Pular para o conteúdo principal

Ator Ary Fontoura alerta paciente sobre importância do tratamento das doenças cardiovasculares e metabólicas em campanha da SBC

 Sociedade Brasileira de Cardiologia lança alerta para lembrar brasileiros de que problemas como diabetes, hipertensão e colesterol matam mais que o dobro de todos os cânceres juntos no País





"Estamos iniciando uma campanha para acabar com a banalização das doenças cardiovasculares no Brasil". Com essa frase, o cardiologista José Francisco Kerr Saraiva, diretor de Promoção de Saúde Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC/Funcor) resume o objetivo da campanha "Parou por que?" que a SBC lança nacionalmente no próximo dia 28 de novembro.

De acordo com dados da entidade, as doenças cardiovasculares e metabólicas são responsáveis pelo dobro de mortes registradas no País em relação a todos os tipos de câncer. Matam ainda 2,3 vezes mais que causas externas (como acidentes) e 3,5 vezes mais que todas as doenças respiratórias. Mesmo assim, segundo Saraiva, o brasileiro ainda negligencia o seu tratamento e simplesmente "esquece" situações corriqueiras e indispensáveis para manter a saúde em dia como as necessárias mudanças no estilo de vida e controle rigoroso da medicação.

Durante a pandemia da Covid-19, as mortes por doenças cardiovasculares no País, que já representam a principal causa de morte no Brasil, aumentaram consideravelmente.  "O brasileiro já internalizou que se não realizar o diagnóstico precoce, as mudanças necessárias em seus hábitos e cuidar rigorosamente do seu tratamento pode morrer de câncer", explica Saraiva. "Mas banalizou doenças como o infarto e o acidente vascular cerebral, que matam diariamente muito mais. Precisamos mudar essa realidade", completa.

Para isso, a campanha "Parou por que?" recorreu a uma personalidade de peso que vai levar o tema para os mais variados veículos de comunicação e, em especial, as mídias digitais: o ator Ary Fontoura. "Ary é um exemplo de que não existe motivo para parar", lembra o cardiologista Celso Amoedo, presidente da SBC. "Afinal, ele cresceu consideravelmente nas redes sociais, justamente durante o período do isolamento social e entre todas as faixas de público", completa.

O objetivo da entidade é levar o alerta para a população, lembrando que enfermidades como diabetes, hipertensão e o colesterol elevado contribuem consideravelmente para os índices alarmantes de mortes por doenças cardiovasculares no País. " E quando falamos em tratamento, precisamos lembrar que não adianta só tomar remédio e esquecer todo o resto. Exercícios físicos regulares, alimentação equilibrada e controle do peso são fundamentais para o sucesso do tratamento", lembra Amoedo.

Com a campanha "Parou por que?", apoiada pela Novartis, Bayer e AstraZeneca, a SBC pretende levar informações para o público leigo e principalmente considerando a retomada do tratamento e das visitas ao consultório bastante prejudicadas no período mais grave da pandemia do novo coronavírus. "Nosso objetivo é mostrar que as doenças cardiovasculares não podem ser minimizadas. Precisamos mudar essa trajetória", completa Saraiva.

SOBRE A SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA

Fundada em 14 de agosto de 1943, na cidade de São Paulo, por um grupo de médicos destacados liderados por Dante Pazzanese, o primeiro presidente, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), tem atualmente um quadro de mais de 13.000 sócios e é a maior sociedade de cardiologia latino-americana, e a terceira maior sociedade do mundo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LK lança "Não Quero Mais", parceira com Morenna

  O cantor e produtor musical apresenta o lovesong no mês dos namorados. Divulgação Em paralelo a carreira do trio de rap 3030, o cantor e produtor musical LK vem desenvolvendo seu trabalho solo e autoral. Nesta quinta-feira (23), ele apresenta a faixa “Não Quero Mais”, que chega em parceria com a cantora Morenna. A canção que fala de amor, aposta em uma estética do R&B dos anos 2000. Na letra, o enredo se passa por um relacionamento conturbado, com um casal bagunçado em sua relação: “A gente brinca com as duas versões, uma feminina e outra masculina. E na produção, a gente traz esse throwback dos anos 2000 flertando com o Rap e o R&B”. Confira:  https://ada.lnk.to/ naoqueromais   Produtor com trabalhos consagrados, LK é responsável pelo lançamento de Morenna na carreira musical. O artista foi quem produziu os primeiros lançamentos da cantora na extinta gravadora Novo Egito. Sobre LK Lk é um cantor e produtor nascido na Bahia, mas criado no Rio de Janeiro. Com uma carreira de m

Murilo Diniz conquista quarto lugar na Copa São Paulo Light de Kart neste sábado

Piloto de São Bernardo do Campo sobe ao pódio pela segunda vez na temporada A quarta etapa da Copa São Paulo Light de Kart, disputada neste sábado (4) no Kartódromo de Interlagos (SP) foi positiva para Murilo Diniz, da cidade de São Bernardo do Campo, ABC Paulista, já que terminou em quarto lugar na classificação geral, pela categoria F4 Graduados B. Apesar das dificuldades para alcançar o melhor acerto do seu kart nas duas corridas, Diniz manteve a regularidade e somou 13 pontos, mesma pontuação que o terceiro colocado, perdendo o Top 3 somente por conta dos critérios de desempate. Este foi seu segundo pódio na temporada. “O final de semana foi desafiador, já que o Qualifying foi no mesmo dia das corridas. Cometi pequenos deslizes, em especial, na primeira corrida, mas mesmo assim tive um bom resultado. Alcançar o pódio pela segunda vez nesta temporada é uma conquista incrível. Obrigado a todos pelo apoio contínuo!”, disse Diniz, que tem o apoio de Lockagora Locação de Materiais para

Game fotográfico convida cariocas a retratarem mosaico da cidade no Instagram

Mureta da Urca - Tiago Petrik Museu do Amanhã - Tiago Petrik   Serão 20 temas sobre os quais os usuários poderão compartilhar no Instagram fotos que resultarão num livro colaborativo A Núcleo da Ideia e a RIOetc lançam no Instagram o projeto colaborativo “Urbegrafia – um mosaico visual do Rio”, para a construção de um mosaico visual da cidade a partir do olhar dos seus moradores. Uma espécie de game fotográfico, projeto que será finalizado com a edição de um livro.   Ao longo dos próximos cinco meses, a Urbegrafia vai celebrar a história, a natureza ímpar e o estilo de vida dos cariocas. E, numa construção coletiva – como afinal acontece com a própria cidade –, as imagens resultantes desta proposta vão traçar um panorama múltiplo e diverso. Duzentas imagens, de 20 temáticas, vão compor esse mosaico.   O Instagram será a praça onde essa interação vai acontecer. Os 20 temas serão apresentados no aplicativo, através de fotos. Qualquer pessoa conectada à plataforma poderá participar, u