Pular para o conteúdo principal

Neurologista Saulo Nader alerta sobre as possíveis causas da vertigem do presidente Lula

Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva passar mal nesta segunda-feira (26) com um episódio de vertigem e ser diagnosticado com labirintite, o neurologista Dr. Saulo Nader, neurologista com expertise em tontura e distúrbios do equilíbrio, chama atenção para um ponto importante: "O boletim médico oficial do hospital informou o diagnóstico de “labirintite”, que é um termo mais geral, já que existem dezenas de doenças que geram vertigem. Provavelmente usaram esse termo por ser mais conhecido de todos, deixando a notícia mais inteligível para população”, ressalta Nader.


Mas o que pode ter causado a vertigem do presidente?
“Vertigem é uma percepção anormal de movimento, como se tudo ao redor estivesse girando ou balançando”, explica Dr. Saulo.
Segundo o neurologista, existem algumas possibilidades que podem estar relacionadas ao novo episódio.

Uma delas é a consequência da queda de Lula, em outubro de 2024. Na ocasião, o presidente bateu a cabeça forte e teve uma lesão no rosto.
“Sabemos que pancadas na cabeça podem soltar os cristais do labirinto, órgãos que são nossos sensores de movimento, e isso pode gerar crises de vertigem de repetição. Essa condição é chamada de Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB). Apesar de ser mais comum que os sintomas surjam pouco tempo após a pancada, existem casos em que os cristais se soltam tardiamente, o que poderia explicar o quadro atual. E seria a melhor das hipóteses, pois o problema é tratado por meio das manobras sem uso de remédios e a recuperação será rápida”, ressalta Dr. Saulo.

Segunda possibilidade, seria a vertigem ser consequência de um novo sangramento (o que seria pouco provável, pois não há outros sintomas associados). Lembrar que Lula teve um sangramento cerebral diagnosticado em dezembro de 2024, como consequência à queda.
Já a terceira possibilidade é que essa vertigem não tem realmente relação alguma com a queda de outubro e o sangramento de dezembro, pois 30% da população pode ter tontura em algum momento da vida e no caso do Lula, pode ter chegado a sua vez.

Uso inadequado do termo "labirintite":
O especialista destaca que o diagnóstico divulgado como “labirintite” é genérico, que toda população conhece, mas que pode significar muitas doenças diferentes.

 “A palavra virou um rótulo popular, mas esconde uma variedade enorme de diagnósticos. Nem sempre a vertigem tem origem no labirinto, por exemplo. Pode ser causada por enxaqueca vestibular, neurite vestibular (como a que Dilma Roussef teve), doenças neurológicas ou até cardiovasculares”, explica.
O neurologista reforça que um diagnóstico preciso é essencial. “O mais importante é entender que a vertigem é um sintoma, não um diagnóstico. E tratar sem saber a causa pode atrasar a recuperação e mascarar algo mais sério.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Murilo Diniz conquista quarto lugar na Copa São Paulo Light de Kart neste sábado

Piloto de São Bernardo do Campo sobe ao pódio pela segunda vez na temporada A quarta etapa da Copa São Paulo Light de Kart, disputada neste sábado (4) no Kartódromo de Interlagos (SP) foi positiva para Murilo Diniz, da cidade de São Bernardo do Campo, ABC Paulista, já que terminou em quarto lugar na classificação geral, pela categoria F4 Graduados B. Apesar das dificuldades para alcançar o melhor acerto do seu kart nas duas corridas, Diniz manteve a regularidade e somou 13 pontos, mesma pontuação que o terceiro colocado, perdendo o Top 3 somente por conta dos critérios de desempate. Este foi seu segundo pódio na temporada. “O final de semana foi desafiador, já que o Qualifying foi no mesmo dia das corridas. Cometi pequenos deslizes, em especial, na primeira corrida, mas mesmo assim tive um bom resultado. Alcançar o pódio pela segunda vez nesta temporada é uma conquista incrível. Obrigado a todos pelo apoio contínuo!”, disse Diniz, que tem o apoio de Lockagora Locação de Materiais para ...

ATUALIZAÇÃO DE PREÇO: moto g42 chega ao Brasil com Snapdragon® 680 e desempenho 20% superior¹

  O novo moto g chega com especificações poderosas, como tela OLED FHD+, sistema de câmera tripla e bateria de 5000 mAh São Paulo, 23 de junho de 2022 –  A Motorola anuncia a chegada de mais um integrante da família moto g no Brasil: o  moto g42 . O aparelho desembarca com a plataforma móvel  Snapdragon® 680 , tela  OLED FHD+ de 6,4″ ,  alto-falantes estéreo com a tecnologia Dolby Atmos®² ,  sistema de câmera tripla de 50 MP, câmera selfie de 16 MP, NFC  e  superbateria de 5000 mAh .  Com o  moto g42 , os consumidores poderão ver filmes e séries ganhar vida na tela  OLED FHD+  que ilumina cada pixel individualmente, permitindo uma representação mais realista de pretos, pontos escuros profundos e cores mais intensas. Além disso, com mais contraste que as telas LCD, as fotos, videochamadas, filmes e séries podem ser vistas com ainda mais qualidade e brilho. O processador  Snapdragon® 680 octa-core de 2,4 GHz, 4 GB de RA...

Game fotográfico convida cariocas a retratarem mosaico da cidade no Instagram

Mureta da Urca - Tiago Petrik Museu do Amanhã - Tiago Petrik   Serão 20 temas sobre os quais os usuários poderão compartilhar no Instagram fotos que resultarão num livro colaborativo A Núcleo da Ideia e a RIOetc lançam no Instagram o projeto colaborativo “Urbegrafia – um mosaico visual do Rio”, para a construção de um mosaico visual da cidade a partir do olhar dos seus moradores. Uma espécie de game fotográfico, projeto que será finalizado com a edição de um livro.   Ao longo dos próximos cinco meses, a Urbegrafia vai celebrar a história, a natureza ímpar e o estilo de vida dos cariocas. E, numa construção coletiva – como afinal acontece com a própria cidade –, as imagens resultantes desta proposta vão traçar um panorama múltiplo e diverso. Duzentas imagens, de 20 temáticas, vão compor esse mosaico.   O Instagram será a praça onde essa interação vai acontecer. Os 20 temas serão apresentados no aplicativo, através de fotos. Qualquer pessoa conectada...