Na próxima sexta-feira, 28 de novembro, a Cozinha Santo Antônio recebe o chef grego Giorgos Samoilis para uma noite especial ao lado da chef Ju Duarte. O encontro celebra o diálogo entre duas cozinhas com fortes raízes territoriais — a mineira e a grega — por meio de um menu exclusivo e uma cuidadosa harmonização com vinhos gregos.
divulgação
Giorgos está em Belo Horizonte desde outubro, cidade na qual mantém laços familiares. Proprietário dos restaurantes Cantina e Pelicanos, em Sifnos, ilha das Cíclades, o chef é conhecido por uma cozinha autoral que valoriza ingredientes locais e sazonais. “O que me inspira é o próprio ingrediente. Um insumo bonito e saudável me fornece toda a inspiração para aplicar técnicas clássicas ou modernas e torná-lo o protagonista de um prato”, conta.
Luisa Maciel
Na Cozinha Santo Antônio, a parceria com Ju Duarte nasce do interesse comum por cozinhas de origem, de mercado e de quintal, onde tradição, pesquisa e liberdade criativa caminham juntas. Para a chef mineira, a presença de Giorgos traz uma perspectiva sobre o que significa cozinhar a partir do território. “Esse jantar é uma travessia, uma conversa entre o Mediterrâneo e o sertão, entre o mar e a roça, entre Minas e as Cíclades”.
O menu da noite começa com um brinde mineiro: espumante Carvalho Branco acompanhado por tostada de grão-de-bico com cobertura de beterraba, queijo canastra e crocante picante. Na sequência, três entradas que costuram ingredientes e modos de preparo das duas cozinhas — dos mexilhões empanados em grão-de-bico com maionese de pequi ao quiabo grelhado com creme de pimenta cambuci, pitanga e granola de sementes. Como principal, dolmas: repolhos recheados com cordeiro e molho grego, com opção vegetariana de cogumelos. A sobremesa traz um pudim de ricota com melado de cana e canela, numa releitura que também conecta saberes.
A harmonização será conduzida por Lino Ramos, jornalista especializado em vinhos, e inclui rótulos como o Mantineia Moschofilero, o Nemea Agiorgitiko e o Naoussa Xinomavro.
Sobre o chef
À frente de três endereços em Sifnos, ilha grega com forte tradição culinária, Giorgos Samoilis é conhecido por uma cozinha autoral, sensível à geografia e às histórias do lugar. Com formação inicial em biologia molecular, trocou a carreira acadêmica pela gastronomia em 2011. Trabalhou em vilas privadas, foi responsável pelo renomado restaurante Omega3 por dez anos e hoje comanda o Cantina (@cantina_sifnos) — onde já estiveram nomes como Barack Obama e Tom Hanks —, o Pelicanos (@pelicanos_sifnos) e o projeto Lamarina (@lamarina_sifnos). Todos têm em comum o uso de ingredientes locais e frescos, o respeito à sazonalidade e a busca por narrativas que conectam território, memória e sabor.
Sobre a chef
Ju Duarte é chef da Cozinha Santo Antônio e mestranda em História, onde pesquisa a gastronomia mineira e suas camadas de memória. Começou na publicidade, enquanto estudava gastronomia e vendia seu paté na Feira Fresca — um início que já mostrava seu interesse por ingredientes, território e histórias.
Na Cozinha Santo Antônio, transforma pesquisa e agricultura familiar em pratos que revelam a cultura alimentar de Minas e do Brasil. Receitas como o Maria da Cruz, inspiradas em personagens e narrativas do estado, mostram como Ju usa a história como bússola criativa. Do seu jeito, cozinha o que importa: comida que nasce de origem, propósito e afeto, feita para alimentar o corpo, a memória e o cotidiano de quem se senta à mesa.
Sobre Lino Ramos
Lino Ramos é jornalista, chef e produtor cultural. Formado em cozinha comercial pelo Senac-MG e Jornalismo pela Faculdade Estácio de Sá, comandou restaurantes no Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais. Participa de inúmeros eventos como chef convidado como Feira do Doce Mineiro, Mesa BH, Aproxima, Minas é o Mundo e Festival Boa Mesa. Atualmente é membro da secretária executiva da Frente da Gastronomia Mineira e diretor da Confraria da Quina e da produtora Quina do Lino.
NOITE GREGO-MINEIRA
BOAS VINDAS
Tostada de grão-de-bico com cobertura de beterraba, queijo canastra e
crocante picante.
Espumante Carvalho Branco – Feito em Minas
ENTRADAS
1. Mexilhões empanados em grão-de-bico com maionese de pequi
2. Berinjela marinada com creme de berinjela defumada, pesto de hortelã e quitoco, breadcrumbs e conserva de limão siciliano.
3. Quiabo grelhado com creme de pimenta cambuci, molho de pitanga e granola de sementes de abóbora
Vinhos:
Mantineia Moschofilero Branco
Ionos Roditis Rosé
PRATO PRINCIPAL
Dolmas: repolho (ou outra folha) recheada com carne moída de cordeiro, e molho Grego.
Opção vegetariana: dolmas de cogumelos.
Vinhos:
Nemea Agiorgitiko PDO Tinto
Naoussa Xinomavro PDO tinto
SOBREMESA
Pudim de ricotta com melado de cana e canela
Reservas e valor
O jantar será servido apenas mediante reserva antecipada pelo WhatsApp da Cozinha Santo Antônio (31 98218-6427).
Investimento:
Individual – R$ 290,00
Casal – R$ 560,00
Valor inclui o menu completo com harmonização de vinhos gregos.
Cozinha Santo Antônio
Rua São Domingos do Prata, 453 – Santo Antônio, Belo Horizonte
@cozinhasantoantonio

