Especialista em cuidados infantis, marca reforça que exercícios orientados não prejudicam o leite e são aliados fundamentais na recuperação pós-parto e saúde mental materna
O retorno às atividades físicas após o parto é um desejo comum, mas para as mães que amamentam, ele frequentemente vem cercado de dúvidas e mitos: "O leite vai secar?", "O sabor vai mudar?", "Pode fazer mal ao bebê?".
Para desmistificar essas questões e encorajar o autocuidado, a MAM Baby, especialista em cuidados infantis, trouxe o tema "Exercícios na Amamentação" em sua série de conteúdo "Segundas da Amamentação", no Instagram da marca. O objetivo é fornecer informações seguras e reforçar que, com orientação e respeito aos limites do corpo, o movimento é um poderoso aliado da mãe.
A principal preocupação entre as lactantes é se o exercício pode comprometer a produção ou a qualidade do leite. A MAM Baby destaca que, ao contrário do que se imagina, não há comprovação científica de que a prática de exercícios leves a moderados interfira negativamente na amamentação.
Pelo contrário, manter o corpo ativo após o período de resguardo e com liberação médica pode trazer benefícios significativos que refletem positivamente na dia a dia de mãe-bebê.
O movimento consciente vai muito além da recuperação da forma física pré-gestação. No puerpério, período de intensa adaptação, a atividade física funciona como uma ferramenta de bem-estar integral.
Os principais benefícios destacados pela marca incluem:
- Saúde Emocional: Liberação de endorfina, que ajuda a melhorar o humor, reduzir os níveis de estresse e ansiedade, e combater sintomas de "baby blues" ou depressão pós-parto.
- Aumento da Disposição: Embora pareça contraditório, o exercício moderado pode aumentar os níveis de energia, combatendo a fadiga comum da nova rotina.
- Recuperação Pós-Parto: Auxilia no fortalecimento do assoalho pélvico e da musculatura abdominal (diástase), além de melhorar a circulação e a postura.
- Momento de Autocuidado: Reservar um tempo para si, mesmo que curto, é fundamental para a saúde mental da mãe, permitindo que ela se reconecte com seu próprio corpo.
A MAM ressalta que o retorno deve ser gradual e sempre após a liberação médica. O mais importante é que a mãe respeite o tempo do seu corpo e os sinais de cansaço, sem buscar performance, mas sim consistência e bem-estar.
A prática de exercícios pode ser uma forma leve e positiva de cuidado e adaptação, fortalecendo a mãe para viver de forma mais plena esse momento de conexão única com seu bebê. A série "Segundas da Amamentação" continua a abordar temas relevantes para apoiar as famílias nesta jornada.

Sobre a MAM Baby
Fundada em 1976, na Áustria, e com presença em mais de 60 países, a MAM Baby é reconhecida mundialmente por sua dedicação à saúde, segurança, qualidade e design. A marca combina design inovador e cuidado médico comprovado para facilitar o dia a dia das famílias e proporcionar o que há de melhor para o desenvolvimento dos bebês, sendo referência global em chupetas, mamadeiras, bicos e bombas extratoras de leite. Em 2019, recebeu a Menção Honrosa pela Comissão Europeia do EU Product Safety Awards por definir e exceder as normas de segurança para chupetas e equipamentos de alimentação, com reconhecimento de seu papel de liderança no desenvolvimento de normas relevantes, que aumentaram o nível de segurança em todo o setor de puericultura leve. Em 2023, reafirmou seu compromisso com a sustentabilidade e inovação ao utilizar em seus produtos uma alternativa mais sustentável ao plástico de origem fóssil: o PP Biocircular, também conhecido como polipropileno biocircular, totalmente rastreável e com a Certificação Internacional de Sustentabilidade e Carbono (Cisc plus). Como parte de sua estratégia de sustentabilidade, a MAM colabora ativamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) das Nações Unidas, impulsionando iniciativas que promovem um futuro mais sustentável até 2030. Com raízes familiares e um forte compromisso com o bem-estar das próximas gerações, a MAM segue firme em seu propósito de ‘construir o futuro juntos’.