Dossiê ITA: informações, curiosidades, destaques e depoimentos

 À véspera da 1ª Fase do vestibular mais desafiador do país, o Poliedro Curso, referência nacional em aprovações no ITA, reúne tudo o que você precisa saber sobre o instituto

 

 

Estudantes do Poliedro aprovados no vestibular 2025 do ITA

 

O vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), considerado um dos mais exigentes do Brasil, reúne anualmente milhares de jovens cujo sonho é ingressar em uma das instituições de maior prestígio da engenharia nacional. Neste ano, as provas ocorrerão em 5 de outubro (1ª Fase) e de 28 a 31 de outubro (2ª Fase). De acordo com o novo modelo adotado no último ano, serão disponibilizadas 180 vagas, distribuídas entre 8 cursos de engenharia: da Computação, de Sistemas e Energia, Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, Eletrônica e Mecânica-Aeronáutica.

Com a chegada do vestibular, o Poliedro Curso reuniu diversas informações importantes, como dados, curiosidades, destaques e depoimentos de quem está se preparando e de quem já foi aprovado no instituto. Confira!

 

É a vez das mulheres

Um dado recente do Censo da Educação Superior 2023 revelou que as mulheres são maioria no ensino superior do Brasil, representando 59,1% (5,9 milhões) das aproximadamente 10 milhões de matrículas nesse nível de ensino. De acordo com informações do Ministério da Educação, houve um aumento de 138,6% no percentual de mulheres matriculadas no ensino superior entre 2013 e 2023.

O ITA completou 75 anos de existência em 2025, mas foi só a partir de 1996 que as mulheres puderam se inscrever no vestibular. Naquela ocasião, 6 garotas, para um total de 120 vagas, foram aprovadas no instituto. O número tem crescido desde então. No último ano, 2.183 mulheres se inscreveram para o vestibular (quase 29% do número total), conquistando 8 das 183 vagas disponíveis.

 




Em 2024, 5 das 8 mulheres aprovadas no ITA eram alunas do Poliedro. Uma delas é Ana Paula Freitas da Silva Cunha, de 21 anos. A jovem conta que se interessou pelo instituto ainda no Ensino Médio, e desde então passou a pesquisar sobre os cursos de graduação disponíveis. A partir daí, começou sua jornada de estudos.

Ana Paula Cunha, caloura no ITA

“Minha rotina de preparação sempre foi estudar o mais difícil na parte da manhã, aprender conteúdo novo durante a tarde e estudar o que eu gostava mais durante a noite. Também fazia resumos coloridos com os conteúdos misturados. Era uma diversão e me ajudava na hora da revisão”, diz a jovem.

Agora, como uma estudante do ITA, Ana Paula compartilhou um pouco da sua rotina e de suas atividades. “A rotina de estudos é muito comum para todos os alunos: ir para a aula e fazer as listas. No geral, as atividades no ITA são abertas tanto para as mulheres quanto para os homens. As atividades voltadas para as mulheres em específico são principalmente as modalidades femininas nos esportes. Por exemplo, eu vou alguns dias da semana para o treino de futsal feminino e estou indo nos treinos de natação, inclusive comecei a aprender a nadar aqui no ITA (antes eu não sabia). Às vezes, existem algumas palestras voltadas para mulheres em STEM (Science, Technology, Engineering and Math); nesses casos mais raros, o público é 100% feminino, com mulheres de outras faculdades junto.”

Mulheres da Turma ITA do Poliedro Curso em São José dos Campos

Gráfico: Mulheres matriculadas na Turma ITA do Poliedro

Ana conta que a representatividade feminina no ITA ajuda a mostrar que esta realidade é possível para as mulheres que sonham em passar no vestibular. “Se não existissem meninas no ITA, talvez eu ficasse com muito medo de ter que explorar um mundo 100% masculino. Porque, normalmente, quando a gente é minoria em algum lugar, surgem perguntas do tipo ‘como vão me tratar?’. E ter outras mulheres para sanar essas dúvidas e oferecer apoio já ajuda muito. Fora que, para uma mulher, é mais inspirador ver outra mulher em local de destaque do que ver mais um homem. Não que a jornada do homem não inspire, mas ver a da mulher gera mais familiaridade para a gente se enxergar daquele jeito no futuro.”

