Como a Inteligência Artificial, Machine Learning e Internet das Coisas (IoT) pode deixar ambientes mais seguros de forma efetiva
Foto: Divulgação |
A inovação e a tecnologia avançaram muito no quesito segurança, principalmente nos últimos anos de pandemia. “As câmeras, que antes serviam como um registro de fatos, hoje avançaram tanto que acabam antecipando incidentes e deixando ambientes cada vez mais autônomos”, explica o coordenador operacional da startup Citway, Pedro Kronberg.
Especializada em Inteligência Artificial, Machine Learning e Internet das Coisas, a empresa desenvolve sistemas de segurança 24h, com gatilhos inteligentes, utilizando câmeras e sensores interligados a uma rede. E o sistema além de inteligente é muito moderno: eles captam a imagem, calor e movimento em tempo real, transmitem a uma central via internet e, assim, qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo, pode acessar o material e tomar decisões com acurácia. Essas imagens tanto para questões de segurança ou otimização de resultados.
“Por meio dessa tecnologia, é possível identificar atividades suspeitas dos clientes, fazer um cruzamento de atividades com as gravações disponíveis, controle de acesso remoto a equipamentos por bluetooth e wifi, monitoramento constante de ativos, entre outras, que garantem a segurança do local”, explica.
A tecnologia já está disponível para mercado autônomos. Nesse segmento, ela possibilita abrir e fechar as geladeiras, somente com o aplicativo; monitorar a temperatura de freezers; acompanhamento de interações com gôndolas e expositores – tudo isso pela internet e bluetooth.
“Com o sistema, nos mercados autônomos, conseguimos sanar uma das maiores dores que eram os furtos. Houve uma diminuição de 10% para 3% de furo, além de recuperação de mais de R$500 mil em roubos efetuados, por conta da identificação dos casos pela visão computacional e tecnologia desenvolvida pela C.I.T.WAY”, frisa Kronberg.
Os equipamentos utilizados pela startup são acessíveis para grande parte do varejo. As câmeras e travas são objetos simples, pequenos e a instalação é rápida, com custo reduzido. “É possível tornar qualquer ambiente autônomo, desde loja, mercados, quiosques, até mesmo um escritório com muitos colaboradores e grande estoque. Todo conteúdo gerado pelo sistema fica na nuvem e pode ser acessado de qualquer lugar do mundo”, finaliza.
Comentários
Postar um comentário