Pular para o conteúdo principal

Startups de tecnologia apostam em técnicas de vendas para escalar

Conversão em negócios depende de ferramental tecnológico, mas também de verdadeiro interesse no cliente


“Startups que estão de olho na escalabilidade precisam montar estratégias de vendas e algumas técnicas podem ajudar no processo”. A afirmação é do presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR), Lucas Ribeiro. Neste sentido, alguns manuais são bem conhecidos por funcionarem bem.

“A Receita Previsível, por exemplo, que se tornou um mantra por ser um método que segmenta as tarefas na área comercial para aumentar a produtividade”, cita Almir Alves, da curitibana HUBKN, empresa que aprimora performances dos times comerciais usando Inteligência Artificial (IA). Outro plano já conhecido é o tradicional PDCA para vendas. Ele coloca a venda em alguns pilares: Plan, Do, Check e Action ou, em português, Planejar, Executar, Verificar e Agir. “Basicamente, são palavras tidas como meio de verificação das ações dentro de todos os processos e produtos da sua marca”, compartilha. Os especialistas em tecnologia da informação (TI) participaram de um recente Sales Talk, evento promovido pela Assespro-PR e que reuniu os empresários do setor no intuito de fomentar a troca de estratégias e alavancar as vendas das soluções oferecidas pelas startups.

Embora as soluções pareçam mágicas, não são. E isso vale até mesmo para soluções tecnológicas. Algumas podem nem mesmo ser compatíveis com a realidade do que a empresa busca, ainda que a ferramenta garanta que resolva o problema. Alves alertou, durante o webinar, por exemplo, que nem sempre o que é bom para uma empresa pode funcionar para outra. E vice-versa. “Não adianta ter um plano tático para colocar a estratégia em pé. A gente tem que olhar e entender: qual é a receita para o meu produto?”. Entender bem o organismo da empresa e as soluções oferecidas no mercado, bem como sua compatibilidade, interfere significativamente no processo.




Reprodução
Time


Time de especialistas no Sales Talk organizado pela Assespro-PR

Para Julio Cesar Borges de Sousa, diretor da TS Performance e membro da diretoria adjunta da Assespro-PR, o sucesso nas vendas parte do pressuposto de que a estrutura da empresa siga uma estratégia. “O que existe é a melhor estratégia para sua empresa”, compartilha o expert, reforçando o posicionamento do colega da HUBKN. Adriana Walter, também da HUBKN, destacou, ainda, que o ideal é ter foco, pois “atirar para todos os lados” não é efetivo: mirar em algo em que a empresa realmente faz bem e trabalhar em cima disso fatalmente dará resultados. No entanto, é preciso ser flexível e estar atento à dinâmica do mercado. “A estratégia não precisa ser mudada constantemente como acontece com a meta, mas alguns movimentos de mercado podem fazer com que isso ocorra”, disse, alertando para as oscilações naturais de cenário, como as novidades em tecnologia, em programação, em valores e até a mudança de interesse dos clientes.

O time de especialistas compartilha, ainda, da filosofia do estatístico e professor estadunidense, William Edwards Deming, que entendeu e difundiu a importância dos dados. “Sem eles [os dados] você é uma pessoa qualquer com uma opinião”, doutrinou. Assim, conhecer bem o cliente, saber o que ele gosta e procura, pode facilitar – e muito – uma negociação para a venda.

Recorrer aos modelos clássicos e tradicionais também é importante. Isso incluiu as reuniões entre os times, as marcações em murais de planos e metas, as discussões internas para rever e redefinir, sempre que necessário, os conceitos de missão e valores da empresa. “Para o dono do negócio pode ser que a coisa toda esteja muito clara, mas, pode ser que, para o time, não esteja. Às vezes, a empresa quer vender para grandes clientes, mas com métodos para pequenos. Ou, pensa em trabalhar com empresas pequenas, mas com métodos caros. As empresas de TI que querem crescer têm como grande desafio pensar inicialmente em entender seu mercado. Será que é o meu ritmo, meu mercado? O DNA dos sócios precisa estar na área de vendas, sim, mas o DNA de vendas precisar estar em todo negócio também”, explicou Almir.