Por fim, a jovem diz que quem sonha em entrar no ITA precisa reconhecer sua própria evolução e focar em objetivos a longo prazo. “Não dá para se conquistar nada grande do dia para a noite. Passar no ITA é incrível, mas a coisa mais incrível é o tanto que a gente se desenvolve durante esse processo. Então, aconselho a enxergar que o tanto que a gente aprende durante um ano de estudos para o vestibular é uma vitória, independentemente de a aprovação ter vindo naquele ano ou não. No ITA, a maioria das pessoas não passa de primeira, mas todas evoluem durante cada ano de suas jornadas”.

 

Buscando um lugar ao sol

Enquanto algumas mulheres já cravaram seu nome na história do ITA, outras estão em busca de realizar esse sonho. É o caso da estudante Sofia Cara Almeida, 18 anos, de São José dos Campos. A jovem, que realizará a 1ª Fase do vestibular no dia 5, conta que sua vontade de cursar engenharia surgiu já na infância. “Desde pequena, sempre fui fascinada por aviões, e isso me fez querer cursar Engenharia Aeronáutica. Nesse cenário, o ITA, como uma referência no Brasil e global na área, é a instituição pela qual tenho mais interesse e onde estou lutando para conseguir entrar”.

Ao comentar sobre os desafios da sua jornada de estudos, a jovem destaca que a preparação para o vestibular vai muito além do conteúdo acadêmico, exigindo equilíbrio pessoal. “Os principais desafios que eu posso citar são a rotina muito exaustiva, que pede disciplina, foco e resistência emocional, e ter que lidar com as adversidades do dia a dia, não deixando isso interferir no seu emocional, nos estudos e nos resultados”.

Sofia comenta que a representatividade feminina no ITA é algo que está se construindo com o passar dos anos. “Ainda são poucas, mas cada vez que uma mulher conquista um espaço lá, abre caminho para muitas outras. Passar no ITA, muito mais do que um sonho pessoal, é um sonho de realmente conquistar o nosso espaço em uma área historicamente masculina, é carregar um símbolo de força, persistência e paixão pela área, além de inspirar outras meninas a seguir esse caminho”.

Sofia em momento de estudo no Poliedro Curso

 

Coordenador da Turma ITA traz dicas

Para quem almeja uma vaga no ITA, a preparação exige dedicação, estratégia e disciplina. Segundo Robson Júnior, coordenador da Turma ITA do Poliedro Curso, para conquistar uma vaga no ITA, é fundamental conhecer a estrutura do vestibular e dominar os conteúdos das disciplinas, especialmente de exatas. “Organizar um cronograma de estudos que inclua revisão e resolução de provas anteriores faz toda a diferença. Participar de simulados regulares ajuda a controlar o tempo e a identificar pontos a melhorar, enquanto criar grupos de estudo e diversificar materiais enriquece o aprendizado. É igualmente importante equilibrar dedicação e descanso, mantendo foco, persistência e confiança ao longo de toda a preparação.”

Coordenador da Turma ITA do Poliedro Curso e professor de Física, Robson Júnior

“Equilibrar os estudos com momentos de descanso e lazer contribui para o bem-estar mental e físico, mantendo a motivação elevada. Criar grupos de estudo pode ser benéfico para a troca de conhecimentos e o esclarecimento de dúvidas, promovendo um aprendizado colaborativo. Por fim, a persistência e a confiança no processo são determinantes, uma vez que acreditar na própria capacidade e manter o foco no objetivo final, ainda que ele não se concretize no primeiro ano, são atitudes muito importantes.”

Robson ainda destaca que os resultados do Poliedro, ano após ano, são frutos de um trabalho aprofundado que existe há mais de três décadas, com professores especialistas no vestibular, o que faz toda a diferença. “Nosso trabalho é pautado em docentes que conhecem profundamente o vestibular, com muitos deles formados no próprio ITA e no IME. Com metodologia customizada e acompanhamento próximo, garantimos excelência constante há mais de 30 anos.”

 

Histórico de aprovações

Na última edição do vestibular do ITA, 106 alunos formados pelo Poliedro foram aprovados na primeira chamada, o que corresponde a 57,92% das vagas disponíveis. Isto é, mais da metade das aprovações do país corresponde à instituição, enquanto o segundo cursinho mais bem colocado obteve 22,8%. Esse resultado histórico reforça a liderança do Poliedro na preparação para um dos vestibulares mais concorridos do Brasil.

Entre os dez primeiros colocados de 2025, seis eram alunos do Poliedro, mantendo a tradição de destaque entre os melhores. Desde a criação da Turma ITA, em 1993, mais de 1.300 estudantes já conquistaram a aprovação, em um crescimento contínuo: de 82 aprovados em 2020 para 106 em 2025. O desempenho em Matemática também impressiona: cinco das oito notas máximas foram obtidas por alunos do Curso.



