A escola chegou a mudar de nome em meados do século XX, tornando-se Visconde de São Leopoldo e retomou contato com o governo da Itália apenas nos anos 1990; hoje, o Dante Alighieri é uma das 47 escolas paritárias reconhecidas pelo governo daquele país ao redor do mundo.
O Colégio Dante Alighieri, instituição de ensino paulistana fundada por imigrantes italianos em 1911, formará, neste ano de 2025, sua primeira turma de Liceo Scientifico desde que o currículo italiano foi suspenso em 1942, em decorrência da Segunda Guerra Mundial. O currículo internacional coloca o Liceo Dante na seleta lista das 47 escolas paritárias reconhecidas pelo governo italiano ao redor do mundo; apenas outras duas instituições de ensino brasileiras, uma localizada em São Paulo e outra em Minas Gerais, carregam o mesmo título.
A história do currículo italiano no colégio remonta aos seus primeiros anos de funcionamento. De 1911 até 1924, os diplomas do Instituto Médio não tinham validade para continuar os estudos no Brasil, ou seja, o Dante oferecia exclusivamente o currículo italiano. Somente a partir de 1924, foi instituído um curso seriado e, no final de cada ano, os alunos eram avaliados por uma banca examinadora federal. Com a entrada do Brasil na guerra ao lado dos Aliados, contra o Eixo — formado por Itália, Alemanha e Japão —, a escola foi obrigada a interromper a formação italiana e até mesmo a alterar seu nome, passando a chamar-se Visconde de São Leopoldo entre 1942 e 1946. Com o fim do conflito, o colégio recuperou seu nome original, mas a língua e o currículo italianos permaneceram suspensos por décadas.
Em 27 de janeiro de 2023, o Dante conquistou a parità, reconhecimento concedido pelo governo italiano que autoriza instituições no exterior a ministrarem o currículo oficial da Itália. Com isso, o colégio retomou oficialmente o ensino dentro do sistema educacional italiano, culminando agora, em 2025, na formatura da primeira turma do Liceo — ciclo que vai do 9º ano do Ensino Fundamental II à 3ª série do Ensino Médio. Os 16 alunos que se formam na turma do IV Liceo deste ano começaram a cursar algumas matérias do currículo italiano no 6º ano do Ensino Fundamental II. A matriz curricular inclui componentes curriculares como Storia dell’Arte, Filosofia, Lingua e Letteratura Italiana, Storia, Matematica, Scienze Naturali e Informatica e Cultura Digitale ministrados exclusivamente em italiano, outros, como Física, Língua e Cultura Inglesa são ministrados em inglês.
Scuola Media, Liceo Scientifico e ensino da língua italiana no currículo brasileiro
O currículo italiano do Dante está inserido no programa ECCE (abreviação de Eccellenza), estruturado em três fases que abrangem desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio:
- CLeCI – Curso de Língua e Cultura Italiana (1º ao 5º ano do Ensino Fundamental): Curso extracurricular voltado à imersão na língua e na cultura italiana, funcionando no contraturno escolar e preparando os alunos interessados em seguir no percurso do currículo italiano;
- Scuola Media (6º ao 8º ano do Ensino Fundamental): Curso composto pelos currículos italiano e brasileiro, iniciado em 2019. As aulas acontecem em tempo integral, com uma matriz curricular ampliada em literatura (italiana?), artes, história, inglês e cultura humanística europeia;
- Liceo (9º ano do Fundamental e 1ª a 3ª série do Ensino Médio): Continuação da Scuola Media, com quatro séries (I ao IV liceo). O componente curricular de Física é ministrado inteiramente em inglês. Em 2025, o colégio celebra a primeira formatura do Liceo dentro do programa ECCE.
Além do percurso formativo ECCE, em que a língua italiana é uma língua veicular, utilizada como instrumento para a aprendizagem de conteúdos não linguísticos, o ensino da língua italiana como LS (Lingua Straniera: língua estrangeira) está presente em toda a formação básica do colégio. No Fundamental I, os alunos têm uma ou duas aulas semanais, e no Fundamental II, duas aulas por semana. A Educação Infantil também mantém o contato com o idioma por meio de músicas e parlendas, reforçando o vínculo cultural que marca a identidade do Dante.
Desde 2017, o colégio também sedia vestibulares de universidades italianas, como a (não mais depois da Pandemia) Università di Bologna e a Università di Trento, abrindo portas para que seus alunos ingressem diretamente no ensino superior europeu.
Primeira turma do Liceo 2025
A turma inaugural do Liceo Scientifico – Scienze Applicate é composta por alunos que, após quatro anos de formação no Liceo Scientifico, realizarão o Esame di Maturità — prova final exigida pela escola italiana. Os estudantes que obtiverem o diploma italiano poderão ingressar em qualquer universidade da Itália ou da União Europeia, sem necessidade de revalidação.
Grande parte desses alunos iniciou sua trajetória ainda no CLeCI, no Ensino Fundamental I, e seguiu pelo percurso completo até o IV Liceo . O programa é resultado de mais de uma década de cooperação acadêmica com instituições italianas e formará turmas todos os anos a partir deste. No 6º ano (1º ano da Scuola Media) de 2026 — série em que se inicia, pelo CLeCI, a formação em italiano para alunos interessados no duplo diploma — há mais de 40 alunos matriculados, um exemplo do crescimento expressivo de interesse neste tipo de formação.
Sobre o Colégio Dante Alighieri
Fundado pela comunidade italiana em 1911, o Dante é um colégio que tem conseguido de forma eficiente unir sua tradição à inovação. Atende alunos desde os três anos até a terceira série do Ensino Médio. Oferece currículo internacional, com o Liceo Scientifico, reconhecido pelo governo italiano. Com seu programa de iniciação científica júnior, estimula a investigação e resolução de problemas, sendo um dos mais premiados do Brasil em competições científicas internacionais. A abordagem da tecnologia e da experimentação científica começa já na educação infantil. Conta com infraestrutura atualizadíssima em termos de tecnologia, literatura, artes e ciências – com um dos mais proeminentes museus escolares de História Natural do Brasil. A proposta educacional se ampara na excelência do ensino para a formação de um indivíduo com consciência de suas possibilidades e limitações, munido de uma cultura que lhe permita conhecer e compreender o mundo e refletir criticamente sobre o papel dos seres humanos na sociedade.