Projeto setorial do Consevitis-RS e ApexBrasil conecta 22 vinícolas brasileiras a importadores da China, Rússia, Angola, França e Eslováquia.
![]() |
Wines of Brazil, divulgação Comprador internacional e vinícola brasileira em negociação durante a última edição do Projeto Comprador Wines of Brazil durante a feira ProWine SP em 2024 |
O Brasil terá uma participação estratégica na ProWine São Paulo 2025, maior feira de vinhos e destilados da América Latina, que ocorre de 30 de setembro a 2 de outubro, no ExpoCenter Norte. A presença brasileira é liderada pelo Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS), que articula ações tanto no mercado interno quanto no externo.
No cenário internacional, o destaque é Projeto Comprador do Wines of Brazil, projeto setorial realizado pelo Consevitis-RS em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A edição contará com a presença de cinco compradores internacionais, vindos da China, Rússia, Angola, França e Eslováquia. Eles participarão de rodadas de negócios exclusivas com vinícolas brasileiras. Para isso, haverá um espaço exclusivo na feira, estruturado para proporcionar reuniões comerciais entre os importadores convidados e as empresas participantes.
O Wines of Brazil reunirá, nesta edição, 22 vinícolas de cinco estados brasileiros (BA, SP, RS, MG e PE), um crescimento de 37,5% em relação à última edição. A programação inclui ainda uma masterclass exclusiva sobre o vinho brasileiro e visitas técnicas nas regiões de vinhos de inverno, reforçando a promoção qualificada dos rótulos nacionais junto a compradores e formadores de opinião.
Os resultados do projeto demonstram o impacto das ações: em 2024, as vinícolas participantes registraram uma perspectiva de negócios internacionais de USD 727 mil durante a feira, além de uma projeção de USD 1,53 milhão nos 12 meses seguintes, decorrentes dos contatos estabelecidos no evento.
Estande coletivo Vinhos Gaúchos
Além das ações voltadas ao mercado externo, o Consevitis-RS também terá iniciativas para o mercado interno, em parceria com o Sebrae RS, como o estande coletivo Vinhos Gaúchos, que reunirá 37 vinícolas do Rio Grande do Sul, e o Projeto Comprador Nacional, com rodadas de negócios entre 34 vinícolas brasileiras e 10 compradores de oito estados, em parceria com o Sebrae Nacional.
Para o presidente do Consevitis-RS, Luciano Rebellatto, a ProWine São Paulo é uma vitrine essencial: “Queremos mostrar ao mundo a diversidade e a qualidade do vinho brasileiro, mas sem deixar de fortalecer nossa presença dentro do próprio país. Essa integração entre ações internas e externas é fundamental para consolidarmos nossa posição como um setor moderno, competitivo e em expansão.”
Sobre o Consevitis-RS
O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) atua no apoio, difusão e financiamento de demandas relacionadas à produção de uvas, vinhos, sucos de uva e demais produtos derivados no âmbito agrícola, produtivo, técnico, promocional, cultural, ambiental, jurídico e institucional. O instituto também está envolvido em programas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, visando ao constante desenvolvimento e aprimoramento do setor vitivinícola.
Sobre o Sebrae
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) visa promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo, para fortalecer a economia nacional. Na cadeia da vitivinicultura, possui o objetivo de desenvolver pequenos negócios, contribuindo para o fortalecimento territorial por meio da integração com o enoturismo e a gastronomia.
Sobre o Wines of Brazil
O projeto setorial Wines of Brazil é mantido pelo Consevitis-RS em parceria com a ApexBrasil, com o objetivo de promover junto ao mercado internacional os vinhos produzidos no Brasil. Por meio da participação em feiras, realização de eventos promocionais, missões comerciais e outras ações especiais de promoção comercial, o projeto valoriza atributos deste setor – como a qualidade, diversidade e diferenciais dos vinhos brasileiros, valorizando as marcas internacionais dos produtos e fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte do projeto setorial podem ser obtidas pelo e-mail info@winesofbrazil.com.br.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.