Com a maioria da população sem práticas regulares de atividade física, o Brasil enfrenta um aumento nas taxas de doenças crônicas evitáveis.

O sedentarismo no Brasil é uma das principais causas de gastos elevados com saúde pública, com estimativas apontando que até 2030, a inatividade física pode gerar um impacto superior a R$ 300 bilhões ao SUS. Esse custo está diretamente ligado ao aumento de doenças crônicas e à sobrecarga hospitalar, um reflexo da grande parcela da população brasileira que não adota uma rotina de atividades físicas. Hoje, 85% da população brasileira não pratica atividades físicas de forma regular. Esse cenário de inatividade contrasta com o crescimento do mercado esportivo no Brasil. Aproximadamente 30% da população admite não praticar exercícios regularmente devido à falta de motivação ou preguiça, o que dificulta a incorporação de hábitos saudáveis ao cotidiano. Além disso, cerca de 25% das pessoas evitam se exercitar porque não se sentem bem com o corpo, sendo o desconforto com roupas esportivas uma das principais queixas. Esse sentimento de insegurança corporal impede muitas pessoas de começarem ou continuarem a praticar atividades físicas. Outros fatores incluem a falta de tempo e a falta de acesso a espaços adequados, que também contribuem para o quadro de inatividade.
Diante disso, a população ainda enfrenta dificuldades para adotar um estilo de vida ativo, devido ao desconforto com roupas esportivas tradicionais. Para atender a essa necessidade, o mercado de moda esportiva tem evoluído, com marcas como a Speedo Multisport, que ampliou seu portfólio para incluir segmentos como academias e lifestyle, incluindo barras de proteína, géis de corrida que possuem formulações voltadas para desempenho do esportista, oferecendo produtos que incentivam a prática de atividades físicas enquanto proporcionam conforto e autoestima. Focada em inovação e sustentabilidade, a marca lançou a Bioamida, uma fibra de origem vegetal que reduz a pegada de carbono em até 50%, além de desenvolver tecidos biodegradáveis e a linha Cosmic Explorer, que alia design futurista, se moldando ao corpo de forma mais confortável. "Nosso objetivo é transformar a vida dos brasileiros, incentivando a prática de atividades físicas de forma prazerosa, além de crescer com responsabilidade, mantendo a performance que sempre foi o nosso diferencial", afirma Roberto Jalonetsky, CEO da Speedo Multisport.
O mercado de moda esportiva está cada vez mais alinhado com as necessidades e expectativas dos consumidores, que buscam produtos que ofereçam funcionalidade, conforto e design inovador, mas também que sejam sustentáveis. Com o aumento do interesse por um estilo de vida mais ativo, o desafio do sedentarismo tem impulsionado marcas a desenvolver soluções que não apenas facilitem a prática de exercícios, mas também ajudem a superar barreiras emocionais e físicas associadas à falta de confiança com o corpo. Roberto completa: "Estamos vivendo um momento único em que a inovação não pode ser dissociada da responsabilidade. Acreditamos que ao oferecer produtos que incentivam a prática de atividades físicas, conseguimos proporcionar aos consumidores uma verdadeira transformação em sua rotina, ajudando-os a superarem o sedentarismo com conforto e estilo. Nosso compromisso é crescer com propósito, levando saúde e bem-estar de maneira acessível para todos".
Sobre a Speedo MULTISPORT
Presente no Brasil há 46 anos, a Speedo Multisport iniciou sua operação em 1978, através da Multisport Indústria Comércio e Representações LTDA. e. Com share de mercado de mais de 80% em esportes aquáticos no Brasil e reconhecida como a melhor fornecedora de equipamentos e vestuário para nadadores, a empresa ampliou sua linha de atuação e hoje também está presente nos seguintes segmentos: fitness, beach tennis, lifestyle, dermocosméticos, equipamento de academias e suplementos alimentares, além de possuir uma linha exclusiva de óculos e relógios.
Com 3 lojas próprias e e-commerce, a Speedo Multisport está presente em todo o território nacional através de 40 mil pontos de revenda , entre pequenos e médios lojistas e grandes varejistas.
A Speedo Multisport é uma das principais incentivadoras do esporte brasileiro, patrocinando grandes atletas, federações e mais de 400 competições anualmente, além de fomentar a prática esportiva em diferentes modalidades. Em seu Elite Team, a Speedo Multisport conta com a multicampeã mundial e ouro em Tóquio 2020, Ana Marcela Cunha, o atual campeão dos jogos Pan Americanos, Guilherme Caribé , com o Melhor Nadador da América do Sul pelo Swammy Awards, Guilherme Costa (O Cachorrão), além de outros atletas. A empresa acredita que o futuro está nos jovens e, através do Future Team, apoia, atualmente, mais de 20 atletas.