 

Estrutura, alojamento e preparação

 

Alojamento do Poliedro Curso em São José dos Campos

São José dos Campos, cidade em que o ITA está localizado, é o polo central da preparação para o vestibular da instituição, recebendo jovens de todo o Brasil. É lá onde fica o alojamento oferecido pelo Poliedro, com moradia, alimentação e suporte pedagógico. A estrutura permite que os estudantes se aprofundem ainda mais no vestibular, com dedicação exclusiva aos estudos.

Além disso, o grupo educacional possui uma metodologia criada especialmente para o ITA, com professores especialistas, muitos formados no próprio ITA e no IME, plano de estudos estruturado, acompanhamento socioemocional e estratégias personalizadas para cada estudante.

O Poliedro também promove simulados abertos e gratuitos, com questões autorais e inéditas, como os que ocorreram em julho de 2025, permitindo que estudantes de todo o Brasil tenham acesso à experiência do vestibular antes da prova oficial. Além disso, cada aluno conta com relatórios individualizados e estratégias pedagógicas personalizadas de acordo com seu perfil, o que garante uma preparação ainda mais eficiente.

Por fim, a turma ITA possui uma carga de 48 aulas semanais de 50 minutos cada, em que todas as disciplinas são trabalhadas de forma leve e didática, partindo do básico até os níveis mais avançados exigidos pelas provas do ITA. A grade é estruturada para priorizar as matérias de Física, Matemática, Química e Português, garantindo mais tempo em sala com o professor para aprofundar conteúdos e resolver questões.

 

Poliedro Resolve

Poliedro Resolve ITA é uma iniciativa do Sistema Poliedro que, desde o vestibular de 2002, oferece soluções detalhadas e comentadas das provas do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). O material é disponibilizado gratuitamente no site e no canal do YouTube do grupo educacional e inclui gabaritos, resoluções completas e comentários em vídeo, abrangendo diversas disciplinas para apoiar os vestibulandos na preparação para o ITA.


Convite à imprensa

O Poliedro se coloca à disposição da imprensa para auxiliar com informações, comentários e análises, com porta-vozes e especialistas à disposição para qualquer pauta que envolva o vestibular do ITA. Além disso, acrescentamos o convite para conhecer de perto a estrutura do Curso ou visitar o alojamento, que reúne dezenas de jovens de todo o Brasil para a melhor preparação.

Alunos aprovados no vestibular, assim como os que estão se preparando, e professores que cursaram o ITA estarão disponíveis para entrevistas, nas quais poderão compartilhar suas experiências e estratégias de estudo. Coordenadores especialistas na prova também ficarão à disposição para conversas, podendo detalhar a metodologia exclusiva e os diferenciais que consolidam o Poliedro como referência em aprovações no vestibular.

Com tradição, estrutura sólida e corpo docente qualificado, o Poliedro mantém sua posição como principal referência na preparação para o ITA, com o maior número de aprovados do país, formando gerações de engenheiros que impactam o futuro da ciência e da tecnologia no Brasil.

 

Sobre o Poliedro Curso 

O Poliedro Curso, com unidades em São José dos Campos, São Paulo e Campinas, além de turmas on-line para estudantes de todo o Brasil, oferece uma metodologia única, que envolve qualidade acadêmica diferenciada, acompanhamento individual e apoio ao aluno na gestão do tempo, dentro e fora de sala de aula, ajudando cada estudante em sua evolução para a conquista de algo maior para si e para o mundo.

A excelência da metodologia do Poliedro é comprovada pelas aprovações nos processos seletivos mais concorridos do país. Em 2025, nossos estudantes conquistaram, até agora, 1.530 aprovações em vestibulares de Medicina, com destaque para USP (157 aprovações), Unifesp (100 aprovações), Unicamp (88 aprovações), Unesp (103 aprovações), UFMG (64 aprovações e 1º lugar), UFRJ (21 aprovações e 1º lugar), Einstein (100 aprovações e 1º lugar) e Santa Casa (268 aprovações). Nos vestibulares militares de 2025, manteve o alto índice de aprovações no ITA (106 aprovados), no IME (207 aprovados) e na AFA (113 aprovados). No ITA, o Poliedro alcançou a incrível marca de 1.302 estudantes aprovados ao longo de sua história. Além disso, no Enem/SiSU 2025, os estudantes do Poliedro conquistaram 5.113 aprovações no 1º semestre em diversas carreiras. Para mais informações, acesse o site.

Siga o Poliedro Curso nas redes sociais: Instagram | Facebook | Twitter | LinkedIn | YouTube 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem