No longa dirigido por Cíntia Domit Bittar, o discurso conservador de mulheres ditas virtuosas descamba para o absurdo e o terror. Estreia ocorre no dia 10 de outubro

No dia 10 de outubro, o filme “Virtuosas”, da cineasta Cíntia Domit Bittar, estreia no Festival do Rio, o maior festival de cinema da América Latina.
O terror, que tem produção da Novelo Filmes, produção associada da Cajamanga e coprodução da Olhar Filmes, foi selecionado para a mostra competitiva “Première Brasil: Ficção” e é o primeiro longa-metragem de ficção da diretora catarinense. A obra se passa em um retiro VIP para mulheres, que estão em busca de sua melhor versão. Porém, tudo se transforma em uma jornada absurda e perigosa.
Bruna Linzmeyer, Maria Galant e Juliana Lourenção fazem parte do elenco principal. Linzmeyer dá vida à Virgínia, uma coach que tem como o foco o público feminino conservador e que prega sobre os valores da mulher virtuosa e seu papel na família e na sociedade. Um desconforto rapidamente se instala e, conforme o retiro avança, a tensão cresce na tela por meio do fascínio e inquietação do público diante das atitudes das personagens, surpreendendo-se com até onde podem chegar.
prega sobre os valores da mulher virtuosa e seu papel na família e na sociedade - Cred Olhar Filmes
“A ideia da "mulher virtuosa", embora desconhecida por muitos, é um conceito comum em contextos conservadores. Mergulhei em uma densa pesquisa sobre o assunto, em busca de verossimilhança e solidez para a criação das personagens, dos diálogos, da estética como um todo. E, a partir desse contexto, exploro as possibilidades do terror, trabalhando com o absurdo, a ironia e a tragédia.”, explica a diretora Cíntia Domit Bittar.
“Virtuosas” promove uma narrativa de suspense com uma inquietude constante e sem motivo tão explícito no início, com humor ácido e um final amargo. "O terror é um gênero que me fascina desde a infância. É muito rico e são diversas as maneiras de evocar o medo e o estranho. Um território fértil para abordar temas contemporâneos da sociedade e tecer críticas, ainda mais no meu caso, pois o que mais me assusta não são demônios e espíritos, mas sim a maldade das pessoas e até onde elas são capazes de ir para conseguir o que querem", comenta a diretora, que explora o feminismo no terror de forma diferente da usual final girl. "É interessante e desafiador ampliar o conceito do olhar feminista para o cinema a partir do terror, já que o lugar comum disso é a mulher que sobrevive, a mulher que é possuída, a mulher que dá a luz ao demônio, a que vence o mal e por aí vai. Acredito que uma forma de contribuir é criar mulheres ambíguas, por vezes sem qualquer escrúpulo, porque são demasiadamente e monstruosamente humanas. Isso também é fortalecer mulheres no cinema, pois trazer a complexidade e a contradição é trazer humanidade. E é também colocar as personagens mulheres em foco, já que é sobre elas e não sobre algum personagem homem que está ali". Cíntia acrescenta que "É empolgante ver o gênero em alta mais uma vez".
A produção, que foi filmada em Florianópolis, em Santa Catarina, ainda reúne no elenco, Sarah Motta, Brisa Marques, Nenê Borges, Fernando Bispo e participação especial de Gabriel Godoy.
“Acredito que ‘Virtuosas’ vai surpreender por apresentar um tema fresco, ainda pouco explorado na cinematografia nacional, mas muito presente e forte na vida de milhares de pessoas - que é o movimento de mulheres cristãs conservadoras de classe média, muitas inclusive já imbricadas na política institucional do país. Este é um excelente momento para colocarmos o filme na rua, estamos muito felizes com essa oportunidade de mostrar nosso trabalho e afirmar o gênero como uma das principais apostas da Novelo Filmes”, afirma a produtora e produtora executiva Ana Paula Mendes.
“Virtuosas” foi premiado no programa “Goes to Cannes”, uma vitrine de filmes em pós-produção realizada pelo Marché du Film do Festival de Cannes deste ano. O longa foi um dos cinco projetos brasileiros escolhidos por meio do edital da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC), com curadoria do Festival do Rio. O projeto foi viabilizado com recursos do edital Prêmio Catarinense de Cinema, da Lei Paulo Gustavo e do FSA. A distribuição é da Olhar Filmes.
