Executivos de vendas usam inteligência de mercado e sinais de intenção de compra para prever receita e priorizar investimentos; Driva lança nova versão de sua plataforma com copiloto de IA e geração de dossiês automatizados
Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas, o setor de vendas movimentou R$ 50,3 bilhões em 2024, um crescimento de 6,2% em relação ao ano anterior. E, dentro da análise da ABEVD, a integração entre IA e inteligência de mercado deve ser determinante para sustentar taxas semelhantes nos próximos anos.
A forma como as empresas brasileiras tomam decisões comerciais está passando por uma transformação acelerada com o uso de inteligência artificial e análise de dados. Executivos de vendas, antes dependentes apenas de históricos internos e da intuição, agora incorporam sinais de intenção de compra, informações públicas e dados comportamentais para prever receita, priorizar contatos e alocar investimentos de maneira mais assertiva.
De acordo com levantamento da McKinsey, companhias que utilizam dados de mercado em seus processos comerciais registram até 15% mais previsibilidade de receita em comparação a concorrentes que operam sem esse recurso. A adoção da inteligência artificial, segundo o Gartner, deve alcançar 80% dos times de vendas globais até 2026.
Nesse cenário, a Driva, empresa especializada em inteligência de mercado, lançou a nova versão de seu Hub Driva, plataforma que combina análise de dados e copiloto de IA para apoiar decisões estratégicas. A atualização inclui recursos como dossiês automatizados de empresas e pessoas, cruzamento de informações públicas com dados de comportamento e recomendações em tempo real para equipes comerciais.
A mudança representa uma virada na eficiência de processos. “O grande desafio sempre foi transformar dados em ação. Com o Hub Driva, conseguimos antecipar movimentos do mercado e direcionar o time de vendas para oportunidades com maior probabilidade de fechamento”, afirma Patrick de César Francisco, CEO e fundador da Driva
Além de indicar contas prioritárias, a plataforma gera relatórios preditivos que auxiliam na projeção de receitas e na definição de estratégias de expansão. “A ferramenta também permite simular cenários de alocação de recursos, reduzindo desperdícios e ampliando margens”, finaliza Lívia Alves, Sócia e Chief Revenue Officer da Driva.
Sobre Patrick de César Francisco
Patrick é CEO e fundador da Driva, plataforma especializada em inteligência de dados aplicada a vendas B2B. À frente da empresa, lidera o desenvolvimento de soluções baseadas em inteligência artificial voltadas à segmentação, prospecção e conversão de clientes com base em intenções de compra.
Atua com desenvolvimento de produtos há mais de 15 anos, tendo participado de M&As, projetos de turnaround, criação e investimento em startups. Graduado em Engenharia Eletrônica pela UTFPR, possui cursos de extensão pelo KIT - Karlsruher Institut für Technologie, Stanford e Harvard. Para mais informações, acesse o linkedin.
Sobre Lívia Alves
Lívia Alves é Sócia e Chief Revenue Officer (CRO) da Driva, startup de inteligência de dados que transforma a geração de leads B2B em resultados previsíveis e escaláveis. À frente das áreas de Marketing e Vendas, lidera estratégias de crescimento comercial que combinam dados, tecnologia e performance para acelerar a receita.
Com mais de 17 anos de experiência em liderança comercial, é especialista na estruturação de operações de vendas de alto impacto, expansão de mercados e formação de times de alta performance. Formada em Administração de Empresas e com MBAs em Gestão Comercial e Auditoria e Controladoria, também atua como mentora de empreendedores, apoiando empresas a escalarem com estratégia e consistência.
Ao longo da carreira, passou por organizações de rápido crescimento, conduzindo transformações que resultaram em aumento expressivo de receita e maturidade comercial. Para mais informações, acesse o linkedin.
Sobre a Driva
A Driva é uma plataforma brasileira de inteligência comercial que combina big data, inteligência artificial e automação para transformar a forma como empresas B2B geram demanda e estruturam suas operações de vendas. Com atuação em todas as etapas da jornada comercial — do mapeamento de mercado à prospecção automatizada —, entrega listas altamente segmentadas, identifica oportunidades estratégicas e conecta dados internos e externos para acelerar decisões e aumentar a taxa de conversão.
Com bases de dados proprietárias, tecnologia avançada e abordagem consultiva, a Driva potencializa o foco e a produtividade das equipes comerciais. Entre seus recursos, estão cadências multicanal automatizadas e um copiloto de IA integrado ao WhatsApp, capaz de gerar dossiês estratégicos em tempo real. Reconhecida por empresas de diferentes portes e setores, a plataforma se consolida como parceira essencial na construção de operações comerciais escaláveis, previsíveis e orientadas por dados.. Para mais informações, acesse o linkedin, canal do youtube ou o site.