Evento marcará a entrega dos certificados no próximo dia 12 de novembro, deixando um legado de impacto positivo para jovens
O Instituto HEINEKEN, em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA) e a Favela Filmes, celebra a formatura de 50 jovens capacitados pelo projeto Cri.Ativos da Favela, que agora estão prontos para ingressar no mercado de trabalho audiovisual. A cerimônia será realizada no dia 12 de novembro em Belém e contará com atração surpresa para comemorar essa conquista.
Desde sua criação em 2023, o Cri.Ativos da Favela já capacitou mais de 240 jovens de comunidades periféricas em diferentes estados do Brasil. Em sua edição em Belém, o programa destacou-se pela missão de fomentar os talentos locais e conectá-los ao mercado, com foco na cobertura de grandes eventos, como a COP30. Os participantes tiveram acesso a infraestrutura de ponta, com laboratórios, equipamentos profissionais e conteúdos educativos que abordaram desde roteiro até edição e pós-produção audiovisual.
Para Vânia Guil, Head do Instituto HEINEKEN, o projeto reforça o compromisso da companhia com a inclusão e o desenvolvimento social. “Por meio do Cri.Ativos da Favela, reafirmamos nosso compromisso com a transformação social e a inclusão. Este programa não é só sobre capacitação, é sobre levar um legado positivo e criar um impacto que ecoe nas comunidades e em sua cultura”, afirma.
Da mesma forma, Marcus Vinícius Athayde, presidente da CUFA Global, destacou a importância de formar agentes de mudança. “Capacitar jovens das periferias é mais do que ensinar; é transformar realidades e ativar protagonismos. Cada jovem formado hoje não é apenas um talento a mais para o mercado, mas também uma voz levantando a potência cultural das periferias”.
Com o apoio técnico da Favela Filmes, os jovens formados em Belém receberam uma formação intensiva e prática, com duração de dois meses, que privilegiou o desenvolvimento de narrativas conectadas com os desafios climáticos e sociais abordados pela COP30. John Oliveira, CEO da Favela Filmes, celebrou o potencial criativo desses novos talentos. “Ver esses jovens se desenvolvendo mostra a força de iniciativas como o Cri.Ativos da Favela. É gratificante saber que o audiovisual está se tornando um meio para eles contarem suas histórias e gerarem impacto positivo em suas comunidades”, diz o CEO.
Realizado pelo Instituto HEINEKEN, em parceria com a CUFA e a Favela Filmes, o projeto tem como objetivo principal gerar oportunidades para jovens de comunidades periféricas, promovendo inclusão social, valorização da cultura local e fortalecimento das economias criativas.

Sobre o Grupo HEINEKEN
O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA. Em 2017, fortaleceu sua presença no país com a aquisição da Brasil Kirin, consolidando-se como o segundo maior player do mercado brasileiro de cervejas. Hoje, a companhia emprega mais de 13 mil pessoas e opera 13 unidades produtivas – sendo 11 cervejarias e duas microcervejarias – além de construir sua 14ª cervejaria em Passos (MG).
Com sede em São Paulo, o portfólio da companhia inclui marcas como Heineken®, Amstel, Amstel Ultra, Eisenbahn, Eisenbahn Unfiltered, Sol, Baden Baden, Blue Moon, Lagunitas, Devassa, Tiger, Bavaria, Glacial, Kaiser, No Grau, Schin e Amstel Vibes. No segmento de não alcoólicos, estão presentes Heineken® 0.0, Sol Zero, CLASH’D, FYS, Itubaína, Viva Schin, Skinka e Água Schin.
O Grupo HEINEKEN no Brasil é subsidiário da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa. Mais informações em www.heinekenbrasil.com.br e nos perfis da companhia no LinkedIn e Instagram.