No Festival do Rio, o filme tem estreia marcada para o dia 10 de outubro, às 19h15, no Estação NET Gávea. Também haverá sessão no dia 11, às 13h30, no Cine Odeon, e no dia 12 de outubro, às 18h45, no Cinesystem Belas Artes. Mais informações sobre a programação poderão ser encontradas no site oficial do Festival do Rio: https://www.festivaldorio.com.
Ficha Técnica:
“Virtuosas” (Dir. Cíntia Domit Bittar / Ficção / 86’ / Brasil / 2025)
Roteiro: Cíntia Domit Bittar e Fernanda de Capua
Elenco: Bruna Linzmeyer, Juliana Lourenção, Maria Galant, Sarah Motta, Brisa Marques
Empresa Produtora: Novelo Filmes
Produção: Ana Paula Mendes, Cíntia Domit Bittar
Coprodução: Olhar Filmes
Produção Associada: Cajamanga
Direção de Fotografia: Gabriel Rinaldi
Montagem: Cíntia Domit Bittar
Direção de Arte: Dicezar Leandro
Figurino: César Martins
Som: Daniel Becker (Som direto), Tiago Bello (Desenho de Som e Mixagem)
Música: Pedro Santiago, Daniel Becker
Distribuição: Olhar Filmes
Sobre a Novelo Filmes - Criada em 2010, a Novelo Filmes é uma produtora audiovisual liderada por mulheres e sediada em Florianópolis, Santa Catarina. Ao longo dos anos, pela constante circulação de distintas obras autorais em festivais de cinema no Brasil e no exterior, se consolidou como uma referência no sul do país e, em especial, no estado catarinense. A Novelo Filmes trouxe prêmios inéditos para Santa Catarina, como o de Melhor Curta no Festival do Rio (“Qual Queijo Você Quer?, 2011); Melhor Curta no Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias ("Baile", 2019); Prix CCAS du court-métrage - Prix des Électriciens Gaziers no Festival CINÉLATINO - Rencontres de Toulouse ("Apenas o Que Você Precisa Saber Sobre Mim" 2018), entre outros. Dois de seus curtas já foram finalistas do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, Nonna e Baile, sendo que este ainda foi qualificado ao Oscar 2021. No primeiro semestre de 2025, a produtora exibiu a série documental "Quero ser Veg”, na TV Brasil e em agosto deste ano produziu o telefilme “Um Dia Extraordinário”, em coprodução com a Globo Filmes, que vai ao ar no início de 2026. Para além de desenvolver e produzir filmes de ficção e documentário com sólida carreira em festivais e licenciados para canais de televisão como Canal Brasil, Canal Curta, NBC Itália, Arte 1, France TV, History Channel, entre outras, a Novelo Filmes também realiza ações formativas, a exemplo do selo "Novelo Encontros", que já trouxe para Florianópolis diversas palestras e oficinas práticas de temas inerentes ao fazer audiovisual.
Sobre a diretora Cíntia Domit Bittar - Cíntia Domit Bittar cresceu em Caçador, interior de Santa Catarina, e formou-se em Cinema (UNISUL, 2004-2007). Em 2011, seu primeiro filme como diretora venceu como Melhor Curta no Festival do Rio. Desde então, a cineasta tem forte presença em festivais nacionais e internacionais, com curtas de ficção e documentário. BAILE, sua ficção mais recente, foi qualificada ao Oscar 2021, ao vencer como melhor curta no 60º FICCI. Criou e dirigiu a série doc Quero Ser Veg, exibida na TV Brasil em 2025; fez roteiro e direção no longa doc Gugie, em pós-produção. Em agosto de 2024 filmou seu primeiro longa-metragem de ficção, "Virtuosas", selecionado para a Première Brasil 2025. Em março de 2025 filmou seu segundo longa-metragem de ficção, Casarão, inédito. E recentemente filmou o telefilme Um Dia Extraordinário, atualmente em pós-produção, numa coprodução com a Globo Filmes. Atuante na política audiovisual, é Membra do Conselho Superior do Cinema / MinC (2023-2025), vice-presidente do Santacine - Sindicato da Indústria Audiovisual de Santa Catarina e integrante do + Mulheres Lideranças do Audiovisual Brasileiro. Integrou a chapa fundadora da API - Associação das Produtoras Independentes do Audiovisual Brasileiro, onde esteve na diretoria por três mandatos (2019 - 2024).
