Vivo, Atos e Stefanini garantem estágios para alunos bolsistas da SPTech

 Quase 300 vagas em 17 empresas do setor foram anunciadas durante o IT Forum Praia do Forte, na Bahia

Alunos da SPTech
Divulgação

Quase 300 alunos bolsistas da SPTech que agora terão estágios garantidos em 17 empresas, referências no setor de tecnologia. Os estudantes terão a oportunidade de aprender em importantes players como Vivo, Stefanini, Atos, Avanade, Minsait, Itaú e Ecorodovias.  As vagas foram concedidas durante o IT Forum Praia do Forte, na Bahia. O maior evento de tecnologia da América Latina mobilizou as companhias parceiras a se engajarem no futuro desses jovens. 

O projeto “Profissional do Futuro” é uma parceria entre a SPTech, faculdade conceituada no ensino de tecnologia,  e o Instituto Itaqui - frente de Educação e Pesquisa do Itaqui, do qual o IT Forum também faz parte. Os estudantes ganham bolsa 100% integral no primeiro módulo da formação. Já no segundo ano, são encaminhados para as vagas de estágio dessas empresas parceiras, recebendo uma remuneração mensal que ajuda no custeio das mensalidades restantes. Todos que ingressam na SPTech têm estágio garantido. 

É o caso de Henrique Coelho. O estudante cursa, atualmente, o sexto semestre de Ciência da Computação. Ele começou a estagiar em uma startup de pagamentos financeiros e antes mesmo de concluir a formação, já foi efetivado. O jovem, que mora em uma comunidade em Diadema, na Grande São Paulo, trabalhava no chão de fábrica antes de ingressar na formação. “Sem a bolsa e o estágio garantidos, eu não teria condições de pagar uma faculdade particular. Pude parar de trabalhar por um ano para me dedicar aos estudos na SPTech e foi a melhor escolha da minha vida”, afirma.

 Henrique e mais 29 colegas, que participam do programa “Profissionais do Futuro”, foram selecionados para passar quatro dias no IT Forum Praia do Forte. Uma imersão de aprendizado no universo em que eles buscam seguir carreira. 

“A participação deles no evento é fundamental para todo o processo socioemocional. Eles passam a ter contato e a entender o mundo corporativo em um nível hierárquico alto, com CIOs e CEOs”, explica Vera Goulart, diretora Acadêmica da SPTech. “Eles entendem os modelos de reuniões de negócios e o âmbito em que os contratos são fechados. Essa experiência tem uma riqueza do ponto de vista da formação, que a gente não consegue levar para dentro da sala de aula”.

Para a baiana Cindy Oliveira Barbosa, que se mudou para São Paulo para cursar a faculdade, estar lado a lado com os principais executivos de tecnologia do País pode abrir portas. “É muito importante todo o relacionamento que a gente estabelece com os CIOs, além de toda a responsabilidade que temos atuando no evento e representando a faculdade. É uma oportunidade para que nos conheçam, vejam como somos proativos e abertos a novas oportunidades que eles possam nos oferecer”, diz. 

“Temos chances de criar conexões. No estágio, passamos a ter uma visão operacional, mas no IT Forum Praia do Forte temos uma visão do mundo corporativo”, afirma o colega Davi Rodrigues da Silva. 

Ele é mais um dos estudantes que viu sua vida mudar com o programa de estágio da SPTech e do Instituto Itaqui. Morador de Cidade Tiradentes, extremo leste da cidade de São Paulo, o jovem conta que viveu uma mudança, principalmente, econômica, mas também cultural. “Tive contato com  outras regiões e culturas dentro da mesma cidade e adquiri novos conhecimentos. Eu tinha um acesso limitado à informação”. 

Segundo Vera, 70% dos estudantes da SPTech são alunos das classes C, D e E. O processo de autofinanciamento da faculdade é o que assegura o sucesso do projeto. “Sem as bolsas no primeiro ano e os estágios remunerados, dificilmente essas famílias teriam condições de arcar com uma faculdade privada para esses jovens”, pondera. “Nesse modelo, conseguimos reduzir a evasão escolar para 2%, enquanto a média do mercado chega a 70%. Hoje, temos 100% dos nossos alunos de 4º ano efetivados nos seus empregos”, comemora.   

“O IT Forum Trancoso e o IT Forum Praia do Forte têm a meta de viabilizar 500 estágios por ano em parceria com as nossas empresas, além de possibilitar a imersão de cerca de 60 jovens em nossos eventos”, afirma Gabriela Vicari, CEO do Instituto Itaqui. “Ver de perto o impacto do ‘Profissionais do Futuro’ na vida desses estudantes reforça a certeza de como a educação é transformadora e de como todo o nosso ecossistema tem contribuído para essa construção de futuro ”.




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem