos homens, a instabilidade financeira e a falta de comunicação entre o casal influenciam nas causas. “É importante entender que, por trás desses números, existem várias questões complexas que podem levar ao fim de um casamento. A imaturidade dos homens mais jovens é um fator que complica qualquer relacionamento, e quando isso se junta à falta de estabilidade financeira e emocional, a situação piora”, afirmou Caio.

Migrando para relacionamentos Sugar

Em meio ao aumento de divórcios, surge a tendência de relacionamentos Sugar, que tem crescido expressivamente nos últimos anos como resposta às dificuldades financeiras que os relacionamentos tradicionais possuem. A relação Sugar exclui esse tipo de adversidade pois é composta por um homem rico e experiente, o Sugar Daddy, que proporciona conforto e uma vida de luxo à sua parceira, a Sugar Baby. A estabilidade financeira é um pilar.

Cerca de 89% dos usuários divorciados do MeuPatrocínio revelam ter a esperança de encontrar uma relação séria e duradoura, com as “cartas na mesa” e objetivos transparentes, sem tempo para joguinhos. “Depois de enfrentarem as dores de cabeça da separação, essas pessoas passam a buscar praticidade. Evitam complicações, preferindo a simplicidade e a leveza que são facilmente encontradas nos relacionamentos Sugar", afirma o especialista.

Afinal, quais são os principais motivos por trás de um divórcio?

Uma pesquisa publicada no Journal of Social and Personal Relationships revelou que muitos dos problemas que acabam resultando em divórcio já estão presentes desde o início do namoro. Confira:

1 - Problemas Econômicos: A falta de dinheiro é uma das principais causas de divórcio, pois o dinheiro afeta diretamente questões como segurança e expectativas de vida. Quando há dificuldades financeiras, os casais podem se sentir frustrados.

2 - Problemas de Comunicação: Quando a comunicação falha, surgem mal-entendidos e fica difícil resolver os conflitos. Sem um diálogo aberto, as frustrações vão se acumulando e o distanciamento emocional só cresce.

3 - Falta de sexo: Outra razão comum para o divórcio é a falta de sexo, já que a intimidade física é super importante para a conexão emocional entre o casal. Quando a vida sexual fica de lado, o distanciamento acaba acontecendo, o que enfraquece a relação.

4 - Vícios: Quando um dos parceiros tem comportamentos destrutivos, como vícios, isso cria instabilidade e afeta a confiança. Com o tempo, isso vai dificultando e enfraquecendo relação.

"A combinação de dinheiro, felicidade e um bom casamento realmente existe. Ao contrário disso, problemas financeiros podem ser responsáveis por separações e frustrações. É por isso que percebemos que casais financeiramente estáveis são mais felizes, não se preocupar com dinheiro causa menos frustrações e isso aumenta a satisfação e bom humor", finaliza o especialista, Caio Bittencourt.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem