Famílias buscam mais que excelência acadêmica nas escolas

 Pesquisa aponta que pais priorizam habilidades socioemocionais e especialistas defendem o ensino integral como resposta a essa demanda

O último trimestre do ano é marcado pelo período de rematrículas que, para muitas famílias, é o momento de reavaliar prioridades sobre a educação dos filhos. Mais do que bons resultados acadêmicos, cresce entre os pais a expectativa de que as escolas também contribuam para a formação humana, social e emocional das crianças e adolescentes.

Um estudo realizado em 2023 pelo Instituto Livre Pra Escolher, em parceria com a consultoria IDados, revelou que, independentemente da condição socioeconômica, as famílias priorizam o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Entre elas, a empatia, a cooperação, o respeito e a capacidade de conviver com pessoas de diferentes origens sociais, raças e religiões.

“A percepção que temos no contato diário com os pais é que esse dado segue atualizado e o critério cada vez mais latente. As famílias entendem cada vez mais que a escola deve preparar o aluno não apenas para o vestibular, mas para a vida em sociedade”, afirma Marcos Piza, membro do conselho gestor do Lumen Verbi. 

Uma das respostas que o setor educacional tem dado a essa demanda é o ensino integral. Diferentemente do contraturno, em que os alunos passam mais tempo na escola em atividades extracurriculares, o ensino integral organiza a rotina de maneira integrada e o estudante vivencia tanto o aprendizado técnico quanto experiências que estimulam autonomia, convivência e senso crítico.

O ensino em período integral vem ganhando protagonismo no Brasil. O Censo Escolar 2024 revelou que as matrículas em tempo integral na rede pública passaram de 18,2% em 2022 para 22,9% em 2024, um salto que representa mais de 965 mil estudantes inseridos nesse modelo. O crescimento reforça uma mudança de mentalidade entre as famílias que enxergam no ensino integral mais do que ocupar o tempo das crianças: ele  é percebido como um investimento no desenvolvimento humano completo.

“A aprendizagem não é apenas absorver conteúdos, mas viver experiências que façam sentido. O ensino integral favorece justamente a criação de um ambiente onde o aluno exercita pensamento crítico, colaboração em equipe e resolução de problemas reais", afirmam Andrea Moraes, diretora pedagógica do Ensino Fundamental I e II do Lumen Verbi Educação, e Roberta Pereira, diretora pedagógica de Educação Infantil e Núcleo Bilíngue.

 

O estudo do Instituto Livre Pra Escolher, em parceria com a consultoria IDados, também aponta que um expressivo percentual de pais e mães de nível socioeconômico baixo e alto defende que a escola ideal deve contribuir para a formação de caráter, ética e/ou moral dos alunos. O segundo item mais votado pelos pais (39,4% de baixo NSE e 40,8% de alto NSE) foi “Trabalhar habilidades como pontualidade, organização e responsabilidade”.

 

No ensino integral, por exemplo, os alunos contam com momentos de estudo dirigidos por professores, que reforçam a fixação dos conteúdos e ajudam a criar hábitos de aprendizagem consistentes. Com isso, não há necessidade de lição de casa,  o que abre espaço para que crianças e adolescentes aproveitem melhor o tempo com a família e atividades de lazer. Entre os ganhos apontados pelos educadores estão o desenvolvimento do pensamento crítico, colaboração em equipe, resolução de problemas práticos, equilíbrio entre vida escolar e familiar, formação ética e cidadã. 

 

“O último trimestre do ano é marcado pela busca das famílias pela melhor instituição de ensino para seus filhos e percebo que esses pais e responsáveis avaliam muito mais do que notas em provas. O que pesa cada vez mais é a certeza de que seus filhos estão sendo preparados para a vida com equilíbrio, consciência social e, sobretudo, felicidade ", finaliza Marcos Piza.

Sobre o Lumen Verbi
Fundado há quase 25 anos em Paulínia (SP), o Colégio Lumen Verbi é referência em ensino integral e formação humanizada. Com metodologia própria e embasada na neurociência e em práticas pedagógicas ativas, a escola oferece uma proposta que vai além do conteúdo, estimulando o desenvolvimento intelectual, emocional, social e ético dos alunos. Fundado pela professora Áurea Sigrist, uma das maiores referências na formação de educadores da região, o Lumen Verbi atende da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental em uma área de mais de 30 mil m², com estrutura completa para experiências culturais, esportivas, artísticas e ambientais.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem