Pular para o conteúdo principal

Metaverso já é realidade e revela novo perfil gamer

 


*por Rodrigo Russano Dias

Você com certeza já ouviu falar sobre o Metaverso. Nos últimos meses, o assunto tem tomado grandes proporções, o que é compreensível, considerando que ele deverá fazer parte do nosso dia a dia em breve e que os investimentos nesta novidade têm sido cada vez maiores. Empresas de todo o mundo já estão trabalhando para entrar neste universo virtual, assim como as marcas, que já exploram o espaço de realidade digital para divulgarem produtos e serviços.

Além disso, o Metaverso tem tudo a ver com games. Aliás, muito do que vemos em jogos digitais atualmente, como criar histórias por meio de avatares e estruturas cada vez mais imersivas, estará presente nesse novo mundo, mas claro, de maneira muito mais real, o que torna o casamento entre games e o Mataverso perfeito.

Aqui na Nimo TV, por exemplo, já vivemos isso na pele no nosso aniversário de 3 anos no Brasil. Em 2021, para comemorar, promovemos um evento no Cidade Alta, o maior e mais popular servidor de GTA RP. Junto à DRUID, agência focada no ‘business to gamer’, criamos uma campanha imersiva no Metaverso que resultou em itens in-game customizados, como uma pequena ilha com ambientes diversos e roupas de festa. Apenas nesta ação, tivermos a participação de vários dos maiores streamers da plataforma, que inclusive interagiram com os presentes e criaram conteúdos especiais, como um show de talentos. 30 milhões de pessoas foram alcançadas, 10 milhões de vídeo views gerados e um pico de 30 mil pessoas nas lives.

Mas sobre todo esse universo, a pesquisa Deep Dive: Early Metaverse Players, divulgada pela NewZoo em janeiro deste ano, já mostra de forma um pouco mais aprofundada quem são os jogadores dessa nova realidade. Inclusive, os dados indicam que títulos como Fortnite, Roblox e Minecraft já são um sucesso no Metaverso, sendo, por enquanto, os pioneiros nesse sentido.

Diante desse cenário, as informações ainda revelaram que os jogadores do universo digital possuem média de idade de 27 anos, sendo estes visivelmente mais jovens do que o jogador médio que não joga nenhum desses três jogos fora do Metaverso.

Também é importante destacar o insight da pesquisa que indica que bem mais da metade dos jogadores do Metaverso usaram jogos para socializar nos últimos três meses, incluindo 62% que jogaram Roblox, 58% que competiram em Fotnite e 57% que se divertiram em Minecraft. Essa afirmação já nos coloca ainda mais perto de como será nosso cotidiano com o Metaverso, afinal sua premissa é replicar nossa realidade por meio de dispositivos tecnológicos.

O levantamento ainda indica que os jogadores do Metaverso gastam, em média, duas horas a mais por mês jogando que se comparado com os gamers fora do ambiente virtual. Outro dado importante é que, em média, estes jogadores gastam US$1,28 dólares a cada seis meses. Pode não parecer muito à primeira vista, mas saiba que estamos falando de jogos com milhões de jogadores.

Ou seja, já conseguimos ver que não conseguiremos fugir do Metaverso, assim como foi com tantas outras tecnologias que fazem parte do nosso cotidiano atualmente. Ele já é uma realidade e precisamos estar prontos para nos adaptar a esse novo modo de interação, assim como as empresas e até desenvolvedores de jogo, como nos casos acima. Os jogadores continuarão mudando de comportamento e as tendências devem ser observadas para que consigamos avançar e refinar esse mercado cada vez mais, oferecendo tecnologia de ponta e atendendo às necessidades desse público.

*Rodrigo Russano Dias é Head de PR e Social Media na Nimo TV Brasil.

----

Sobre a Nimo TV 

Nimo TV é uma plataforma de streaming com foco na transmissão de jogos eletrônicos, conteúdos criativos e esports. Criada pela Huya, um dos maiores serviços de streaming de jogos da China, a Nimo TV chegou ao Brasil com o propósito de oferecer conteúdo de qualidade e divertir quem quer transmitir partidas ou assistir seus canais favoritos. Em 2018, a Huya passou a ser listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), após receber investimento de US$ 460 milhões da Tencent. Dentre os principais recursos da Nimo TV, estão o "Ultra HD Broadcasting", "Video Second Open", "Full Link Monitoring" e "Mobile Streaming", que permite a transmissão de sessões de gameplay ao vivo diretamente do aparelho mobile para o aplicativo do serviço. 

