Pular para o conteúdo principal

Game fotográfico convida cariocas a retratarem mosaico da cidade no Instagram


Mureta da Urca - Tiago Petrik

Museu do Amanhã - Tiago Petrik

 Serão 20 temas sobre os quais os usuários poderão compartilhar no Instagram fotos que resultarão num livro colaborativo

A Núcleo da Ideia e a RIOetc lançam no Instagram o projeto colaborativo “Urbegrafia – um mosaico visual do Rio”, para a construção de um mosaico visual da cidade a partir do olhar dos seus moradores. Uma espécie de game fotográfico, projeto que será finalizado com a edição de um livro.

 Ao longo dos próximos cinco meses, a Urbegrafia vai celebrar a história, a natureza ímpar e o estilo de vida dos cariocas. E, numa construção coletiva – como afinal acontece com a própria cidade –, as imagens resultantes desta proposta vão traçar um panorama múltiplo e diverso. Duzentas imagens, de 20 temáticas, vão compor esse mosaico.

 O Instagram será a praça onde essa interação vai acontecer. Os 20 temas serão apresentados no aplicativo, através de fotos. Qualquer pessoa conectada à plataforma poderá participar, utilizando as tags específicas para cada tema. Semanalmente, um novo assunto será abordado, e uma equipe de curadores fará a seleção de dez imagens. Ao fim do processo, teremos 200 imagens reunidas no livro, que potencialmente terá até 200 autores.

 A Urbegrafia segue um formato semelhante ao de outros projetos da Núcleo da Ideia, como a “Rio365” (que teve duas edições), “Rio450” e “Nossa Língua”, documentários visuais produzidos a partir de missões temáticas no Instagram; e o RIOetc, que há 15 anos busca a alma encantadora das ruas, já fotografou mais de 15 mil personagens do Rio, e reúne mais de 400 mil fotos de seus seguidores na hashtag #rioetc, muitas delas postadas em seu perfil na rede.

 “A Urbegrafia chega dez anos após a realização do Rio365, quando o Instagram ainda era muito recente, voltado para fotos, quadrado, com bem menos recursos em relação aos oferecidos atualmente. Costumo brincar que o Instagram era mato naquela época”, relembra Tiago Petrik, idealizador e curador geral do projeto.

 Para participar da Urbegrafia não precisa fazer dancinha, nem ter milhares de seguidores. “É só postar usando as hashtags e ter sua foto selecionada pelos curadores para ser coautor do livro", destaca Tiago.

 Os curadores convidados para selecionar as imagens do projeto são Rafael Bolor (@riocasaseprediosantigos), Patrícia Pamplona, Raphael Vidal (oraphaelvidal), Ana Paula Amorim (@apamorimmendes), Márcia Foletto, Anna Fisher (@annafisher), Marina Lage (@marinalagelima), Celso Rayol (@celsorayol) e Rocinha Sob Lentes (@rocinhasoblentes_oficial).

 O Urbegrafia conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura e com o apoio da Ancar, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.


 Ficha técnica:

 - Tiago Petrik: idealizador e curador geral. Jornalista e fotógrafo, criador do RIOetc, que há 15 anos retrata o estilo de vida carioca. Vencedor do Prêmio Marc Ferrez de Fotografia de 2021.

 - Beto Pestana: curador. Graduado em Design pela PUC-RJ, pós-graduado em Marketing pelo IAG Master. Pela TV Globo, participou da produção do Rock in Rio II e desenvolvimento criativo no departamento de Efeitos Especiais. Atuou em Direção de Arte, Videografismo e Pós-produção de comerciais e documentários pela Synth Video. Curador de imagens do @rio365, @rio450 e @nossalingua, e @SESC70, documentários colaborativos por Instagram. Diretor de criação na UMGRUPO Design e Comunicação, onde desenvolve branding, design, marketing e projetos especiais para empresas.

 - Diego Cardoso: curador. Faz parte do coletivo da Rocinha.

 - Luciane Araújo: realização e produção geral. Fundadora da Núcleo da Ideia (NDI), é uma das profissionais mais inovadoras do mercado de eventos no Brasil. Produtora e publicitária com mais de 20 anos de experiência na gestão de projetos de marketing, cultura e organização de eventos, a empreendedora está à frente de projetos transmídia autorais.

 - Flavio Bidoia: realização e produção geral. É publicitário, com MBA em Comunicação Empresarial pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e sócio da Núcleo da Ideia (NDI), agência de eventos e ativação especializada na concepção e execução de projetos de comunicação estratégica e empreendimentos culturais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

6 sugestões para investir seu 13º salário em beleza

Ácido deoxicólico, ácido hialurônico e fios de polidioxanona estão entre as técnicas mais desejadas na Harmonização Facial Está chegando a hora do pagamento do 13º salário. Para muitos, essa é a oportunidade certa de investir em si mesmo e literalmente virar o ano de “cara nova”. Para quem deseja dar adeus ao bigode chinês e a papada e não está nada satisfeito com as rugas e marcas de expressão que vê pelo espelho, a harmonização facial está entre os presentes de fim de ano mais cobiçados. Segundo Willian Ortega, cirurgião dentista especialista em harmonização facial, a partir de 1.100 reais já é possível iniciar um tratamento e corrigir pequenas imperfeições de forma minimamente invasiva.  “ O procedimento se destaca pela precisão e resultado imediato, e caiu no gosto tanto das mulheres como dos homens que procuram intervenções estéticas faciais”, explica. A dona de casa Silvana Ferraz recorreu ao procedimento de harmonização facial com o especialista e fez preenchim

LK lança "Não Quero Mais", parceira com Morenna

  O cantor e produtor musical apresenta o lovesong no mês dos namorados. Divulgação Em paralelo a carreira do trio de rap 3030, o cantor e produtor musical LK vem desenvolvendo seu trabalho solo e autoral. Nesta quinta-feira (23), ele apresenta a faixa “Não Quero Mais”, que chega em parceria com a cantora Morenna. A canção que fala de amor, aposta em uma estética do R&B dos anos 2000. Na letra, o enredo se passa por um relacionamento conturbado, com um casal bagunçado em sua relação: “A gente brinca com as duas versões, uma feminina e outra masculina. E na produção, a gente traz esse throwback dos anos 2000 flertando com o Rap e o R&B”. Confira:  https://ada.lnk.to/ naoqueromais   Produtor com trabalhos consagrados, LK é responsável pelo lançamento de Morenna na carreira musical. O artista foi quem produziu os primeiros lançamentos da cantora na extinta gravadora Novo Egito. Sobre LK Lk é um cantor e produtor nascido na Bahia, mas criado no Rio de Janeiro. Com uma carreira de m