Crédito: Canva
São Paulo, setembro de 2025 – A Escola Aberje de Comunicação está com inscrições abertas para o Curso de Gestão da Comunicação Digital, uma formação essencial para profissionais que desejam aprofundar conhecimentos sobre estratégias digitais, presença online e engajamento em plataformas digitais. Com início no dia 22 de setembro e término em 17 de novembro de 2025, em formato online e ao vivo, o curso terá carga horária de 43 horas.
Voltado a profissionais de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais, Jornalismo e áreas correlatas, a formação tem curadoria de Lucas Reis, pesquisador e doutor em Big Data aplicada a análise de redes sociais e CEO da Zygon. O curso oferece uma visão prática e atual sobre a transformação digital da comunicação, abordando desde o uso estratégico de dados para orientar decisões e aprimorar a relevância da comunicação, passando pela construção de presença digital coesa e alinhada aos objetivos organizacionais, até técnicas de monitoramento e mitigação de crises em redes sociais e o uso de ferramentas de inteligência artificial aplicadas à rotina dos comunicadores.
“A comunicação digital tornou-se um ativo absolutamente estratégico e fundamental para as organizações. Mas não basta ter uma presença digital, é preciso compreender como as narrativas no ambiente digital moldam a percepção e a reputação das marcas. Nosso objetivo é oferecer aos participantes ferramentas práticas para que possam atuar com consistência e impacto nesse cenário em constante transformação”, afirma Emiliana Pomarico Ribeiro, Gerente-executiva da Escola Aberje de Comunicação.
As aulas serão ministradas por especialistas reconhecidos em suas áreas: além de Lucas Reis, o curso conta com Carolina Terra, doutora em Ciências da Comunicação pela USP e autora de diversos livros sobre comunicação digital, ; Rosângela Florczak, doutora em Comunicação pela PUCRS, professora de pós-graduação na ESPM e com atuação destacada em comunicação corporativa; André Felipe de Medeiros, jornalista, podcaster e pesquisador em inteligência artificial aplicada à comunicação; e Adelino Mont’Alverne, mestre em Cultura Digital professor e consultor há mais de 15 anos em projetos de comunicação institucional, campanhas digitais e marketing político.
Ao longo da formação, os participantes terão contato com conteúdos que percorrem quatro grandes eixos da comunicação digital contemporânea: a definição de estratégias a partir da análise de dados e métricas de performance; a integração de redes sociais e relações públicas digitais na comunicação corporativa; a gestão de crises em um ambiente de viralização e fake news; e a aplicação prática de ferramentas de inteligência artificial em textos, imagens, vídeos e apresentações. O curso combina conceitos estratégicos, estudos de caso e ferramentas práticas, sempre em diálogo com as transformações que moldam o setor.
Ao final do curso, os alunos recebem certificado emitido pela Escola Aberje de Comunicação. A formação é voltada a profissionais de comunicação, marketing, jornalistas, estrategistas, consultores e gestores que já atuam ou desejam atuar com responsabilidade sobre a presença digital e a reputação organizacional de suas empresas ou clientes.
Programação completa do curso AULA 1 – Data Strategy: Usando Dados para Definir Estratégias e Aumentar a Relevância da Comunicação 22, 24, 29 de setembro e 1 de outubro de 2025 — 19h às 21h30 Instrutor: Lucas Reis Serão abordados: análise de performance (audiência, engajamento, alcance, encontrabilidade), social analytics, social listening, frameworks para definição de estratégias e data storytelling.
AULA 2 – Relações Públicas Digitais: Integrando Redes Sociais à Estratégia de Comunicação Corporativa 6, 9 e 13 de outubro de 2025 — 19h às 21h30 Instrutora: Carolina Terra Estratégias para construir uma presença digital fluida, coesa e impactante, alinhada aos objetivos organizacionais.
AULA 3 – Gestão de Crise no Ambiente Digital 15, 20 e 22 de outubro de 2025 — 19h às 21h30 Instrutora: Rosangela Florczak Técnicas e ferramentas para monitorar, conter e mitigar crises no meio digital, com foco em redes sociais, viralização e fake news.
AULA 4 – Inteligência Artificial para Comunicadores: Por Que e Como Se Adaptar 27, 29 de outubro e 3, 5 e 10 de novembro de 2025 — 19h às 21h30 Instrutores: André Felipe de Medeiros, Lucas Reis e Adelino Mont’Alverne Conteúdo dividido em dois blocos: introdução à IA e letramento digital; uso prático de IA (texto, imagem, vídeo, apresentações).
Saiba mais em: Site da Escola Aberje
Sobre a Aberje - A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação. A atuação da Aberje ultrapassa os limites do território brasileiro com participações ou presença nos boards de instituições internacionais como a Global Alliance for PR and Communication Management e Page Society, posicionando-se como um think tank da Comunicação Empresarial Brasileira.
Sobre a Aberje - A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação. A atuação da Aberje ultrapassa os limites do território brasileiro com participações ou presença nos boards de instituições internacionais como a Global Alliance for PR and Communication Management e Page Society, posicionando-se como um think tank da Comunicação Empresarial Brasileira. |