Pular para o conteúdo principal

Dia da Terra - Como comemorar com ações práticas?

 Dia da Terra - Como comemorar com ações práticas?

Dia 22 de abril é comemorado o dia da Terra! Apesar da pandemia do novo coronavírus dominar as manchetes atuais, agora mais do que nunca essa data é essencial para a sociedade. Afinal, é necessário criar consciência sobre os problemas de contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra.  

Uma das ações tomadas para preservar a Terra é a Agenda 2030. No final de setembro de 2015, a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, aprovou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). São 17 objetivos e para que eles sejam alcançados, é necessária a participação de todos os habitantes do Planeta.

O professor de sustentabilidade da ESPM, Marcus Nakagawa, em seu livro 101 Dias com Ações Mais Sustentáveis para Mudar o Mundo (http://www.editoralabrador.com.br/produto/101-dias-com-acoes-mais-sustentaveis-para-mudar-o-mundo/), dá dicas fáceis que podem ser incluídas na nossa rotina e que ajudam a atingir a meta da Agenda 2030.

Uma delas é a de número 66, que é bem simples: Acompanhe sites e blogs sobre sustentabilidade. Isso mesmo, se manter informado sobre as novidades já é uma ação sustentável, pois ajuda a desenvolver o senso crítico. “Comece a seguir sites e blogs que tenham como foco o meio ambiente e a sustentabilidade. Existem alguns mais confiáveis que outros, por isso faça questão de consultar várias fontes diferentes. Ler as notícias não tomará muitos minutos de seu dia e te manterá informado sobre as novidades e os acontecimentos para que você possa discutir e argumentar quando necessário”, completa Marcus Nakagawa. Uma dica é o portal Dias + Sustentáveis (https://diasmaissustentaveis.com/), que agrega de informações, conteúdos, vídeos e debates sobre como colocamos mais ações sustentáveis no nosso dia a dia. E como fazemos os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) na prática.     

Outra ação é a número 81, que está presente na maior parte da vida dos executivos do mundo, atualmente, por conta da pandemia, que é: Fazer mais reuniões on-line do que pegar aviões para se locomover. “Só o transporte aéreo consome sozinho 3% dos combustíveis fósseis do planeta, produzindo 12% do gás carbônico relacionado a transportes, segundo dados de 2017 do Massachusetts Institute of Technology – MIT. O principal combustível das aeronaves é o querosene, que, ao ser queimado, produz diversos gases que contribuem para o aquecimento global, como o monóxido de carbono e os óxidos de nitrogênio”, explica Nakagawa. O professor ressalta ainda que no mundo coorporativo, às vezes, é necessário uma conversa “olho no olho”, mas que a situação em que estamos vivendo nos ensinou que a tecnologia pode otimizar tempo, reduzir custos para as empresas e tornar todo o processo mais sustentável.

 

Sobre Marcus Nakagawa 

Especialista em sustentabilidade, Nakagawa é coordenador do Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental (CEDS); idealizador, ex-presidente e conselheiro da Abraps (Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável); palestrante sobre sustentabilidade, empreendedorismo e estilo de vida. 

Marcus é criador da plataforma Dias Mais Sustentáveis, vencedor do Prêmio Jabuti 2019/Economia Criativa com o livro 101 Dias com Ações Mais Sustentáveis para Mudar o Mundo e coautor dos livros “Marketing para Ambientes Disruptivos Administração” por competências e “Nosso mundo: não temos plano B”.

Participou, em 2020, do TEDx Coutdown, iniciativa global, para acelerar as soluções dos problemas climáticos do planeta.

www.diasmaissustentaveis.com

www.marcusnakagawa.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LK lança "Não Quero Mais", parceira com Morenna

  O cantor e produtor musical apresenta o lovesong no mês dos namorados. Divulgação Em paralelo a carreira do trio de rap 3030, o cantor e produtor musical LK vem desenvolvendo seu trabalho solo e autoral. Nesta quinta-feira (23), ele apresenta a faixa “Não Quero Mais”, que chega em parceria com a cantora Morenna. A canção que fala de amor, aposta em uma estética do R&B dos anos 2000. Na letra, o enredo se passa por um relacionamento conturbado, com um casal bagunçado em sua relação: “A gente brinca com as duas versões, uma feminina e outra masculina. E na produção, a gente traz esse throwback dos anos 2000 flertando com o Rap e o R&B”. Confira:  https://ada.lnk.to/ naoqueromais   Produtor com trabalhos consagrados, LK é responsável pelo lançamento de Morenna na carreira musical. O artista foi quem produziu os primeiros lançamentos da cantora na extinta gravadora Novo Egito. Sobre LK Lk é um cantor e produtor nascido na Bahia, mas criado no Rio de Janeiro. Com uma carreira de m

Murilo Diniz conquista quarto lugar na Copa São Paulo Light de Kart neste sábado

Piloto de São Bernardo do Campo sobe ao pódio pela segunda vez na temporada A quarta etapa da Copa São Paulo Light de Kart, disputada neste sábado (4) no Kartódromo de Interlagos (SP) foi positiva para Murilo Diniz, da cidade de São Bernardo do Campo, ABC Paulista, já que terminou em quarto lugar na classificação geral, pela categoria F4 Graduados B. Apesar das dificuldades para alcançar o melhor acerto do seu kart nas duas corridas, Diniz manteve a regularidade e somou 13 pontos, mesma pontuação que o terceiro colocado, perdendo o Top 3 somente por conta dos critérios de desempate. Este foi seu segundo pódio na temporada. “O final de semana foi desafiador, já que o Qualifying foi no mesmo dia das corridas. Cometi pequenos deslizes, em especial, na primeira corrida, mas mesmo assim tive um bom resultado. Alcançar o pódio pela segunda vez nesta temporada é uma conquista incrível. Obrigado a todos pelo apoio contínuo!”, disse Diniz, que tem o apoio de Lockagora Locação de Materiais para

Game fotográfico convida cariocas a retratarem mosaico da cidade no Instagram

Mureta da Urca - Tiago Petrik Museu do Amanhã - Tiago Petrik   Serão 20 temas sobre os quais os usuários poderão compartilhar no Instagram fotos que resultarão num livro colaborativo A Núcleo da Ideia e a RIOetc lançam no Instagram o projeto colaborativo “Urbegrafia – um mosaico visual do Rio”, para a construção de um mosaico visual da cidade a partir do olhar dos seus moradores. Uma espécie de game fotográfico, projeto que será finalizado com a edição de um livro.   Ao longo dos próximos cinco meses, a Urbegrafia vai celebrar a história, a natureza ímpar e o estilo de vida dos cariocas. E, numa construção coletiva – como afinal acontece com a própria cidade –, as imagens resultantes desta proposta vão traçar um panorama múltiplo e diverso. Duzentas imagens, de 20 temáticas, vão compor esse mosaico.   O Instagram será a praça onde essa interação vai acontecer. Os 20 temas serão apresentados no aplicativo, através de fotos. Qualquer pessoa conectada à plataforma poderá participar, u