Site: https://www.nimo.tv/   

Instagram: https://www.instagram.com/nimotv_brasil/   

Twitter: https://twitter.com/NimoTV_Brasil   

TikTok: https://www.tiktok.com/@nimotvbrasil

Discord: https://discord.gg/EeTbxWWBkv

Blog: http://nimotv.blog/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Murilo Diniz conquista quarto lugar na Copa São Paulo Light de Kart neste sábado

Piloto de São Bernardo do Campo sobe ao pódio pela segunda vez na temporada A quarta etapa da Copa São Paulo Light de Kart, disputada neste sábado (4) no Kartódromo de Interlagos (SP) foi positiva para Murilo Diniz, da cidade de São Bernardo do Campo, ABC Paulista, já que terminou em quarto lugar na classificação geral, pela categoria F4 Graduados B. Apesar das dificuldades para alcançar o melhor acerto do seu kart nas duas corridas, Diniz manteve a regularidade e somou 13 pontos, mesma pontuação que o terceiro colocado, perdendo o Top 3 somente por conta dos critérios de desempate. Este foi seu segundo pódio na temporada. “O final de semana foi desafiador, já que o Qualifying foi no mesmo dia das corridas. Cometi pequenos deslizes, em especial, na primeira corrida, mas mesmo assim tive um bom resultado. Alcançar o pódio pela segunda vez nesta temporada é uma conquista incrível. Obrigado a todos pelo apoio contínuo!”, disse Diniz, que tem o apoio de Lockagora Locação de Materiais para

LK lança "Não Quero Mais", parceira com Morenna

  O cantor e produtor musical apresenta o lovesong no mês dos namorados. Divulgação Em paralelo a carreira do trio de rap 3030, o cantor e produtor musical LK vem desenvolvendo seu trabalho solo e autoral. Nesta quinta-feira (23), ele apresenta a faixa “Não Quero Mais”, que chega em parceria com a cantora Morenna. A canção que fala de amor, aposta em uma estética do R&B dos anos 2000. Na letra, o enredo se passa por um relacionamento conturbado, com um casal bagunçado em sua relação: “A gente brinca com as duas versões, uma feminina e outra masculina. E na produção, a gente traz esse throwback dos anos 2000 flertando com o Rap e o R&B”. Confira:  https://ada.lnk.to/ naoqueromais   Produtor com trabalhos consagrados, LK é responsável pelo lançamento de Morenna na carreira musical. O artista foi quem produziu os primeiros lançamentos da cantora na extinta gravadora Novo Egito. Sobre LK Lk é um cantor e produtor nascido na Bahia, mas criado no Rio de Janeiro. Com uma carreira de m

Game fotográfico convida cariocas a retratarem mosaico da cidade no Instagram

Mureta da Urca - Tiago Petrik Museu do Amanhã - Tiago Petrik   Serão 20 temas sobre os quais os usuários poderão compartilhar no Instagram fotos que resultarão num livro colaborativo A Núcleo da Ideia e a RIOetc lançam no Instagram o projeto colaborativo “Urbegrafia – um mosaico visual do Rio”, para a construção de um mosaico visual da cidade a partir do olhar dos seus moradores. Uma espécie de game fotográfico, projeto que será finalizado com a edição de um livro.   Ao longo dos próximos cinco meses, a Urbegrafia vai celebrar a história, a natureza ímpar e o estilo de vida dos cariocas. E, numa construção coletiva – como afinal acontece com a própria cidade –, as imagens resultantes desta proposta vão traçar um panorama múltiplo e diverso. Duzentas imagens, de 20 temáticas, vão compor esse mosaico.   O Instagram será a praça onde essa interação vai acontecer. Os 20 temas serão apresentados no aplicativo, através de fotos. Qualquer pessoa conectada à plataforma poderá participar, u