Sobre a Olhar Filmes - Nascida do desejo de buscar a pluralidade de experiências, visões de mundo e diversidade, a Olhar Filmes busca transpor fronteiras que limitam a ficcionalidade e a realidade, levando as produções a outros olhares, com o objetivo de sensibilizar e provocar reflexão, promovendo filmes que dialogam com a contemporaneidade, a multiplicidade de realidades e narrativas. Os filmes distribuídos pela Olhar já marcaram presença em vários festivais nacionais e internacionais, ganhando prêmios em muitos deles, como Festival de Cannes, Sundance Film Festival, San Sebastian, Festival de Berlim, Festival de Rotterdam, BFI London, Dok Leipzig, Frameline, Indie Lisboa, Festival de Gramado, Mostra São Paulo, Festival do Rio, dentre outros, somando mais de 700 participações e 150 prêmios. Contribuindo para o crescimento do cinema brasileiro, a Olhar Filmes já distribuiu filmes no BRasil e outras partes do mundo, e, recentemente, lançou sua própria plataforma de exibição, a OlharPlay, com catálogo vasto com muitos dos seus pais, além da disponibilidade nas plataformas populares de streaming, Globoplay, Telecine, Netflix, Mubi, Prime Video e Apple TV. Entre os títulos lançados pela Olhar, destacam-se os filmes “Meu Corpo é Político” de Alice Riff; “Nóis por Nóis”, de Aly Muritiba e Jandir Santin; “Os Primeiros Soldados” de Rodrigo de Oliveira; “Alice Júnior” de Gil Baroni;“Meu Nome é Daniel” e “Assexybilidade” de Daniel Gonçalves; “Vento Seco” de Daniel Nolasco; "A Mesma Parte de Um Homem" de Ana Johann; "UÝRA, A Retomada da Floresta" de Juliana Curi; “Rafiki” da diretora queniana Wanuri Kahiu; e “Praia Formosa” de Julia De Simone. Mais informações no site oficial: www.olharfilmes.com.br .
Sobre a Filmes do Estação - A distribuidora do Grupo Estação, a Filmes do Estação foi fundada em 1990 e é responsável por inúmeros lançamentos de filmes independentes, brasileiros e internacionais de sucesso de público e crítica, com mais de 300 títulos lançados e relançamento de diversas coleções de clássicos. Em 2024, três dos seus lançamentos fizeram parte das listas de melhores do ano: o documentário francês “Orlando, Minha Biografia Política”, de Paul B. Preciado; “O Diabo na Rua no Meio do Redemunho”, de Bia Lessa; e “Malu”, de Pedro Freire, premiado por Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante (Carol Duarte e Juliana Carneiro da Cunha) no Festival do Rio e com três prêmios no Grande Otelo 2025, oferecido pela Academia Brasileira de Cinema, sendo de Melhor Primeira Direção, Melhor Roteiro Original e Melhor Atriz Coadjuvante para Juliana Carneiro da Cunha.No primeiro semestre de 2025, lançou 15 filmes internacionais, com destaque para o indiano “Sempre Garotas”, da diretora Suchi Talati, vencedor do Prêmio do Público de Melhor Filme e do Prêmio Especial do Júri de Melhor Atriz no Festival Sundance de 2024; e para o mais recente filme do renomado diretor Costa-Gavras, “Uma Bela Vida”, uma delicada e iluminadora reflexão sobre o fim da vida, que já ultrapassou 35.000 espectadores. Entre os clássicos, começou com "Em Busca do Ouro", de Charlie Chaplin, e agora retoma seu projeto de coleções com a recém-lançada mostra Truffaut Por Completo, assim como o lançamento da coleção Agnès Varda ainda em 2025.Para 2026, a Filmes do Estação prepara o lançamento de grandes títulos, como o “As Vitrines”, novo longa da diretora e roteirista Flavia Castro; “A Cronologia da Água”, primeira direção de Kristen Stewart, que estreou na Mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes; e o longa documental Palestino "Put Your Soul in Your Hand and Walk”, que estreou na Mostra ACID Cannes. A distribuidora possui diversas parcerias com projetos ainda em fase de desenvolvimento, de forma a pensar estratégias de lançamento dos filmes desde o seu início. Mais informações nos perfis do Instagram e TikTok: @filmesdoestacao.