Temas como k-dramas, GenZ, acessibilidade no audiovisual, formação de profissionais e regulação do VOD estão na programação
A EXPOCINE, maior convenção latino-americana da indústria do cinema e do audiovisual, começa a apresentar a programação de painéis da edição deste ano, que acontece de 30 de setembro a 3 de outubro, em São Paulo. Pensados para quem movimenta a cadeia produtiva do cinema e do audiovisual, os encontros com a presença de distribuidores, exibidores, produtores, fornecedores, marcas e instituições do setor serão realizados no auditório do Hotel Renaissance, que possui capacidade para mais de 400 pessoas.
No dia 1 de outubro, às 11h30, o palco recebe Daniela Fernandes, Diretora de Preservação e Difusão Audiovisual da Secretaria do Audiovisual no Ministério da Cultura, Marília Marton, Secretária de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, Totó Parente, Secretário Municipal de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo e Marcelo Lima, CEO da EXPOCINE como mediador, para discutirem o tema central do evento nesta edição, Brasil, Janela para o mundo. A mesa propõe uma reflexão estratégica sobre os caminhos possíveis para a indústria audiovisual nacional e latino-americana, a partir do cenário favorável que o cinema brasileiro vive, em um de seus momentos mais potentes e visíveis internacionalmente.
A CQS apresenta o painel Coprodução Sem Fronteiras – Editais FSA, Parcerias LATAM & Streaming, com a participação de Clarissa Kede, Gerente de Gestão Executiva e Produção na Globo, Daniel Celli, coordenador da RioFilm Comission, Fabiano Gullane, sócio-diretor da Gullane e Thaís Colli, sócia da CQS/FV Advogados.
O público também poderá conferir o painel K-dramas: Como Eles Tomaram Conta do Brasil, apresentado por Carol Pardini, fundadora do Portal “Na Coreia Tem”, Cheul Hong Kim, Diretor do Centro Cultural Coreano no Brasil, Nelson Sato, fundador da Sato Company e a dubladora Monica Placha como mediadora. Ainda completam a agenda do dia debates sobre a regulação do VOD no país e sobre a pirataria digital.
No dia 2, o evento traz como pauta assuntos como a formação para abrir caminhos no audiovisual, os próximos passos das Majors para os próximos 10 anos, o olhar cinematográfico na Geração Z, e o investimento massivo em cultura na Colômbia, China e México.
Já em 3 de setembro, o dia começa com o painel Tela Sem Barreiras: Audiovisual com Acessibilidade de Verdade, que terá a participação de Marcella Fazzio, diretora da MAV, Leandro Mendes, Secretário de Regulação da ANCINE, Tiago Mafra, diretor da ABRAPLEX e mediação de Edgar Jacques. Mais detalhes sobre os profissionais participantes e horários serão atualizados em breve no site.
Além da agenda de painéis, a tradicional feira de negócios também acontece no Renaissance. Diversas marcas do setor já estão confirmadas, como Auwe, Barco, Big Poc, Bravoluz, Christie, Cianorte, Cinecolor, Equiposhop, Ingresso.com, Inorca, Kelonik, Labo, Macro Toy, Maxillusion, MG Montagem, Orion Pc, Osram, Preshow, Projetelas, Severtson, Soluplex, Santa Clara, Venda Bem, Warm.
Com o tema "Brasil, Janela para o mundo", a EXPOCINE promoverá conversas e debates sobre o momento histórico que o cinema brasileiro vive atualmente, consolidando-se como uma vitrine para o mundo e abrindo janelas de oportunidades para a mobilização e o crescimento do setor audiovisual no país e na América Latina. O segundo lote das credenciais “FORUM”, que garante acesso aos painéis, palestras, oficinas formativas e feira, e “STANDARD”, que permite a entrada na feira, estão disponíveis aqui.
A EXPOCINE 2025 conta com patrocínio de Barco, Christie, Ingresso.com, Centauro, GDC, Hot Sound, MAV, Cinépolis, Sharp, Venda Bem, The Box Office Company, T&T Cinema, Cine Triumpho, Grupo Consciência, Inova Cine e Kinelux.
Sobre a Tonks - produtora da EXPOCINE:
Criado em 2006 por Marcelo J. L. Lima, o Grupo Tonks nasceu como uma consultoria de tecnologia e soluções digitais para as principais redes exibidoras do país. Com o objetivo de ampliar o seu portfólio e ter maior presença no mercado, a empresa fundou também a Revista Exibidor, alimentando a indústria com novidades; a Expocine, encontro presencial anual entre os profissionais de cinema, e, recentemente, o Cine Marquise, espaço dedicado a uma programação versátil para todos os fãs de cinema com duas unidades, sendo uma no coração de São Paulo e a outra em Poços de Caldas.