Colégios do Rio de Janeiro intensificam ações de educação ambiental e integram mobilização nacional rumo à COP30

 Observatório do Clima promove protagonismo estudantil, projetos socioambientais e participação em encontro formativo em Belém, paralelo à conferência mundial sobre o clima

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Os Colégios Maristas São José Barra e São José Tijuca desenvolveram, ao longo do ano, ações integradas de responsabilidade socioambiental por meio do Observatório do Clima, projeto nacional do Marista Brasil que tem como objetivo formar multiplicadores em educação ambiental e ecologia integral dentro das escolas da Rede. As iniciativas fortalecem o protagonismo juvenil e articulam práticas de cuidado com a Casa Comum, conectando os estudantes às discussões globais sobre sustentabilidade.

Na unidade Barra, os estudantes identificaram a necessidade de um ponto acessível de descarte de lixo eletrônico na região e criaram, na escola, um espaço permanente para recebimento de equipamentos como celulares, notebooks, tablets e periféricos inutilizados. A ação envolve campanhas educativas com alunos e famílias, parceria com empresa certificada para descarte correto e relatórios de transparência sobre o volume coletado. O projeto já foi apresentado em eventos internos e externos, reafirmando a escola como agente transformador da comunidade.

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“O ponto de coleta de lixo eletrônico nasce do olhar dos estudantes para um problema real da comunidade. Quando a escola se coloca como parte da solução, estimulamos uma nova consciência socioambiental. Queremos que cada gesto cotidiano reflita compromisso com o futuro do planeta”, explica o coordenador da área de humanas, Daniel Campelo.

Segundo o professor, a Conferência das Partes, conhecida como Conferência do Clima, é um dos eventos mais importantes do mundo no enfrentamento do aquecimento global e na busca por soluções de desenvolvimento sustentável. Ela é organizada anualmente pela ONU e, neste ano, será sediada pela primeira vez no Brasil. “A nossa participação nesse movimento não começou agora. Ela vem sendo construída ao longo dos últimos três anos, quando iniciamos, nos anos finais, uma simulação da Conferência com os estudantes do 6º ao 8º ano. Além disso, desde a Educação Infantil, a consciência climática e o cuidado com a Casa Comum já fazem parte do nosso planejamento pedagógico. Ou seja, nossos estudantes estão crescendo entendendo que o meio ambiente não é um tema externo à escola: ele está no centro da formação humana que acreditamos e defendemos”, completa.

Já no Colégio São José Tijuca, um grupo de oito estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio integra o Observatório do Clima e está à frente do desenvolvimento de projetos ambientais que atravessam os segmentos da escola. Eles planejam iniciativas e articulam sua execução, promovendo uma cultura de cuidado ambiental contínua. Como parte do percurso formativo, dois estudantes, juntamente com o educador responsável pelo núcleo, representam a unidade no Encontro Nacional do Observatório do Clima, que está acontecendo essa semana, em Belém, simultaneamente à realização da COP30. Marista Brasil será a única rede de ensino a enviar representantes de todas as suas unidades ao evento, com cerca de 300 participantes, entre eles, 190 estudantes e 112 educadores, vindos de 81 colégios do país, além de uma delegação do Chile.

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“O Observatório do Clima é um espaço de formação para que nossos estudantes se reconheçam como cidadãos globais. A ida ao encontro em Belém, no contexto da COP30, reforça que a escola dialoga com o mundo. Eles são protagonistas de projetos que transformam a escola e ecoam para além dela”, afirma o coordenador Pedagógico do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, Gabriel Pequeno.

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