Lucas Ribeiro lembrou que no Paraná, por exemplo, a inovação vem crescendo e que é possível ir mais longe. Os números comprovam a informação de ascensão do setor: o Mapeamento das Startups Paranaenses 2022, realizado pelo Sebrae-PR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná) e divulgado em março, mostra que o estado tem 522 startups a mais que no último levantamento, totalizando 1.956 empresas inovadoras em atividade em 108 municípios. Vale lembrar os dados do País: nacionalmente, são pelo menos 11 empresas do gênero com valuation de 1 bilhão de dólares e reconhecidas, portanto, como unicórnios.

Reprodução
Lucas Ribeiro


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Murilo Diniz conquista quarto lugar na Copa São Paulo Light de Kart neste sábado

Piloto de São Bernardo do Campo sobe ao pódio pela segunda vez na temporada A quarta etapa da Copa São Paulo Light de Kart, disputada neste sábado (4) no Kartódromo de Interlagos (SP) foi positiva para Murilo Diniz, da cidade de São Bernardo do Campo, ABC Paulista, já que terminou em quarto lugar na classificação geral, pela categoria F4 Graduados B. Apesar das dificuldades para alcançar o melhor acerto do seu kart nas duas corridas, Diniz manteve a regularidade e somou 13 pontos, mesma pontuação que o terceiro colocado, perdendo o Top 3 somente por conta dos critérios de desempate. Este foi seu segundo pódio na temporada. “O final de semana foi desafiador, já que o Qualifying foi no mesmo dia das corridas. Cometi pequenos deslizes, em especial, na primeira corrida, mas mesmo assim tive um bom resultado. Alcançar o pódio pela segunda vez nesta temporada é uma conquista incrível. Obrigado a todos pelo apoio contínuo!”, disse Diniz, que tem o apoio de Lockagora Locação de Materiais para

LK lança "Não Quero Mais", parceira com Morenna

  O cantor e produtor musical apresenta o lovesong no mês dos namorados. Divulgação Em paralelo a carreira do trio de rap 3030, o cantor e produtor musical LK vem desenvolvendo seu trabalho solo e autoral. Nesta quinta-feira (23), ele apresenta a faixa “Não Quero Mais”, que chega em parceria com a cantora Morenna. A canção que fala de amor, aposta em uma estética do R&B dos anos 2000. Na letra, o enredo se passa por um relacionamento conturbado, com um casal bagunçado em sua relação: “A gente brinca com as duas versões, uma feminina e outra masculina. E na produção, a gente traz esse throwback dos anos 2000 flertando com o Rap e o R&B”. Confira:  https://ada.lnk.to/ naoqueromais   Produtor com trabalhos consagrados, LK é responsável pelo lançamento de Morenna na carreira musical. O artista foi quem produziu os primeiros lançamentos da cantora na extinta gravadora Novo Egito. Sobre LK Lk é um cantor e produtor nascido na Bahia, mas criado no Rio de Janeiro. Com uma carreira de m

Game fotográfico convida cariocas a retratarem mosaico da cidade no Instagram

Mureta da Urca - Tiago Petrik Museu do Amanhã - Tiago Petrik   Serão 20 temas sobre os quais os usuários poderão compartilhar no Instagram fotos que resultarão num livro colaborativo A Núcleo da Ideia e a RIOetc lançam no Instagram o projeto colaborativo “Urbegrafia – um mosaico visual do Rio”, para a construção de um mosaico visual da cidade a partir do olhar dos seus moradores. Uma espécie de game fotográfico, projeto que será finalizado com a edição de um livro.   Ao longo dos próximos cinco meses, a Urbegrafia vai celebrar a história, a natureza ímpar e o estilo de vida dos cariocas. E, numa construção coletiva – como afinal acontece com a própria cidade –, as imagens resultantes desta proposta vão traçar um panorama múltiplo e diverso. Duzentas imagens, de 20 temáticas, vão compor esse mosaico.   O Instagram será a praça onde essa interação vai acontecer. Os 20 temas serão apresentados no aplicativo, através de fotos. Qualquer pessoa conectada à plataforma poderá participar, u