Inteligência artificial transforma análises químicas e reduz falhas em laboratórios

 Ferramenta ganha espaço em soluções apresentadas na Analitica Latin America 2025

Equipamento exposto pela Metrohm durante a Analitica Latin America 2025
GN2 Conteúdo

A inteligência artificial tem invadido todos os espaços - e é claro que não ficaria de fora do setor analítico. A IA foi destaque na edição 2025 da Analitica Latin America, maior evento voltado para companhias, especialistas e profissionais do setor de química analítica da América Latina. Os expositores que apostaram nessas soluções mostraram como essa tecnologia pode reduzir falhas humanas, acelerar processos e aumentar a confiabilidade dos resultados.

A Metrohm, empresa que fabrica equipamentos de instrumentação analítica para análises químicas, apresentou, pela primeira vez, soluções com inteligência artificial integrada. Sabrina Alves, gerente de marketing da companhia no Brasil, explicou sobre o lançamento. “Nossa novidade é o OMNIS NIR Analyzer, que usa IA em sua ferramenta de software para otimização de montagem de curvas de calibração, sugerindo as melhores combinações de uma maneira rápida e fácil”, destaca. O equipamento pode ser usado em diversos setores da indústria, do alimentício ao petroquímico. 

Um dos fatores que tornam a inteligência artificial mais valiosa é a chance de redução de erros humanos. E foi nesse ponto que a LabVantage, empresa focada em oferecer serviços de automação aos laboratórios, apostou. Ricardo Silva, gerente de contas da companhia, ainda acrescenta que a tecnologia aumenta a produtividade, sendo um diferencial competitivo para quem a adota.

“Quando você faz transcrição de dados, por exemplo, há o risco do erro humano e isso traz, inclusive, um problema de confiabilidade. Então, quando todos os equipamentos do laboratório são conectados a um sistema e ele consegue puxar essas informações e gerar relatórios, você economiza tempo”, complementa. Ricardo Silva ressalta que o software oferecido pela marca é de uso exclusivo e que, à medida que o banco de dados é alimentado, possibilita inputs personalizados mantendo a proteção de informações, o que geralmente é uma insegurança com outras ferramentas já existentes no mercado.

Gabriel Duarte, líder de desenvolvimento da Ultra LIMS, que oferece soluções tecnológicas para gestão laboratorial, explicou como buscam acelerar os processos analíticos. “Nós utilizamos agentes que auxiliam o responsável técnico a encontrar falhas dentro da análise, indicações do que pode ser melhorado, o que facilita o trabalho dele. Garantimos ferramentas que automatizam desde a coleta até a emissão de laudos nesses laboratórios”, pontuou.

Estande da LabVantage
GN2 Conteúdo


As soluções apresentadas reforçam que a inteligência artificial já é uma aliada estratégica para laboratórios e indústrias químicas, inaugurando uma nova era de eficiência, precisão e inovação no setor. A 19ª edição da Analitica Latin America será realizada em 2027, de 28 a 30 de setembro.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem