As aulas já começaram, mas ainda dá tempo de se inscrever. Não perca a oportunidade de aprender com professores especialistas e transformar seu talento em negócio e renda
Letícia Silva/Divulgação
Em meio aos becos e vielas onde pulsa a criatividade e a resiliência das comunidades no Rio de Janeiro, nasce um projeto transformador promovido por uma entidade social comprometida com o futuro. Voltado para microempreendedores e nanoempreendedores, a Light, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e a Lei Estadual de Incentivo à Cultura apresentam o Projeto Acredita, do Instituto Acredita, que apresenta a Trilha da Capacitação, iniciativa que vai além da capacitação técnica, acende a chama do protagonismo. A educação empreendedora como transformação social chega agora nas comunidades da Chacrinha do Mato Alto, Complexo dos Bancários, Corte 8 e Morro da Formiga.
As aulas já começaram e ocorrem todas as terças e quintas-feiras, das 19h às 21h, no canal do YouTube do Banco Acredita. No entanto, como elas ficam gravadas, ainda é possível fazer sua inscrição, recuperar o conteúdo perdido, tirar suas dúvidas e mergulhar nessa oportunidade para alavancar seu negócio, buscar a autonomia econômica, liberdade financeira e fazer parte de um desenvolvimento local sustentável.
Para participar, basta se inscrever no formulário neste link: https://bancoacredita.com.br/
Para Rafael Ponzi Ribeiro, diretor do Instituto Acredita, o projeto vai ao encontro dos anseios de grande parcela da população. “Pesquisas confirmam que muita gente não quer mais o emprego formal de carteira assinada. Grande parte quer a qualidade de vida na localidade onde vive, gosta e sabe o que fazer. Em nossa segunda iniciativa, levamos o Projeto Acredita para outras quatro comunidades do Rio de Janeiro ainda mais estruturado e como oportunidade para quem deseja ter mais liberdade e uma vida digna. Digo sempre que as pessoas já sabem empreender, elas precisam, sim, de conhecimento sobre o processo e das ferramentas”.
O Projeto Acredita aposta na capacitação qualificada como ferramenta para transformar talento em negócio, sonho em renda e ideia em impacto real. E a Trilha da Capacitação é mais do que ensinar, o curso cria pontes entre o saber e o fazer, entre a comunidade e o mercado, entre a realidade de hoje e o futuro que se quer construir. Dedicado a fornecer mentoria especializada e acompanhamento personalizado, adaptando suas ações às necessidades específicas de cada comunidade, o Projeto Acredito já atuou no Chapéu Mangueira, Morro da Babilônia e Casa Branca.
![]() | |
|
Já para quem está nas comunidades, o curso tem o formato híbrido, já que há uma base física montada, com TV, computador, monitores locais e uma apostila que, enfatiza Rafael Ponzi, será um “manual de consulta permanente para o negócio”.
Na apostila, informação imprescindível com seleção criteriosa dos conteúdos por professores especializados, vindos de instituições como Fundação Getúlio Vargas, ESPM e Cefet. Por meio de mentorias de profissionalização, eles garantem como cada empreendedor deve fazer a gestão e desenvolver seu negócio, tento acompanhamento especializado neste processo com orientações estratégicas para assegurar o sucesso de cada negócio. Com conteúdo diverso, o empreendedor vai aprender sobre finanças pessoais e empresariais, marketing, mídias sociais, mentalidade empreendedora e muito mais.